Arquivos:

Inverno

EMPARN registra boas chuvas no fim de semana no RN

Do dia 2 (sexta-feira), até às 7h da manhã de hoje (5), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou chuvas em 36 postos pluviométricos, a maioria na região Oeste, com precipitações de até 66 milímetros (mm), como aconteceu em São Miguel.  Choveu ainda em Coronel João Pessoa (57mm); Viçosa (47,6); Portalegre (37,7mm); Baraúna (35mm) e Itau (32mm).

Também foram registradas boas chuvas em Messias Targino (30mm); Venha Ver  (22mm); Dr. Severiano (20mm); Rodolfo Fernandes (19,2mm) e no litoral, em Grossos (15,3mm). Choveu ainda em Francisco Dantas (15mm); São Francisco do Oeste (13mm); Umarizal (12mm); Janduís (9,4mm) e Olho D’agua dos Borges; Paraná; Tabuleiro Grande e Tenente Ananias, 9 milímetros cada um. Chuvas menores em Severiano Melo; Riacho Da Cruz;  Encanto; Pau dos Ferros; Caraubas; Porto do Mangue; Martins; Patu; Campo Grande e Serrinha Dos Pintos.

Na Mesorregião Central Potiguar choveu em São José do Seridó, 10,8 milímetros; Santana do Seridó (4mm); Cruzeta (Base Física da Emparn),  3,8mm; São João Do Sabugi  (2mm). No Agreste choveu apenas no município de Campo Redondo, e, no Leste Potiguar, em Natal, com apenas  0,2 mm. A previsão da Gerência de Meteorologia da EMPARN é de manutenção das condições do fim de semana, com predominância de céu parcialmente nublado e ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado devido às instabilidades provocadas pelo Sistema Meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior.

Inverno » Natureza

O amarelo da craibeira realça a paisagem cinzenta e anima o sertanejo que acredita ser sinal de chuva

Craibeira ao lado do Caça e Pesca.

Craibeira ao lado do Caça e Pesca.

Reza a lenda que quando a craibeira começa a florar, é sinal de chuva no sertão. Bom, verídico ou não, o que não se pode contestar é a beleza proporcionada por essa planta que em plena seca realça a paisagem nordestina com o amarelo de suas flores. Mas se a lenda estiver certa, teremos um bom inverno pela frente, como garante seu Jaime, um senhor de 73 anos de idade. Para ele, a craibeira florando em outubro é sinal de muita chuva, que,  segundo ele, ainda vem este mês. “Em 1974 aconteceu a mesma coisa, as craibeiras floraram e eu presenciei um dos maiores invernos”, disse seu Jaime.

Currais Novos » Inverno

No município de Currais Novos as chuvas chegaram a 46 mm neste domingo (06)

As chuvas chegaram a 46mm neste domingo.

A previsão é de chuva durante toda a semana no RN.

Domingo chuvoso na Princesa do Seridó. O líquido precioso caiu por toda tarde e parte da noite. Em algumas comunidades rurais chegou a chover 46 mm.  No entanto, mesmo com as chuvas caídas este ano, o Açude Dourado permanece praticamente com o mesmo volume de água, ou seja, ainda desativado para o abastecimento.

Confira alguns registros:

Zona Rural

Comunidade Trangola – 46mm
Sítio Trapiá – 27mm
Povoado Boa Vista – 25mm

Zona Urbana

Bairro Paizinho Maria – 22mm
Bairro Gilberto Pinheiro – 20mm
Centro – 15mm

Caicó » Inverno

Em Caicó, rio deságua com bom volume e açude Itans aumenta seu volume em 29 cm

Rio Barra Nova deságua com bom volume para o açude Itans de Caicó.

Rio Barra Nova deságua com bom volume para o açude Itans de Caicó.

Com chuvas de até 95mm caídas na zona rural de Caicó, que fica acima do açude Itans, o rio Barra Nova apresentou na manhã desta segunda-feira um bom volume de água para o maior reservatório da cidade. Até as 8h da manhã desta segunda-feira (07) o Itans já havia aumentado seu volume em 29cm de água.

Segundo dados fornecidos pelo DNOCS  o volume atual do Itans é de 8.950.00 metros cúbicos. Para atingir a sua lâmina de sangria, o reservatório terá que atingir a marca de 81.750.000 metros cúbicos.

Informações: Robson Pires / Marcos Dantas

Inverno » Rio Grande do Norte

Previsão de chuvas durante toda semana no Rio Grande do Norte

Em Natal e no interior há a previsão de chuvas durante toda a semana, mas em intensidade normal, afastando os boatos sobre suposto alerta de temporal que circulam pelas redes sociais. A afirmação é do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Emparn).

De acordo com o chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, há um exagero quando se fala em temporal ou alerta. Segundo ele, ocorrerão chuvas normais durante a semana, concentrando-se no período da madrugada e início da manhã no litoral potiguar, enquanto o interior terá a maior parte das precipitações entre o fim da tarde e a noite.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!