Arquivos:

Hospital Walfredo Gurgel

Com corredores vazios, Hospital Walfredo Gurgel inicia mês de março

Os corredores do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), anexo ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), estão vazios e sem pacientes internados em macas. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 1º, pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que faz o gerenciamento da unidade.

Segundo a pasta, o esvaziamento dos corredores foi possível devido a um novo fluxo de atendimento, com a transferência da linha de cuidado dos pacientes da especialidade de cirurgia vascular para o Hospital Ruy Pereira. Nesta sexta-feira, véspera do período de carnaval, as áreas de circulação do Clóvis Sarinho estão totalmente livres de macas e pacientes indevidamente acomodados.

“Esta é uma vitória que gostaríamos de poder estar comemorando há mais tempo. Contudo, somente agora, com a transferência da linha de cuidado dos pacientes da cirurgia vascular para o Ruy Pereira, este sonho se torna realidade. O que muito nos anima, pois já sentimos uma grande diferença na qualidade do cuidado prestado ao nosso paciente”, afirma a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro.

A mudança na qualidade da assistência citada pela diretora foi sentida mais fortemente na semana passada, quando uma vítima de acidente de trânsito com estado grave de saúde deu entrada no PSCS, foi avaliado por diferentes especialidades, passou por exames e teve sua cirurgia iniciada em apenas 50 minutos.

Para o ortopedista que cuidou do caso, Rodrigo Cabral, este é um alto padrão de atendimento, raramente visto mesmo na rede privada de saúde. “Este é o nível de atendimento que o Walfredo Gurgel merece manter. Este é o nosso perfil: a assistência ao politraumatizado com agilidade e qualidade que sempre foi nossa principal missão”, comemora.

“Nossa atual meta é permanecer com os corredores livres, internando apenas nas enfermarias e qualificando ainda mais a atenção ao doente politraumatizado, razão de existir deste hospital, como a população de nosso estado merece”, finaliza.

Com 18 anos de assistência prestada à população do Rio Grande do Norte completados em 8 de fevereiro passado, o Pronto Socorro Clóvis Sarinho é o maior do estado em sua especialidade. Seu nome homenageia o médico pernambucano radicado no RN, membro da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, que foi co-fundador e diretor da Casa de Saúde São Lucas e da Faculdade de Medicina de Natal, dentre outros feitos na área da medicina.

Agora RN
Hospital Walfredo Gurgel

Vereador diz que vai resolver problema do Walfredo “na Justiça ou na porrada”

Vereador Cícero Martins (PSL)

O vereador Cícero Martins (PSL) afirmou que a causa do desabastecimento no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, é a existência de contratos supostamente superfaturados.

“Isso é um assalto ao povo e será investigado”, garantiu o vereador, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Natal na última quinta-feira, 21, um dia após o Agora RN mostrar que exames laboratoriais foram suspensos no Walfredo em função da falta de insumos e da greve dos servidores iniciada no dia 5 de fevereiro. Os atendimentos, segundo a unidade, estão sendo normalizados.

Na avaliação de Cícero Martins, é preciso investigar eventuais superfaturamentos em contratos do Walfredo com fornecedores. Ele prometeu engajamento de políticos do PSL no assunto. Na Câmara Municipal de Natal, ele e a vereadora Eleika Bezerra participarão dos trabalhos; da Assembleia Legislativa, virá o deputado André Azevedo; e, da Câmara dos Deputados, virá deputado federal Girão Monteiro. “Vamos fiscalizar tudo no hospital porque queremos que a sociedade saiba o que acontece lá. Existe uma máfia e ela será mostrada”, avisou Cícero.

De acordo com o vereador, se todos os deputados federais se unissem não faltaria nada no Hospital Walfredo Gurgel. Ele ressaltou que cada deputado federal tem direito a R$ 18 milhões em emendas e que, se cada um separasse apenas R$ 200 mil, não haveria este problema. “Tem alguma coisa errada envolvendo determinados grupos de empresários e agentes públicos, e isso será descoberto. Vou querer investigar todos os contratos e vamos resolver na Justiça ou na porrada”, desafiou o parlamentar.

Agora RN
COSERN » Hospital Walfredo Gurgel

Cosern substitui 850 lâmpadas ineficientes por LED no Hospital Walfredo Gurgel

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, começou na última 2ª feira (18) o trabalho de substituição de 850 lâmpadas ineficientes por LED no Hospital Walfredo Gurgel, o maior do Rio Grande do Norte. As lâmpadas de LED são mais econômicas, eficientes e com vida útil estimada em 10 anos. A previsão da concessionária é de que o trabalho de substituição das lâmpadas seja concluído na próxima 3ª feira (26).

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, para promover a eficiência do sistema de iluminação de prédios públicos (escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias e ONGs), gerando uma redução no consumo de energia de até 40% no sistema de iluminação desses prédios.

Para Ana Mascarenhas, Gerente do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, a substituição de lâmpadas na maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte é um marco no projeto. “Além da requalificação do sistema de iluminação do hospital, os gestores e funcionários participam de uma capacitação sobre a importância uso eficiente e seguro da energia elétrica”, explica Ana Mascarenhas.

Até agora, já foram beneficiadas com o projeto de eficientização de prédios públicos da Cosern e tiveram as lâmpadas ineficientes substituídas por LED as seguintes unidades de saúde no Rio Grande do Norte:

  • Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina);
  • Hospital da Mulher e Maternidade Leide Morais;
  • Hospital Regional Deoclecio Marques, em Parnamirim;
  • UPAs 24 Horas do Potengi, Pajuçara e Cidade Satélite;
  • Maternidade Ana Bezerra e Hospital Regional Aluizio Bezerra, em Santa Cruz;

Consumidores trocaram 62 mil lâmpadas em 2018

Outra ação importante do Programa de Eficiência Energética da Cosern é o projeto Energia com Cidadania, que funciona num caminhão e visitou 22 comunidades populares na capital e no interior em 2018, permitindo a 14.083 clientes assistirem palestras e trocarem quase 62 mil lâmpadas ineficientes por LED. De janeiro para cá, o caminhão já passou por Igapó, Pajussara, Parnamirim, Macaíba e São José de Mipibu.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!