Arquivos:

IFRN

IFRN oferece primeiro doutorado em Educação Profissional da Rede Federal

Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) será ofertado no Campus Natal-Central do IFRN

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgou, na última quinta-feira (6), a autorização de funcionamento do curso de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Campus Natal-Central do IFRN. Além de ser o primeiro curso de doutorado do Instituto, é a primeira oferta de doutorado em Educação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país.

O coordenador do PPGEP, professor José Mateus do Nascimento, celebrou o pioneirismo. “É uma vitória, e a gente fica muito feliz porque começa pelo IFRN que, para o Brasil, sempre esteve na vanguarda de muita coisa”, afirmou. O professor ressaltou que em meados dos anos 90, o Instituto esteve à frente nos cursos de Licenciaturas, ainda na época do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

O reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, também comemorou a aprovação: “a instituição recebe, com imensa alegria e satisfação, a notícia da aprovação do primeiro doutorado do IFRN. Isso representa mais um marco histórico para a nossa instituição. Estão de parabéns os professores pesquisadores, gestores, técnicos e egressos do Programa que, com determinação e engajamento, se imbuíram da responsabilidade de aprovar mais essa oferta curricular, tornando possível a completude do ciclo de verticalização acadêmica em nossa cultura institucional”, disse.

Avaliação

O corpo docente da PPGEP construiu o projeto de implementação do Programa de Doutorado e submeteu à avaliação da Capes em junho de 2018. Já em setembro os avaliadores da Coordenação vieram ao Instituto, conhecer de perto infraestrutura, professores e estudantes do Programa.

Segundo José Mateus, uma vez vencido o desafio da aprovação, agora é tempo e se debruçar na elaboração do Edital d o primeiro processo seletivo para doutorandos. “Seremos exigentes e rigorosos, conforme o ritual adotado pelo PPGEP durante esses seus cinco anos de seleção. Há um grupo significativo de egressos – e uma demanda represada da sociedade – com interesse em concorrer às quinze vagas ofertadas para turma inicial que ingressará no ano de 2019”, relata. O coordenador acredita que a reunião do colegiado confirme sua perspectiva: “deveremos abrir a seleção em dezembro ou janeiro, com processo seletivo até abril”, finalizou.

O Programa

A Pós-Graduação Acadêmica em Educação Profissional (PPGEP) funciona nas edificações do IFRN, Campus Natal Central, e, desde 2013 tem ofertado Curso de Mestrado Acadêmico aos pesquisadores para o fortalecimento do campo da Educação Profissional. Ao todo já beneficiou mais de 100 participantes envolvidos no processo formativo, contando com um universo de 57 dissertações concluídas e apresentadas publicamente à sociedade. Com a aprovação da oferta de Doutorado do PPGEP a produção de conhecimento sobre Educação Profissional passará a se organizar por meio de três linhas de pesquisa: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; e História da Educação Profissional.

Educação » IFRN » Rio Grande do Norte

BOAS IDEIAS: Dessalinizador Solar, inovação pensada e desenvolvidas por alunos do IFRN Campus Santa Cruz

Foto: Flora Valverde

Uma ideia que pretende reduzir as desigualdades e contribuir com um problema comum em diversas partes do país: a crise hídrica. Essa é a contribuição que o projeto “Dessalinizador Solar para Tratamento de Água Salobra” busca dar.

O projeto está sendo desenvolvido por três alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz, Larissa Azevedo, Felipe Silva e Mário Santos, com orientação de Mário Salema e César Abrantes, a iniciativa foi exposta na IV Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), ocorrida no Campus Natal-Central, entre 29 e 31 de outubro.

O projeto pretende ser uma forma alternativa para obtenção de água potável e se encontra, atualmente, em fase de implementação e análise da qualidade da água tratada. Os alunos mostraram orgulho e entusiasmo ao defenderem a ideia de que a ciência pode, em muitos aspectos, transformar realidades e promover dignidade e a garantia de direitos básicos e indispensáveis para todos.

Fonte: Portal IFRN

Concurso » Currais Novos » Educação » IFRN » Notícias

CONCURSO: Melhores receitas do IFRN

Com o objetivo de valorizar o papel dos discentes, servidores docentes e técnico-administrativos, merendeiras (os) e familiares na promoção de uma alimentação saudável e adequada no ambiente escolar e promover a mobilização da comunidade escolar para a temática da sustentabilidade, o IFRN Campus Currais Novos, por meio da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE), junto com o Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição (GT Nutrição), lança a primeira edição do Concurso Melhores Receitas do IFRN.

O concurso acontecerá no próximo dia 18 de outubro, às 15h00 no refeitório do Campus Currais Novos. Os participantes ganhadores receberão um certificado, uma caneca personalizada e um prêmio surpresa. A Receita ganhadora do concurso poderá ser implantada na merenda escolar, assim como compor o livro das “Melhores receitas do IFRN”.

Educação » IFRN » Notícias » Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO: Alunos do IFRN são finalistas no programa Jovens Embaixadores

Três alunos do IFRN estão entre os quatro finalistas do RN para o programa Jovens Embaixadores. O programa é uma parceria entre as embaixadas do Brasil e dos Estados Unidos.

Estudantes de todo o país são selecionados para viajarem para o país norte americano e participarem de um programa de três semanas – começando por uma visita à capital americana, Washington D.C., seguida por uma estadia em cidades de diversos estados do país. A seleção dos alunos é baseada em sua liderança nas suas comunidades, excelência acadêmica, conhecimentos de língua inglesa, trabalho voluntário e atitude positiva.

O comitê de seleção da embaixada/consulados ainda fará uma revisão entre os finalistas para decidir quais serão os selecionados para o programa. O anúncio da lista de selecionados ocorrerá no dia 31/10. São pré-requisitos para participar: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos; ter pouca ou nenhuma experiência no exterior (caso tenha feito intercâmbio, ele deverá não ter excedido a duração de 20 dias); jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; e estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

Conheça os finalistas:

Thaynara de Azevedo Luciano, IFRN Campus Parelhas

Gustavo Henrique Martins, IFRN Campus Canguaretama

Eduardo Jefferson, IFRN Campus São Paulo do Potengi

 

Educação » IFRN » Mineração » Rio Grande do Norte » Tecnologia

PARCERIAS IMPORTANTES: Colaboração tecnológica ressalta importância da mineração na região do Seridó

Da direita para a esquerda, Augusto Neto (aluno), Elias Nunes (servidor) e Ana Cecília (aluna), no Laboratório de Tecnologia Mineral do Campus Parelhas

O Seridó Potiguar é dono de uma geologia abundante em minerais, e há um grande interesse por parte de empresas mineradoras em se instalarem nesta região. O campus do IFRN Parelhas tem foco na atuação no eixo tecnológico de recursos naturais e serve como suporte para mineradoras no local. O campus em questão dispõe do Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM), que tem como objetivo gerenciar conhecimento científico e tecnológico em processamento mineral e áreas afins, atuando na formação de seus alunos e comunidade.

Considerando não só a formação de técnicos, mas também o desenvolvimento de projetos e pesquisas que avaliam o potencial mineral da região, o LTM possui parceria com o Centro de Tecnologia Mineral (CTM), que está em processo de implantação no IFRN Currais Novos e também vai desenvolver projetos junto ao IFRN Natal-Central (tradicional no trabalho com a mineração) e à Funcern. “Essas parcerias vão fazer com que a gente trabalhe muito junto. A união do LTM com o CTM só tem a trazer coisas muito boas para o IFRN e para a região”, afirmou Gerluzia Azevedo, diretora geral do campus Parelhas.

Segundo a diretora, o LTM é um lugar para práticas das disciplinas voltadas para alunos de mineração do Instituto Federal. Abre espaço ainda para o surgimento de parcerias com empresas que futuramente se voltam para os alunos do Instituto, com intuito de oferecer estágios e contratações. Ela também afirma que vários projetos vêm surgindo desde a implantação do campus, e agora com a parceria com o CTM de Currais Novos, as demandas só irão aumentar: “Há uma expectativa de aumento de demandas e parcerias também com relação às empresas do estado e da região”.

O Laboratório de Tecnologia Mineral visa reconhecimento como formador de profissionais, assim como se estabelecer como referência nacional e internacional em tecnologia mineral, principalmente nas áreas de processos de cominuição e concentração mineral. Há também o objetivo de manter e incrementar um relacionamento transparente com colaboradores, para ampliar o alcance da atuação do laboratório tanto na área de ensino e pesquisa, como em inovação tecnológica.

O LTM possui uma equipe técnica composta de servidores com formação em Engenharia de Minas, Engenharia Química, Tecnologia de Materiais, Geologia e Técnicos de Laboratório em Tecnologia Mineral, além de alunos pesquisadores. Todos com a finalidade de desenvolver e aplicar tecnologias que buscam aumentar a eficiência dos processos produtivos, e contribuir na formação dos discentes no setor mineral.

Dentre os equipamentos disponíveis no laboratório, estão os de cominuição, classificação, flotação, concentração gravimétrica, separação magnética e eletrostática, assim como equipamentos para manuseio de sólidos e separação sólido-líquido.

Currais Novos » IFRN » Meio ambiente » Prefeitura » Rio Grande do Norte » Sustentabilidade » UFRN

MEIO AMBIENTE: IFRN, UFRN e Prefeitura promovem I Fórum de Meio Ambiente e “Oficina de Podas”

Tornar Currais Novos uma cidade mais arborizada e com temperaturas mais agradáveis é o objetivo principal de um trabalho de extensão desenvolvido por alunos do curso Ead de Gestão Ambiental do Campus Currais Novos do IFRN, que contará com a parceria da UFRN e da Prefeitura Municipal na realização do “I Fórum de Meio Ambiente de Currais Novos”.

O evento deu início na noite da última segunda-feira (08) com uma palestra do professor Diógenes Felix da Silva Costa (Geógrafo e Doutor em Ecologia, atualmente Professor de Ecologia e Biogeografia do Depto. De Geografia da UFRN – Campus de Caicó) que abordou o tema “Sustentabilidade socioambiental na região do semiárido Rio-Grandense”.

Em seguida, a professora Ana Helena da Silva (Mestre em ensino de Ciências Exatas e Ambiental, professora do Campus Ead do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e secretária acadêmica do curso) mediou uma mesa redonda.

A programação se estende até a próxima quarta-feira (10) com o plantio e entrega de mudas para os participantes.

Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento a Prefeitura terá uma participação importante no evento através de uma “Oficina de Podas”, como destaca a engenheira ambiental da SEMAAB, Andrezza Maiara. “Queremos diminuir as podas drásticas que acontecem na nossa cidade e, para isso, vamos realizar uma Oficina de Podas para que a população interessada participe e nos ajude”, comentou.

Concurso Público » IFRN

OPORTUNIDADE: Com salário de até R$ 9,9 mil, IFRN realiza Processo Seletivo

Imagem: Reprodução

Dois Professores Visitante ou Visitante Estrangeiro serão selecionados por meio de Processo Seletivo realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRN.

As oportunidades para profissionais com Doutorado e disponibilidade de 40h por semana são destinadas ao Campus Apodi nas áreas de Química (1) ou Engenharia Química (1). (mais…)

PCI Concursos
IFRN » Notícias » Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO: Editais do IFRN abrem vagas para Curso Superior com nota do Enem

Campus central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Na tarde de ontem (13), a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou a publicação dos editais Nº 06/2017 e Nº 07/2017, referentes aos processos seletivos para Cursos Superiores utilizando a nota do ENEM.

As inscrições serão abertas no dia 15 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 14h, e seguirão até às 22h, do dia 1º de março. Os interessados poderão usar suas notas das últimas sete edições do ENEM (2010-2016). Os aprovados ingressarão no 1º semestre letivo de 2017.

O edital Nº 06/2017 está com oferta de 306 vagas, distribuídas entre 8 campi e 12 cursos. Dessas vagas, pela primeira vez no IFRN, estão sendo ofertadas 30 vagas para candidatos com deficiência. As vagas estão distribuídas entre cursos Superiores de Licenciatura e Tecnologia. Já o edital Nº 07/2017 é exclusivo para o Campus Canguaretama, 40 vagas estão sendo ofertadas e delas 4 vagas são reservadas para pessoas portadoras de deficiência. As ofertas são para o curso de Licenciatura em Educação no Campo, sendo 50% das vagas para habilitação em Matemática e os outros 50% para habilitação em Ciências Humanas e Sociais.

Como as seleções partilham do mesmo cronograma, as listas de aprovados serão publicadas no dia 9 de março de 2017. O prazo de pré-matrícula e matrícula acontecerá nos dias 13 e 14 de março de 2017.

IFRN

IFRN oferta 1278 vagas para cursos técnicos subsequente e integrado ProEJA

ifrn

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nessa terça-feira (01) os editais dos processos seletivos para cursos Técnicos Subsequentes (Edital 33/2016) e ProEJA (Edital 34/2016). São ofertadas um total de 1278 vagas, sendo 1168 para cursos subsequente e 116 para o ProEJA.

Os interessados devem se inscrever no período de 7 de novembro, a partir das 14h, a 21 de novembro, no site processoseletivo.ifrn.edu.br. A inscrição exige o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 20, que deve ser feita até o dia 22 de novembro, em qualquer agência bancária ou lotérica. Estudantes com renda familiar baixa que comprovem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção do pagamento da taxa no período de 7 a 11 de novembro, também através do portal do candidato.

O processo seletivo para os cursos técnicos subsequentes e  ProEJA é composto por uma prova objetiva de Português e Matemática e uma redação. A avaliação será aplicada no dia 11 de dezembro, das 8h às 12h. O local será informado através do cartão de inscrição, que deve ser acessado a partir do dia 2 de dezembro, no portal do candidato.

PORTAL IFRN
Currais Novos » IFRN

IFRN lança editais com 106 vagas para cursos de especialização

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou nesta sexta-feira (17) seis editais de processo seletivo para cursos de especialização gratuitos. O período de inscrições ocorre no período de 20 de junho a 4 de julho, no site de processos seletivos do IFRN (CLIQUE AQUI).

As vagas são para os cursos de Especialização em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Diversidade (Campus Canguaretama), Ensino de Ciências Naturais e Matemática (campi Currais Novos, Macau e Parnamirim) e Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola (Campus Natal-Cidade Alta).

A taxa de inscrição no processo seletivo é R$ 30 e deve ser paga até o dia 5 de julho, em qualquer agência bancária. A solicitação de isenção da taxa pode ser feita entre 20 e 23 de junho, no mesmo site de inscrições, por estudantes pertencentes à família de baixa renda que comprovem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A seleção de estudantes será realizada a partir da análise de currículo acadêmico e do histórico do curso de graduação, observando-se o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

G1 RN

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!