Francisco do PT

Francisco do PT cumpre agenda com educadores em Mossoró e Areia Branca

A segunda-feira (19) do deputado Francisco do PT foi dedicada integralmente a dialogar com educadores em Mossoró e Areia Branca, no Oeste e Litoral Potiguar.

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais e Universidades Públicas, a primeira agenda do deputado foi no IFRN campus Mossoró, onde conversou com o diretor geral do instituto e também com o diretor do campus de Apodi. O objetivo foi tratar sobre a situação das instituições a partir dos cortes de recursos realizados pelo Governo Federal.

“Estamos administrando no limite, porque deixamos de realizar aulas de campo, atividades noturnas no auditório, visitas técnicas, capacitações de professores, desligamos aparelhos de ar-condicionado e cortamos vários eventos. Isso tudo é apenas um exemplo do que tem ocorrido aqui”, destacou o diretor do campus de Mossoró, Jailton Barbosa.
Francisco conversou ainda com representantes dos estudantes do instituto, que também demostraram preocupação com a situação financeira da instituição, além de políticas do Governo Federal que ainda não estão claras, como por exemplo, o projeto nomeado de “Future-se”. Para alguns especialistas, o programa pode significar o início da privatização da educação pública no Brasil.

A reunião seguinte foi no campus da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), com a presença do vice-reitor, José Domingues e representantes de sindicatos. Segundo o vice-reitor, a universidade também teve que fazer diversos cortes para continuar operando, mas que se situação permanecer, a partir de outubro, o funcionamento da instituição será afetado.

A agenda do deputado Francisco também contemplou a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, onde conversou com o reitor Pedro Fernandes e com coordenadores da UERN. O reitor falou sobre a necessidade de garantir investimentos e a valorização da instituição, responsável pela formação de excelentes profissionais do Estado.

A defesa da valorização dos profissionais e da instituição foi feita ainda pelos representantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), que também se reuniram com o deputado. Para a presidente da Associação, Rivânia Moura, é preciso garantir a autonomia financeira da universidade, para garantir o planejamento de ações da própria instituição, além da criação de um plano de cargos e salários.

De Mossoró, o deputado Francisco seguiu para Areia Branca, onde participou do Seminário de Formação de Professores, realizado pelo SINTE-RN.

Nas reuniões com os profissionais da educação estadual, Francisco do PT falou também sobre a lei proposta por ele e sancionada recentemente pela governadora Fátima Bezerra, chamada de Lei da Escola Democrática.


Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!