Arquivos:

Inverno

EMPARN registra boas chuvas no fim de semana no RN

Do dia 2 (sexta-feira), até às 7h da manhã de hoje (5), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou chuvas em 36 postos pluviométricos, a maioria na região Oeste, com precipitações de até 66 milímetros (mm), como aconteceu em São Miguel.  Choveu ainda em Coronel João Pessoa (57mm); Viçosa (47,6); Portalegre (37,7mm); Baraúna (35mm) e Itau (32mm).

Também foram registradas boas chuvas em Messias Targino (30mm); Venha Ver  (22mm); Dr. Severiano (20mm); Rodolfo Fernandes (19,2mm) e no litoral, em Grossos (15,3mm). Choveu ainda em Francisco Dantas (15mm); São Francisco do Oeste (13mm); Umarizal (12mm); Janduís (9,4mm) e Olho D’agua dos Borges; Paraná; Tabuleiro Grande e Tenente Ananias, 9 milímetros cada um. Chuvas menores em Severiano Melo; Riacho Da Cruz;  Encanto; Pau dos Ferros; Caraubas; Porto do Mangue; Martins; Patu; Campo Grande e Serrinha Dos Pintos.

Na Mesorregião Central Potiguar choveu em São José do Seridó, 10,8 milímetros; Santana do Seridó (4mm); Cruzeta (Base Física da Emparn),  3,8mm; São João Do Sabugi  (2mm). No Agreste choveu apenas no município de Campo Redondo, e, no Leste Potiguar, em Natal, com apenas  0,2 mm. A previsão da Gerência de Meteorologia da EMPARN é de manutenção das condições do fim de semana, com predominância de céu parcialmente nublado e ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado devido às instabilidades provocadas pelo Sistema Meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior.

Inverno » Natureza

O amarelo da craibeira realça a paisagem cinzenta e anima o sertanejo que acredita ser sinal de chuva

Craibeira ao lado do Caça e Pesca.

Craibeira ao lado do Caça e Pesca.

Reza a lenda que quando a craibeira começa a florar, é sinal de chuva no sertão. Bom, verídico ou não, o que não se pode contestar é a beleza proporcionada por essa planta que em plena seca realça a paisagem nordestina com o amarelo de suas flores. Mas se a lenda estiver certa, teremos um bom inverno pela frente, como garante seu Jaime, um senhor de 73 anos de idade. Para ele, a craibeira florando em outubro é sinal de muita chuva, que,  segundo ele, ainda vem este mês. “Em 1974 aconteceu a mesma coisa, as craibeiras floraram e eu presenciei um dos maiores invernos”, disse seu Jaime.

Currais Novos » Inverno

No município de Currais Novos as chuvas chegaram a 46 mm neste domingo (06)

As chuvas chegaram a 46mm neste domingo.

A previsão é de chuva durante toda a semana no RN.

Domingo chuvoso na Princesa do Seridó. O líquido precioso caiu por toda tarde e parte da noite. Em algumas comunidades rurais chegou a chover 46 mm.  No entanto, mesmo com as chuvas caídas este ano, o Açude Dourado permanece praticamente com o mesmo volume de água, ou seja, ainda desativado para o abastecimento.

Confira alguns registros:

Zona Rural

Comunidade Trangola – 46mm
Sítio Trapiá – 27mm
Povoado Boa Vista – 25mm

Zona Urbana

Bairro Paizinho Maria – 22mm
Bairro Gilberto Pinheiro – 20mm
Centro – 15mm

Caicó » Inverno

Em Caicó, rio deságua com bom volume e açude Itans aumenta seu volume em 29 cm

Rio Barra Nova deságua com bom volume para o açude Itans de Caicó.

Rio Barra Nova deságua com bom volume para o açude Itans de Caicó.

Com chuvas de até 95mm caídas na zona rural de Caicó, que fica acima do açude Itans, o rio Barra Nova apresentou na manhã desta segunda-feira um bom volume de água para o maior reservatório da cidade. Até as 8h da manhã desta segunda-feira (07) o Itans já havia aumentado seu volume em 29cm de água.

Segundo dados fornecidos pelo DNOCS  o volume atual do Itans é de 8.950.00 metros cúbicos. Para atingir a sua lâmina de sangria, o reservatório terá que atingir a marca de 81.750.000 metros cúbicos.

Informações: Robson Pires / Marcos Dantas

Inverno » Rio Grande do Norte

Previsão de chuvas durante toda semana no Rio Grande do Norte

Em Natal e no interior há a previsão de chuvas durante toda a semana, mas em intensidade normal, afastando os boatos sobre suposto alerta de temporal que circulam pelas redes sociais. A afirmação é do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Emparn).

De acordo com o chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, há um exagero quando se fala em temporal ou alerta. Segundo ele, ocorrerão chuvas normais durante a semana, concentrando-se no período da madrugada e início da manhã no litoral potiguar, enquanto o interior terá a maior parte das precipitações entre o fim da tarde e a noite.

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!