Arquivos:

Francisco do PT

Em Comissão, Francisco do PT vota a favor de projeto que reajusta salários da PM e do Corpo de Bombeiros

O deputado estadual Francisco do PT participou, nesta quarta-feira (16), de reunião da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF), que deliberou sobre a proposta enviada pelo Governo do Estado para a reestruturação das carreiras da Polícia Militar (PM-RN) e do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBM-RN). Parlamentar votou favorável a matéria que segue em tramitação na Assembleia Legislativa.

“O envio dessa matéria pelo governo do estado vem reforçar, mais uma vez, o espirito de diálogo que a governadora Fátima tem com todas as categorias. Apesar das dificuldades financeiras que o estado enfrenta, o governo fez todo esforço demonstrando nesse projeto a sensibilidade e compromisso com às justas reivindicações dos nossos operadores da segurança pública”, destacou Francisco do PT.

Também aprovada na CFF, na reunião de hoje (16), o Projeto de Lei que institui no âmbito do Poder Executivo o Programa Moto Legal, que tem a finalidade de incentivar a regularização da propriedade e o licenciamento de motocicletas com potência de até 155 cilindradas.

Francisco do PT

Francisco do PT anuncia mobilização para debater soluções de enfrentamento a desastre ambiental no RN

O desastre ambiental que assola o Nordeste, em especial o Rio Grande do Norte, foi o assunto da fala do deputado Francisco do PT, na manhã desta quinta-feira (10), na sessão da Assembleia Legislativa.

O deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar das Águas no RN, disse que vai promover uma grande mobilização, envolvendo órgãos ambientais, ONGs e Governo, para discutir soluções para o problema gerado pelo vazamento de petróleo que está atingindo as praias do Nordeste. O Rio Grande do Norte é o estado com o maior número de praias atingidas.

“Precisamos unir forças para enfrentar esse desastre ambiental, que pode ser considerado o maior da história de nosso estado. Infelizmente, as consequências vão perdurar por muitos e muitos anos no nosso litoral, afetando ainda setores fundamentais de nossa economia, a exemplo da pesca e do turismo”, lamentou o deputado Francisco, durante o pronunciamento.

Francisco fez ainda críticas ao Governo Federal, que só começou a tomar providências sobre o problema, depois de 30 dias que as primeiras manchas de óleo foram detectadas.
“Nós não vamos ficar de braços cruzados vendo nossas praias e sua vida marinha, sendo destruídas. Vamos buscar quem tiver que buscar para se somar nessa luta”, disse o parlamentar.

Francisco do PT

Francisco do PT na luta pela regularização fundiária da zona urbana de Bodó

Não existe um morador da zona urbana de Bodó que possua escritura do seu imóvel. Para mudar essa realidade, o deputado estadual Francisco do PT, que desde o início do mandato se somou à essa luta, participou nesta terça-feira (08) de duas audiências, uma na DATANORTE e outra na CEHAB, articuladas pelo seu mandato, para tratar da regularização fundiária do município, localizado na região do Seridó Potiguar.

Francisco do PT ressaltou que é difícil a situação dos que vivem na zona urbana de Bodó. “São mais de 600 imóveis, toda a zona urbana de Bodó sem regularização fundiária. Os prejuízos para a cidade e, principalmente, para os moradores são enormes. Eles ficam impedidos, por exemplo, de realizar algumas transações bancárias, de investir na própria cidade, o que interfere diretamente no desenvolvimento local, na geração de emprego e renda”.

Para a diretora-Presidente da Companhia de Processamento de Dados do RN – DATANORTE, Rosangela Fonseca, a governadora Fátima Bezerra é sensível com o pleito e é de interesse do governo do RN fazer a regularização fundiária de Bodó. “Temos um processo em curso, iremos analisar e concluí-lo com maior celeridade, e, dentro da legalidade, apresentar alternativas para resolver essa questão”.

De acordo com o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB), Pablo Thiago Lins, será feita uma reunião com a diretoria da DATANORTE para alinhar as tratativas sobre a temática. “Assim que a DATANORTE apresentar o parecer do processo em curso iremos nos reunir e tocar o processo”.

O prefeito de Bodó, Marcelo Porto, destacou que a regularização fundiária é um sonho antigo da população e a ausência da titularidade impede o município de crescer. Acompanharam o prefeito, o vereador Rany, o presidente do Sindicato dos Servidores de Bodó, Nego do Sindicato, o presidente do PT local, José Reis e Severino Dionísio (PT).

Por fim, o deputado Francisco do PT fez apelo para que seja dada toda atenção e prioridade a essa demanda, pois é uma reivindicação antiga e que a população carece de que seja concretizada.

Francisco do PT

Francisco do PT participa de encerramento da festa de São José do Seridó e aproveita para tratar de demandas do município

O encerramento da festa do padroeiro de São José do Seridó foi o compromisso da agenda do deputado Francisco do PT, neste domingo (29). O parlamentar participou da procissão, ao lado de milhares de fiéis.

E antes do ato religioso, Francisco se reuniu com lideranças locais para tratar sobre demandas do município. Entre elas reformas de escolas, viatura nova para a PM, retomada da obra da CAERN para abastecimento d’água e a destinação de emenda para a cobertura da quadra da Escola Municipal Raul Medeiros Dantas.

“O deputado Francisco do PT faz um mandato democrático, participativo e popular, feito pelo povo”, disse o servidor público Nó Cego.

Também participaram da reunião: o secretário municipal de meio ambiente, Josimar Araújo; o aposentado Antônio Libâneo e outras lideranças do PT local.

Francisco do PT

Francisco do PT é escolhido relator do Plano Plurianual 2020-2023

Durante reunião da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual Francisco do PT foi designado relator do Plano Plurianual de investimentos 2020-2023 (PPA).

“Em meu primeiro ano de mandato, recebo com muita honra a missão de relatar o PPA, que é o instrumento norteador de investimentos do Governo para o próximo período. Isso requer de nós muita maturidade, responsabilidade e, fundamentalmente, muita capacidade de diálogo”, ressaltou o parlamentar ao destacar que, a exemplo da postura adotada na relatoria da PEC do Crescimento Sustentável das Despesas, vai construir o relatório do PPA, após realizar um amplo debate. “Iremos aprimorar e melhorar ainda mais essa proposta”.

Francisco do PT fez questão de frisar o papel de diálogo que tem marcado a gestão da governadora Fátima Bezerra. “O PPA vem em sintonia com programa de governo que a nossa governadora apresentou a sociedade Potiguar na eleição passada. Ao mesmo tempo, o plano foi objeto de um amplo debate com os diversos setores da sociedade, abrangendo todas as regiões do estado”.

Francisco do PT

Francisco do PT defende pleito da PM de Jardim do Seridó, junto ao Governo do Estado

O deputado Francisco do PT apresentou, nesta segunda-feira (23), à secretária estadual adjunta do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Joseane Bezerra, um pleito da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, em Jardim do Seridó.

No ofício entregue pelo parlamentar, o capitão Michael, comandante da companhia, solicita o “desmembramento e doação, em nome da Polícia Militar do RN, de parte do imóvel, onde antes funcionava o extinto CSU (Centro Social Urbano)”.

Desde dezembro de 2017, a instituição militar funciona no prédio, mas apenas como imóvel cedido, de maneira informal. Mesmo assim, nos quase dois anos de funcionamento da Companhia, foram feitas reformas e adaptações para o bom desempenho e utilização como Quartel Policial Militar.

“Eu fui procurado pelo Capitão Michael, que me relatou a necessidade dessa doação para que, segundo ele, facilite a captação de recursos destinados à reforma da estrutura física do prédio. O processo para a realização dessa ação está, inclusive, no gabinete da secretária e eu pedi que fosse dada celeridade, porque é uma forma de colaborar com a segurança do município”, declarou o deputado Francisco do PT

Francisco do PT

Em Currais Novos, Francisco do PT debate cortes na educação ao lado do prefeito Odon, vereadores e do diretor do IFRN

O deputado estadual Francisco do PT esteve na quinta-feira (19), em Currais Novos, onde visitou às instalações do campus do IFRN local para dialogar sobre a realidade em que se encontra essa unidade de ensino, diante do volumoso corte de recursos feito pelo governo federal.

Ao lado do prefeito Odon Júnior, dos vereadores Tercia Leda, Zefinha Moura e Professor Rady, Francisco do PT foi recebido pelo diretor geral, Adreilson Oliveira, que apresentou um diagnóstico atual da situação financeira da unidade e das medidas adotadas para que o funcionamento da instituição não seja paralisado devido ao corte de recursos do Ministério da Educação.

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades e dos Institutos Federais de Ensino, o parlamentar tem realizado uma série de visitas nas mais diversas unidades de ensino para conversar com a direção, professores, demais servidores, pais e alunos sobre as medidas do governo federal que estão desmontando a educação brasileira.

“A situação do IFRN de Currais Novos não é diferente dos demais. O diretor nos relatou com preocupação que, mesmo com todas as adequações feitas, será difícil manter o pleno funcionamento da instituição, que já teve redução ou cancelamento de vários serviços e ações, inclusive com demissão de terceirizado”, lamentou.

Francisco do PT reafirmou que o seu mandato está à disposição para contribuir na luta em defesa dos institutos federais e das universidades públicas. “Contem sempre comigo”.

Francisco do PT

“Governo fará, pelo menos, mais uma convocação de professores aprovados no concurso de 2015”, comemora Francisco do PT

Em atendimento a solicitação do mandato do deputado estadual Francisco do PT, o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, recebeu nesta terça-feira (17), no seu gabinete, uma comissão de aprovados no concurso da Educação de 2015. Essa audiência se deu em decorrência de um pedido feito pelos aprovados a Francisco do PT.

“A reunião foi muito positiva. Fomos recebidos pelo secretário e sua equipe, que sempre se colocam a total disposição, para dialogar sobre o concurso da educação realizado em 2015 e as perspectivas de convocações, tendo em vista que o mesmo tem validade até meados de 2020. A boa notícia foi que o secretário anunciou que, pelo menos, será realizada mais uma chamada”, comemorou o deputado estadual Francisco do PT que vem acompanhando essa pauta.

O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, informou que toda sua equipe está somando esforços para finalizar um levantamento, realizado em conjunto com as Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs), para ter o real diagnóstico da demanda de professores nos diversos municípios do estado. “Feito esse relatório iremos, com toda a certeza, realizar mais uma convocação, no mínimo”, acrescentou o professor Getúlio.

Para o representante dos aprovados, professor Francisco Eutrópio, a interlocução do deputado Francisco do PT foi fundamental. “O deputado Francisco prontamente nos recebeu em seu gabinete, ouviu nossas demandas e articulou esse encontro. Estamos confiantes e esperançosos”, disse.

Articulação do encontro ocorreu em conjunto com o mandato da deputada estadual Isolda Dantas, que também esteve presente.

Francisco do PT

Francisco do PT se reúne com lideranças de Timbaúba dos Batistas para discutir demandas do município

Com o objetivo de mais uma vez ouvir as demandas das populações dos municípios do Rio Grande do Norte, o deputado Francisco do PT aproveitou o fim de semana para se reunir com lideranças da cidade de Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó.

O encontro, articulado pelo PT local, contou com a participação dos ex-prefeitos Ivanildo Filho e Deda, além de vereadores, vereadoras e lideranças locais, incluindo a presidente da Câmara, Yllana Torres.

Representantes de diferentes categorias profissionais e grupos estiveram presentes, com o objetivo de apresentar demandas ao deputado e buscar informações sobre programas de ações do Governo do Estado.

“Eu já conhecia a competência de Francisco como prefeito e sabia que seria um grande deputado, como de fato está sendo”, declarou Glicério Batista, que foi o principal apoiador de Francisco, no município, na campanha passada.

O apoio às artesãs e aos produtores rurais estiveram entre as demandas apresentadas ao parlamentar.

“Francisco está tomando uma iniciativa que acho que todos os deputados deveriam ter. Ele está buscando ouvir as pessoas, antes mesmo que seja procurado por elas. É um grande exemplo”, declarou o ex-prefeito Ivanildo Filho.

Francisco do PT

Francisco do PT encerra agenda em Brasília, com reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional

O último dia de agenda do deputado Francisco Do PT, em Brasília, foi marcado por importantes reuniões, para tratar da conclusão das obras de integração do Rio São Francisco, incluindo a que encerrou a pauta de compromissos na Capital Federal: a reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional.

Ao lado dos outros deputados que compõem a Frente Interestadual em Defesa da Transposição (Jeová Campos -PSB/PB e Antônio Fernando – PSC /PE), o deputado Francisco foi recebido no MDR, pelo diretor Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Marcelo Borges, a quem foi entregue um ofício cobrando do ministério, algumas respostas sobre o andamento da obra.

Durante a reunião, a qual teve a participação também da deputada Natália Bonavides (PT-RN) e dos deputados Wilson Santiago (PTB-PB) e Benes Leocádio (PTC-RN), o secretário do ministério disse que a previsão para a chegada das águas no RN é o segundo semestre de 2020, mas afirmando que ainda não há garantia de recursos financeiros suficientes para o andamento da obra, no próximo ano.

“Outra preocupação é com o ramal do Apodi, tratado como obra nova e que não tem garantia de execução por parte do Governo Federal. Saímos esperançosos de que a obra será concluída, porém muito preocupado com a garantia da liberação dos recursos para o cumprimento do cronograma apresentado”, afirmou o deputado Francisco do PT.

Além da agenda no MDR, os deputados da Frente também conversaram com parlamentares de seus respectivos estados, para pedir apoio na luta e ainda participaram de uma reunião da bancada nordestina no Congresso Nacional e outra na Agência Nacional das Águas (ANA), onde foram recebidos pelos diretores Oscar Moraes e Marcelo Cruz.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!