Álvaro Dias assina Lei que multa quem jogar lixo na rua

FOTO: AYRTON FREIRE/PORTAL NO AR

Pessoas físicas e jurídicas passarão a ser fiscalizadas e coibidas no ato de deposição irregular de lixo em vias públicas na cidade de Natal. O prefeito Álvaro Dias assina nesta terça-feira, 1º, às 11h, no Palácio Felipe Camarão, o decreto que regulamenta a Lei 6.693, que prevê multas para quem cometer a infração.

Será considerado infrator quem cometer, mandar, constranger, auxiliar ou se beneficiar do descarte de lixo em vias públicas da capital potiguar. Ou seja, não apenas a pessoa que tenha sido flagrada, mas também quem contratou. O infrator será penalizado com multa e, em caso de reincidência, o valor será dobrado, além de que a multa será aplicada cumulativamente caso haja duas ou mais infrações cometidas.

De acordo com a nova legislação, caso a pessoa seja flagrada depositando lixo de formar irregular, o órgão fiscalizador terá que agir de forma a conscientizá-lo. Ou seja, o infrator terá a oportunidade de corrigir a conduta. Caso conserte o erro imediatamente após a ocorrência, será apenas notificado com Advertência.

As infrações estão qualificadas como leve, média, grave e gravíssima, o que determina o valor da multa a ser cobrada, levando em consideração a irregularidade cometida e o potencial poluidor. Estão citadas entre as irregularidades casos que oferecem risco à população, como descartar irregularmente pneus, medicamentos, seringas, resíduos dos serviços de saúde, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, componentes ou equipamentos eletroeletrônicos, embalagens plásticas utilizadas para armazenar agrotóxicos e similares.

A nova lei também considera irregular a violação de reservatórios de lixo, provocando espalhamento. Ainda está previsto entre as infrações: deixar de disponibilizar para a coleta o lixo gerado após feiras livres, passeatas, espetáculos ou quaisquer eventos em espaços públicos; lançar qualquer objeto de veículos, resíduo ou rejeito; não proceder o recolhimento, condicionamento e destinação adequados dos excrementos de animais; urinar ou defecar em logradouros públicos; descartar nas ruas material proveniente da distribuição de panfletos, prospectos ou qualquer tipo de propaganda, entre outras infrações, como descartar de forma irregular nas ruas e terrenos podas de árvores e resíduos de construções e até mesmo o lixo doméstico.

Portal no Ar

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza