Arquivos:

Itep RN

Após inspeção do Ministério Público, Itep-RN inicia mutirão para tentar identificar 79 corpos acumulados

Câmara fria do Itep/RN

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) anunciou que deu início, nesta quinta-feira (24), a um mutirão para registrar e tentar identificar 79 corpos que estão acumulados na sede do órgão, na capital potiguar. O trabalho deve durar 90 dias. O esforço acontece após uma inspeção de urgência realizada nesta manhã pela 19ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal.

O objetivo da inspeção foi apurar o atraso na confecção de laudos necroscópicos, que tem gerado o acúmulo de cadáveres sem identificação no Itep. Esta fiscalização, inclusive, chegou a ser anunciada em uma portaria publicada no dia 17 deste mês, quando foi instaurado um inquérito civil.

Na publicação, o promotor Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo destacou que a promotoria havia recebido a informação de que, no Itep, em Natal, existem “dezenas de cadáveres em um cômodo fechado”, os quais “estariam há mais de um ano aguardando a entrega dos respectivos laudos de exame necroscópico”.

Mutirão
Aopos a fiscalização, o Itep divulgou que o trabalho de registro dos corpos segue as recomendações do MP, e que este trabalho está sendo coordenado por médicos legistas, odontolegistas, necropapiloscopistas e peritos criminais especialistas em DNA, e visa dar andamento aos laudos necroscópicos que estavam com demanda atrasada.

“A identificação consta de procedimentos técnicos de coletas de impressões digitais, exames de arcada dentária, coleta de DNA, dentre outros”, ressaltou o Itep.

G1 RN
Itep RN » Rio Grande do Norte

Itep/RN suspende emissão de Carteiras de Identidade

O potiguares que precisarem da emissão de carteiras de identidade ficarão sem o serviço nos próximos três dias. O motivo: a falta de cédulas da identidade . De acordo com o diretor de identificação do Instituto Técnico Científico de Polícia do RN (Itep-RN), Josebias Nascimento, a empresa responsável pela fabricação das cédulas está em atraso no envio do material.

Uma licitação firmada  entre o Itep e uma empresa de São Paulo estimava a compra de 100 mil cédulas, que deveriam ter chegado ao Rio Grande do Norte no final de maio. Com a greve dos caminhoneiros, explica Josebias, alguns materiais utilizados para a confecção das cédulas atrasaram e a empresa contratada estava fazendo a entrega por partes. De primeira a empresa enviou 6 mil cédulas, depois 8 mil e na última, datada do dia 16 de junho, o envio foi de 20 mil unidades. Agora, o Itep aguarda as 66 mil cédulas restantes, que saíram de São Paulo na semana passada e só devem chegar ao estado potiguar nesta semana.

“Todas aquelas que ele mandou antes deu para abastecer as centrais, os convênios com as prefeituras e as câmaras municipais, só que, hoje, todas se esgotaram. A gente estava pensando que ia chegar na segunda-feira, mas não chegaram e vamos ter de suspender o atendimento para retomar na segunda-feira (23)”, explica, informando que em média, 22 mil identidades são entregues por mês no estado.

Ainda de acordo com Josebias Nascimento, as Centrais de Cidadão e os órgãos conveniados serão abastecidas logo após a chancela das cédulas, procedimento padrão para que o material possa estar apto para virar o documento oficial do cidadão. A expectativa para a chegada das identidades em Natal é nesta quinta-feira (19).

“As cédulas chegando na quinta, nós vamos fazer a chancela. Normalmente elas são enviadas por malote, mas, como elas vão chegar fora do prazo, vamos ter um custo maior porque vamos ter de mandar os motoristas do Itep entregarem essas cédulas nos interiores e aqui na capital”, conta.

No tocante aos agendamentos, cinco cidades do Rio Grande do Norte dispõem do serviço para emissão de identidades: Natal, Mossoró, Caicó, Assu e Currais Novos. Em se tratando especificamente desses municípios, os agendamentos marcados para os próximos três dias serão remarcados para a próxima segunda-feira (23), quando o órgão espera normalizar o atendimento. “Na semana que vem, na segunda-feira, o Alecrim, que é só um turno, vamos colocar dois justamente para atender as demandas reprimidas. Essa estratégia pode ser utilizada também nas outras cidades”, adiantou o diretor de identificação.

Fonte: Tribuna do Norte

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!