Arquivos:

Brasil » Insegurança

O DESMANTELO CONTINUA: Governo Federal quer libertar até 50 mil presos em todo o País

O Ministério Extraordinário da Segurança Pública fará mutirão em parceria com as Defensorias Públicas dos Estados e da União. O objetivo é diminuir a superlotação nos presídios.Assim, presos provisórios por crimes não hediondos ou equiparados podem ser soltos, enquanto condenados podem receber benefício de progressão de pena. A ação, divulgada nesta terça-feira, 24, deve começar pelo Ceará, em junho, onde dois terços da população carcerária é formada por presos provisórios.

Até 50 mil detentos devem ter processos analisados, cerca de 7% da população carcerária do País. A proposta foi apresentada pelo Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e aprovada pelo ministro Raul Jungmann.

Presos provisórios há mais de seis meses por crimes não hediondos e equiparados terão casos analisados. Defensores vão peticionar a liberdade. Eles pedirão progressão de pena dos condenados que têm direito ao benefício.

“É melhor colocá-los no semi-aberto, com tornozeleiras ou penas alternativas do que jogar esses jovens na mão do crime organizado, de onde eles jamais sairão”, aponta Jungmann.

Defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo destacou que a população carcerária do Ceará tem média de 66% de presos provisórios, enquanto no Brasil a média é de 40%. Os números são do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen). O sistema prisional cearense tem ainda a segunda taxa mais elevada de superlotação, com 309%.

“É uma ação de interesse da sociedade. Grupo de 45 defensores públicos de várias partes do País vão compor o mutirão, junto a defensores locais. Ao todo, equipe de 65 profissionais devem analisar os casos desses detentos(condenados que tenham direito a progressão de regime e presos provisórios há mais de 180 dias por crimes não hediondos ou equiparados)”, explicou Mariana, reforçando que o intuito é reduzir a população carcerária.

No País
Depois do Ceará, Goiás e Pará devem receber o mutirão, em agosto e setembro, segundo o cronograma apresentado pelos defensores. A iniciativa deve seguir até dezembro.

“Nesses três estados faremos um esforço muito grande para contribuir para a melhora do sistema prisional”, disse o vice-presidente do Condege, André Castro. Segundo ele, o calendário deverá ser estendido para outros estados, conforme avaliação técnica que será realizada pela defensoria pública em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“Hoje, temos uma superpopulação carcerária, que transforma os nossos presídios em arenas de conflitos, que terminam em massacres. É preciso também que aqueles que já cumpriram a pena e poderiam estar fora venham a sair. Fazendo isso estamos reduzindo o deficit de vagas no sistema prisional e outros que tenham cometido crimes considerados hediondos poderão entrar”, defendeu Jungmann.

Nos últimos dois anos, o programa Defensoria sem Fronteiras do Condege fez mutirões nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Rio Grande do Norte. Em todos eles, após o mutirão, houve redução do número de presos.

Relatórios
Jungmann pediu aos governadores de todos os estados um relatório sobre a situação dos presídios e da violência em cada estado. As unidades da federação que não repassarem os dados vão ficar sem receber recursos da União

“Não vamos passar dinheiro sem haver um compromisso dos estados. É o que chamamos de contrato de gestão. Queremos melhorias, redução dos índices de violência, de homicídios, melhores formação de profissionais”, diz o ministro.

Insegurança » Policial

INSEGURANÇA: Curraisnovense é assassinado durante tentativa de assalto em Candelária

Hermany tinha 68 anos e era natural de Currais Novos

Um corretor de imóveis de nome Hermany Ferreira Dantas, de 68 anos, natural de Currais Novos, foi morto a tiros durante uma tentativa assalto, na manhã deste sábado (06), na rua Trajano Murta, no bairro Candelária, zona Sul de Natal. A vítima foi alvo da ação dos criminosos, que chegaram de moto, quando deixava a filha em casa.

De acordo com a polícia Hermany não reagiu, mas mesmo assim foi baleado por um dos assaltantes e tombou em via pública. Ainda segundo os policiais que estiveram no cenário do crime uma ambulância do SAMU ainda foi acionada, mas o corretor morreu logo depois.

A dupla fugiu de moto e mesmo após diligências realizadas nenhum assaltante foi preso. Familiares da vítima demonstraram muita comoção e revolta diante do ocorrido.

Insegurança » Violência

FOTO E VÍDEO: Policial militar morre durante luta com bandido em assalto em Natal

Uma ação criminosa no fim da manhã desta quarta-feira(04) durante uma tentativa de assalto em “saidinha de banco”, na Avenida Capitão Mor Gouveia, na capital potiguar, resultou na morte de um cabo da Polícia Militar.

Segundo informações preliminares, o policial baleado nas imediações da agência do Banco do Brasil chegou ainda a ser socorrido com vida para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu aos ferimentos durante o atendimento.

O paradeiro dos bandidos ainda é desconhecido. Testemunhas relatam que um motociclista empreendeu fuga com o assassino após dois disparos contra a vítima. Eles teriam levado um malote tomado do PM. Diligências estão sendo realizadas na região.

BG
Insegurança » Rio Grande do Norte

Três bancos foram arrombados em Ceará Mirin na madrugada de hoje (28)

Agência Banco do Brasil Ceará Mirin

A madrugada foi de terror no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Na ocasião, bandidos fortemente armados explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica e, na fuga, ainda atiraram na base da PM.

Segundo a PM, a ação criminosa foi realizada por volta das 2h. Entre as três agências bancárias, os bandidos ainda explodiram o cofre da Caixa Econômica. Ainda segundo a PM, a quantidade de dinheiro levada das agências ainda é desconhecida.

Na fuga, os bandidos espalharam grampos de ferro pelas estradas que dão acesso à cidade. Em meio ao obstáculo,a polícia teve dificuldade para partir em busca dos criminosos.

Agência do Bradesco

Explosão destruiu a agência

Grampos foram jogados na estrada

Insegurança » Rio Grande do Norte

Corpo de PM de Santa Catarina morta durante assalto em Natal é liberado

O casal estava em Natal, de férias

O corpo da soldado Caroline Pletsch, de 32 anos, policial militar de Santa Catarina morta durante assalto em Natal na noite desta segunda-feira (26), foi liberado no final da tarde desta terça (27). De acordo com o sargento Valdeci Behnem, da Associação de Praças da PM de Santa Catarina, o corpo de Caroline foi levadodo Instituto Técnico-Científico de Petrícia (Itep) para uma funerária, e só voltará ao estado catarinense nesta quarta-feira (28).

Ela e o marido, o sargento da PM Marcos Paulo da Cruz, de 43 anos, foram baleados durante um assalto em uma pizzaria na Zona Norte de Natal. Vizinhos da pizzaria prestaram os primeiros socorros. O casal residia na cidade de Chapecó.

De acordo com a polícia, os suspeitos chegaram em um carro e pararam o veículo próximo da pizzaria. Depois de levarem o dinheiro do caixa, os criminosos abordaram os clientes. Testemunhas contaram à PM que os bandidos perceberam que o policial estava armado e começaram uma briga.

Após atirarem no casal, os criminosos fugiram levando a arma do sargento. Os policiais catarinenses foram levados ao pronto-socorro do Hospital Santa Catarina, também na Zona Norte da cidade. Ela, em estado grave, foi em uma ambulância. Ele, socorrido pouco depois por um dos funcionários da pizzaria, foi levado no carro alugado pelo próprio casal.

G1 RN
Insegurança » Policial » Rio Grande do Norte

SALVE-SE QUEM PUDER: Carro de Robinson Faria é roubado durante arrastão na noite desta terça (27)

Durante um arrastão realizado no início da noite desta terça-feira, no município de Monte Alegre, bandidos tomaram de assalto o veículo (Toyota SW4 de cor preta e placas QGS 3011 de Natal/RN) de propriedade do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Na ocasião, apenas o motorista dele estava no carro.

A Assessoria de Comunicação Social do Estado (Assecom) confirmou o roubo e informou que o veículo não é oficial, mas de propriedade e uso da família do Governador. Em Nota à Imprensa, o Governo do RN, por questões de segurança institucional, não vai se pronunciar até que sejam esclarecidas todas as circunstâncias do ocorrido.

Agora RN
Insegurança » Paraíba » Violência

Na Paraíba, bandidos explodem carro-forte e vigilantes são baleados

Um carro-forte que fazia trajeto pela BR-230 foi interceptado a tiros e explodido por criminosos que trafegavam em um carro de passeio, no km 54 da rodovia, nas proximidades da cidade de Pedras de Fogo, na Zona da Mata da Paraíba, a 42 km de João Pessoa, na noite desta segunda-feira (19). Na ação, dois vigilantes ficaram feridos com os disparos efetuados, tendo um deles sido baleado em um dos braços e o outro no abdome.

Segundo a polícia, o carro com os bandidos teria ultrapassado o carro-forte e, nesse momento, os suspeitos teriam começado a atirar contra o transporte de valores, forçando-o a parar e chegando a perfurar a blindagem, o que fez a polícia crer que fuzis teriam sido utilizados pelos criminosos.

Após os ocupantes do carro-forte fugirem para uma área de mato (seriam quatro, no total, somando-se aos dois feridos), os criminosos o explodiram e roubaram a quantia que era transportada, estimada pela polícia em R$ 1 milhão em espécie.

Os vigilantes feridos foram conduzidos para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. O estado de saúde deles não foi divulgado.

O carro utilizado pelos bandidos na ação foi abandonado nas proximidades de Pedras de Fogo e foi achado queimado. A polícia avalia que outro veículo estaria dando suporte à ação.

Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito foi preso e os valores roubados não foram recuperados.

Portal Correio
Economia » Insegurança » Rio Grande do Norte

Vigilantes entram em greve e afetam bancos nesta segunda em todo o RN

O movimento não tem prazo de duração e poderá se estender por vários dias

O Sindicato Intermunicipal dos Vigilantes (Sindsegur) confirmou um movimento grevista nesta segunda-feira, 26, em todos os postos de vigilância no Rio Grande do Norte. O movimento deve afetar o funcionamento das agências bancárias, como ocorreu na paralisação no último dia 7 de fevereiro, em que não foram abertas ao público.

Dirigentes do sindicato avaliam que as negociações da categoria com as empresas não avançaram em pontos como reajustes salariais e condições de trabalho.

O movimento não tem prazo de duração e poderá se estender por vários dias. Somente a Caixa Econômica conseguiu liminar no TRT para o funcionamento normal.

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada também emitiu nota sobre o movimento grevista. Veja abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do RN – SINDESP, diante do anúncio de greve pelos vigilantes das agências bancárias nesta segunda-feira (26), vem a pública esclarecer alguns pontos importantes para a imprensa e a sociedade:

1 – O Sindicato Patronal (SINDESP) está à disposição para negociar dentro das regras que regem a nova Legislação Trabalhista, em vigor desde o dia 11 de novembro de 2017.

2 – Entre as mudanças determinadas pela nova Legislação Trabalhista, o vigilante (da rede bancária) das escalas de 36 horas semanais e 44 horas semanais não sofrerá nenhum impacto na remuneração salarial.

3 – O salário atual da categoria no Rio Grande do Norte é o maior entre os nove estados da Região Nordeste, mesmo com a implantação da nova Legislação Trabalhista. A remuneração de R$ 1.684,77 no RN é a maior do Nordeste, sendo a menor na Paraíba, com valor R$ 1.280,55.

4 – A nova Legislação Trabalhista trouxe benefícios para os empregados e empregadores, permitindo ajuda na manutenção do emprego, parcelamento de férias em até três períodos durante o ano, rescisão contratual por acordo entre as partes, admitindo o empregado movimentar até 80% do seu saldo do FGTS, além de preservar os direitos como férias, 13º salário, FGTS, entre outros benefícios. Inclusive existem vários estados brasileiros com suas Convenções Coletivas de Trabalho – CCTS homologadas, tendo aplicadas as novas regras trabalhistas.

5 – Atualmente, uma Liminar permite apenas 30% do efetivo participar da greve e 70% da categoria deve manter os postos de serviços ativos. O SINDESP considera abusiva a greve, sendo um abuso a proibição do direito de ir e vir do trabalhador, além de afetar a sociedade proibindo o acesso aos serviços nas agências bancárias.

6 – Importante ressaltar que: As Empresas de Segurança são apenas um elo entre os vigilantes e contratantes para prestação dos serviços. O momento de protestar contra a Reforma Trabalhista não é agora, pois a mesma já foi homologada e está em vigor.

7 – O SINDESP repudia a veiculação através das mídias sociais e material impresso sobre inverdades e ilações a respeito de supressão salarial e de direitos adquiridos, levando a categoria a erro de interpretação com a finalidade da adesão geral dos vigilantes.

Diante de todos os pontos apresentados, vale ressaltar que na última reunião realizada na Superintendência Regional do Trabalho – SRT, os empresários precisaram sair escoltados pela Polícia Militar por falta de entendimento com os vigilantes sindicalizados.

Sempre primando pela busca em ofertar aos seus clientes, servidores e a sociedade os melhores benefícios, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Diretoria do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do RN – SINDESP

Júlio Rocha - Portal no Ar
Insegurança » Policial » Rio Grande do Norte

VIOLÊNCIA: Taxista é morto em canavial na zona rural de Ceará-Mirim

O taxista tinha 32 anos

Um taxista foi assassinado no início da noite desta quinta-feira, 18, na zona rural de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Ele foi morto em canavial, alvejado três vezes na cabeça, e o corpo da vítima foi encontrado a 100 metros do táxi que conduzia.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi até o local acompanhado de dois homens e uma mulher. Funcionários do canavial ainda ouviram gritos do homem, que pedia para não morrer.

A polícia ainda não tem informações sobre possíveis suspeitos. O crime será investigado pela Polícia Civil.

Insegurança » Rio Grande do Norte » Violência

“RIO GRANDE DA MORTE”: 28 pessoas foram assassinadas só neste fim de semana no RN

O fim de semana foi violento no Rio Grande do Norte. Segundo o Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa crimes contra a vida – 28 pessoas foram assassinadas somente neste final de semana.

Foram nove homicídios na sexta (12), quinze no sábado (13) e outros quatro no domingo (14).

Ainda de acordo com o OBVIO, as cidades onde os crimes aconteceram são:

Mossoró: 5
São Miguel do Gostoso: 4
Natal: 4
São Gonçalo do Amarante: 3
Nísia Floresta: 2
Pau dos Ferros: 2
Ceará-Mirim: 2
Patu: 2
João Câmara: 1
Macaíba: 1
Areia Branca: 1
São Bento do Norte: 1
No acumulado do ano, ainda segundo o OBVIO, já foram registrados 81 homicídios no estado.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!