No mundo, Brasil tem a piora mais acentuada no Índice de Percepção da Corrupção

O Brasil perdeu cinco pontos e sete posições do Índice de Percepção da Corrupção em 2015, um ranking anual realizado pela ONG Transparência Internacional.

É a maior queda entre os 168 países pesquisados — Lesoto também perdeu cinco pontos, mas teve redução percentual menor na pontuação.

O Brasil ficou em 76º lugar entre os 168 países avaliados — o 1º lugar, considerado o menos corrupto, ficou com a Dinamarca pelo segundo ano consecutivo. Na lanterna, Coreia do Norte e Somália ficaram empatados.

Dois terços dos países têm pontuação abaixo de 50 (sendo 0 o mais corrupto e 100, o menos). É o caso do Brasil, que ficou com 38.

Diz a Transparência Internacional:

— Lidando com questões de corrupção arraigadas, o Brasil foi atingido pelo escândalo da Petrobras, onde há relatos de que políticos tiveram vantagens em troca de contratos públicos rentáveis. Conforme a economia quebra, dezenas de milhares de brasileiros comuns já perderam seus empregos. Eles não tomaram as decisões que levaram ao escândalo. Mas são eles que sofrem as consequências.

O índice agrega dados de onze instituições, que fornecem a percepção de empresários e especialistas sobre o nível de corrupção no setor público.

 

Lauro Jardim

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza