Geral

Barragem Armando Ribeiro amplia vazão para a agricultura irrigada

Barragem Armando Ribeiro

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael, acumula 64,67% da capacidade total até o dia 23 de julho, com um total de 1,53 trilhão de litros. O volume é o dobro do registrado no mesmo período de 2019. Com o resultado, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) ampliou o uso dos recursos hídricos para a atividade de agricultura irrigada.

Para o período da alocação, a média anual para captação direta no reservatório será de 300 litros por segundo, enquanto a vazão liberada média a jusante do Armando Ribeiro Gonçalves para o rio Açu e o canal do Pataxó passará dos atuais 4,7 mil litros por segundo para 12,05 mil litros por segundo, entre julho de 2020 e fevereiro de 2021.

Segundo a ANA, a maior oferta de água permitirá o aumento das atividades econômicas na região – como agricultura, carcinicultura, indústria e abastecimento público de água –, contribuindo para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte num contexto de pós-pandemia.

A alocação de água define regras de utilização de recursos hídricos com o objetivo de distribuí-los entre os usuários por um determinado período.

Este processo conta com a participação do Poder Público, sociedade civil e usuários. No caso dessa videoconferência, o encontro virtual ocorreu em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e com o Instituto de Gestão das Águas (IGARN). Para agricultura irrigada, as outorgas são emitidas para empreendimentos que possuem uma eficiência mínima global no uso da água igual ou superior a 75%.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!