Estudantes do Campus Caicó são premiados em concurso nacional

A coleção premiada foi intitulada de Peregrinação e Resistência

Estudantes do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Moda, ofertado pelo Campus Caicó do IFRN, conquistaram o 2º lugar no Concurso dos Novos no Festival Dragão Fashion Brasil – DFB DigiFest 2020, que aconteceu entre os dias 1º e 31 julho, dispondo de 16 desfiles de marcas autorais, live shows e o Dragão Pensando Moda (DPM) com as participações de Alexandre Herchcovitch, Carla Lemos, Eduardo Motta e Fernando Simon, tudo de forma online. Segundo o Portal do evento, em 2020, o DFB Festival celebra o início de um novo ciclo de 10 anos, que devem ser marcados pela redefinição da forma como nos relacionamos com o planeta, com nós mesmos e com o consumo: sustentabilidade, inovação, tecnologia e criatividade.

Premiação

“É impressionante como está cada vez mais crescendo essa competição, e crescendo os trabalhos, a gente vai cada vez ficando mais surpreso, e eu estou muito surpreso com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó, que trabalho incrível, que trabalho incrível”. Assim Cláudio Silveira, idealizador do DFB, anunciou o segundo lugar do Troféu DigiFest para a equipe do Campus Caicó na noite da sexta-feira, 31 de julho de 2020. Com a coleção intitulada ‘Peregrinação e Resistência’, o grupo formado por Flávia Carla, Clarisse Gabrielle, Lindemeres Bessa e Luiz Eduardo, do 5° período de Design de Moda, conquistaram a colocação de vice campeã do Concurso dos Novos do DFB DigiFest 2020, sob orientação das professoras Lívia Solino e Moally Soares, além da professora Aline Freire, que coordenou a equipe.

A coleção trouxe a versão de um futuro caótico no qual as mulheres eram oprimidas das mais diversas formas, sendo tratadas como objeto de procriação e tendo a autonomia negada. Nessa atmosfera em que o desequilíbrio e desigualdade social predominam, somente os mais poderosos tem acesso aos recursos naturais, levando o mundo ao colapso. Estas mulheres cansadas ao que eram submetidas, se unem e iniciam uma jornada, movidas por um espírito revolucionário e de liberdade. No longo da coleção foi retratada a peregrinação pela sobrevivência, e isso pode ser percebido nas vestes que tem o intuito de mostrar a força e o desejo por igualdade. Para confecção foram utilizados sacos plásticos, transformados em um material sintético semelhante ao couro, produzido de forma manual por um processo de compressão e aquecimento. Além do uso de resíduos têxteis para confeccionar e ressignificar as roupas mostrando seu poder e força.

Jornada

A coordenadora do curso, professora Lívia Solino falou da importância de participar do Concurso dos Novos: “Participar de um evento como esse é muito importante para todo o curso de Moda. Docentes se sentem mais motivados, a comunidade se sente orgulhosa; para o grupo de estudantes, o Concurso dos Novos é uma oportunidade de mostrar seu talento e aumentar a rede de network. Quando o reconhecimento vem em forma de colocação de destaque, como foi esse segundo lugar, toda a comunidade celebra e vibra junto, é bonito de se ver! A nível profissional, vejo o Concurso dos Novos como uma das principais vitrines para novos talentos, tanto que, a cada ano que passa, vemos mais equipes de escolas de moda conhecidas nacionalmente e que ficam no Sul e Sudeste do país participando. A cultura e o senso estético do seridoense tem uma força muito grande em todo o Rio Grande do Norte e até além. Então vejo como de suma importância a participação dos nossos alunos, pois ajuda a fortalecer a identidade local e própria, características muito importantes quando se fala de uma indústria criativa, como é a da moda.”

A professora Aline Freire complementa: “Foi meu primeiro ano de IFRN e de DFB, e eu não poderia estar mais feliz com o talento e dedicação desses estudantes. Foram quatro meses de trabalho incessante, pouco recurso, pouco acesso a materiais, mas criatividade e perseverança de sobra. É importante salientar o profissionalismo no desenvolvimento do trabalho, tendo que dar conta também das obrigações das disciplinas do curso e dos percalços do trabalho em equipe. Estou muito orgulhosa deles, do CST em Design de Moda do Campus Caicó e da moda autoral do Seridó: mostrar em âmbito nacional o talento do sertão nordestino para a moda não tem preço. Com o coração flamejante, agradeço ao IFRN, à Lívia e Moally, aos alunos por tudo que vivemos desde a inscrição e ao DFB por fomentar a moda regional.”

Ainda comemorando a colocação da equipe, o aluno Luiz Eduardo disse: “Um ponto fundamental para o processo de desenvolvimento desse projeto é que tivemos o apoio das nossas orientadoras, Aline, Lívia e Moally, e um grande suporte do IFRN, e isso é muito importante de ser falado, ainda tem muito aquela visão que faculdade de moda é algo muito superficial, e que é caro, que ninguém tem acesso, então, é importante frisar que o IFRN dá esse suporte, o IFRN tem um curso de moda muito bom, e que nós estamos participando de eventos, e ocupando esses espaços e mostrando que a moda do Seridó é uma moda incrível, que merece reconhecimento, e que a profissão de designer de moda merece ocupar seu lugar aqui em nossa região”.

Para a professora Moally Soares “mais uma vez os alunos do curso de Design de Moda do Campus Caicó do IFRN desafiam tudo e todos e se destacam em um evento tão importante para a moda, “só” com o talento e força de vontade, sem deixar para trás o pensamento em desenvolver um produto inovador e sustentável. Foram muitas pesquisar até chegar a uma matéria prima com características de um couro sintético feito a partir da prensa de sacos de lixo. Além disso, percorrer um tema em busca da inspiração onde foi utilizado parafusos, fios de carregadores de celular, tecidos reaproveitados e modelagens cheia de informação e significado. É só orgulho e a certeza de que nós professores plantamos uma sementinha e que nossos alunos vão fazer diferença no mundo e na moda”.

Em pouco mais de três anos de funcionamento, essa é a segunda vez que uma equipe do curso é selecionada. Em 2018 o Campus Caicó ficou entre os 8 finalistas entre mais de 20 escolas que mandaram trabalhos, tendo a oportunidade de desfilar a coleção de oito looks em Fortaleza, durante o DFB daquele ano. A intenção é que a escola participe todos os anos, e a meta é alcançar o primeiro lugar.

O festival

O Dragão Fashion Brasil acontece em Fortaleza-CE e tem o intuito de reunir o melhor da moda autoral. O evento foi criado em 1999, e é considerado o maior festival multicultural da América Latina. Esse ano, devido a pandemia, o festival veio com formato digital – DFB DigiFest, como forma de compartilhar arte, cultura, moda autoral, design e gastronomia em momento de isolamento. O tema do Concurso dos Novos 2020 deseja despertar o espírito visionário dos alunos participantes, para coletar amostras de um futuro imaginário, porém fincado na realidade, à mercê de visões criativas utópicas ou distópicas. Por isso o tema escolhido foi – Futuro Agora: Sustentabilidade + Tecnologia na construção de novos tempos para o consumo de moda e estilo.

 

Portal IFRN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza