“É preciso fomentar a cultura de paz nas escolas”, ressalta Francisco do PT, em audiência promovida pelo seu mandato

“Realizamos esse debate com a compreensão de que, apesar das inúmeras manifestações de violência presentes no ambiente escolar, é possível construir uma convivência que supere a violência, sendo alicerçada no respeito a vida, a solidariedade, o diálogo e a tolerância”, declarou Francisco do PT ao abrir a audiência pública “Paz nas escolas: pelo combate à violência nas redes pública e privada de ensino”. O evento foi realizado nesta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa do RN.

De acordo com o deputado estadual Francisco do PT, a audiência foi realizada em atendimento a demanda apresentada por diversos segmentos, tais como movimentos estudantis e educadores. “Esse debate acontece justamente após a sanção da lei, de nossa autoria, que cria a Escola Democratica, projeto que garante a liberdade de expressão na comunidade escolar”, acrescentou.

Francisco do PT, propositor da audiência, trouxe dados que revelam a incidência de violência nas escolas em todo o país. O parlamentar citou números de uma pesquisa do Instituto Nacional Anísio Teixeira, de 2015, onde aponta que 2,5% dos educadores pesquisados relataram casos de atentados a vida, e que a percepção de diretores e educadores sobre a ocorrência de violência física ou verbal chega a mais de 50%. Já o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2017, cita que 447 educadores no RN relataram casos de alunos portando facas ou canivetes no ambiente escolar, e outros 89 presenciaram arma de fogo.

“Diante dessa realidade em todo o Brasil nos últimos anos de crescimento nos índices de violência no ambiente escolar é preciso fomentar a cultura de paz nas escolas, construída a partir da soma de esforços de todas e todos”, ressaltou Francisco ao comentar a existência da Lei Paz nas Escolas, de autoria do então deputado estadual Fernando Mineiro, para atuar na prevenção e no controle da violência nas escolas.

Presentes na mesa de abertura, o juiz Jarbas Bezerra, que coordena o Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC); a professora Socorro Batista, da Secretaria Estadual de Educação; João Maria Mendonça, coordenador do Núcleo de Educação para Paz e Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Educação; Gesaias Ciríaco, coordenador de Programas de Cidadania da Sesed; José Teixeira, coordenador do SINTE-RN; e Joás Ferreira, diretor da 1ª Direc. Antes dos debates alunos de escolas públicas fizeram apresentações culturais.


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza