Arquivos:

Idosos » Morte » Rio Grande do Norte

VIOLÊNCIA: Idoso de 74 anos morre durante assalto no interior do RN

José de Medeiros Fernandes tinha 74 anos e estava em um sítio na zona rural de São Fernando, quando foi morto por assaltantes — Foto: Redes Sociais

Um idoso de 74 anos foi morto durante um assalto em um sítio na zona rural de São Fernando, no interior potiguar. O crime aconteceu na noite deste último sábado (20). José de Medeiros Fernandes foi baleado pelo menos três vezes.

De acordo com a polícia, ele e seus familiares estavam na propriedade, quando foram surpreendidos por uma quadrilha de assaltantes. Pelo menos quatro homens armados invadiram o sítio e anunciaram o assalto.

O major da Polícia Militar Albervan Cirne, que comanda o policiamento na região, disse que há informações desencontradas sobre o momento dos disparos. “Algumas pessoas dizem que ele reagiu ao assalto, outras que não”, relata o oficial.

Os criminosos recolheram pertences, como celulares e cordões de ouro, e fugiram. José Fernandes morreu no local. Ainda segundo o major Cirne, quatro homens foram detidos pela PM e conduzidos à delegacia de Caicó.

Eles foram ouvidos pelo delegado e encaminhados ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), para fazer um exame residuográfico, procedimento que indica se há vestígios de pólvora nas mãos da pessoa examinada. Além disso, também foram coletadas amostras das impressões digitais dos suspeitos. Em seguida, eles foram liberados.

G1 RN
Clima » Frio » Idosos

Em clima frio, idosos precisam ter cuidados redobrados

Todo cuidado é pouco em épocas mais frias, principalmente para os idosos.

Todo cuidado é pouco em épocas mais frias, principalmente para os idosos.

Com a chegada do inverno, os cuidados com os idosos devem ser redobrados, alerta a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. De acordo com o geriatra e membro da diretoria da SBGG, Rubens de Fraga, quando a temperatura cai, os idosos correm maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima – incluindo hipotermia, queimaduras na pele e quedas. É importante para o idoso, e aqueles que cuidam deles, tomarem certas precauções nesta época do ano.

Entre os principais riscos à saúde representados pelas baixas temperaturas estão: hipotermia, queda da temperatura corporal, ausência de movimentação, infecções (como gripe e pneumonias e dores crônicas), e aumento das dores crônicas (como artrites e artroses).

Segundo especialistas, a hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. Abaixo de 29 graus causam risco eminente de morte. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio.  Em fases mais avançadas, o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.

Em caso de hipotermia, tire o idoso do frio e retire suas roupas úmidas ou molhadas. Envolva a vítima em mantas e agasalhos para aquecê-la enquanto chama a emergência, se a vítima estiver consciente, dê-lhe bebidas quentes como chás (não alcoólicas). É importante conversar com a vítima, mantendo-a sempre acordada e, em caso de parada respiratória, realize manobras de ressuscitação cardiorrespiratória.

R7

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!