Arquivos:

Francisco do PT

Francisco do PT cumpre agenda no Seridó, ao lado da governadora Fátima Bezerra

O sábado (15) foi de agenda no Seridó, para o deputado Francisco do PT, ao lado de Fátima Bezerra. A primeira atividade foi em Carnaúba dos Dantas, onde a governadora entregou cheques do programa Microcrédito do Empreendedor.

O evento aconteceu na Escola Estadual Caetano Dantas, onde mais de 50 microempreendedores foram beneficiados com cheques que, somados, chegam a um investimento total de 206 mil reais.

“Esse tipo de programa tem uma importância gigante, porque além de ajudar os microempreendedores em seus pequenos negócios, ainda contribui com a economia local, num momento tão difícil de nossa economia”, destacou o deputado Francisco.

Após o evento em Carnaúba, o deputado e a governadora seguiram para Caicó, onde participaram da 1ª Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti). Na Feira, que aconteceu na Ilha de Santana, a agenda também foi acompanhada pelo vice-governador Antenor Roberto, pelos secretários de Estado, Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) e Fernando Mineiro (Gestão de Projetos), além da senadora Zenaide Maia.

O evento promovido pelo Governo do Estado, contou com 100 stands e teve o objetivo de mostrar o que o Rio Grande do Norte tem produzido de melhor nos setores de tecnologia e inovação.
“Este evento é mais uma prova do compromisso do Governo do Estado com quem faz acontecer no RN”, ressaltou Francisco do PT.

A agenda do parlamentar, ao lado da governadora foi encerrada em Currais Novos, onde, ao lado do prefeito Odon Jr, participaram de mais um edição do Forronovos, a tradicional festa junina da cidade.

Currais Novos » Francisco do PT

Acompanhado do prefeito de Currais Novos, Francisco do PT apresenta demandas de Currais Novos, ao secretário de segurança do RN

O deputado estadual Francisco do PT esteve reunido com o secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Araújo, ao lado do prefeito de Currais Novos, Odon Jr., na tarde desta quinta-feira (13), para apresentar demandas do setor, para o município.

Uma das demandas foi sobre a segurança do “Forronovos”, que é a festa junina do município e reúne um grande público. O evento acontece a partir desta quinta-feira (14) e vai até o domingo (17).

O pedido para o secretário foi para que a polícia civil local funcione em regime de plantão, durante o período festivo, o que foi atendido pelo coronel.

Outro pedido foi para que o major Moacir, comandante da Polícia Militar em Currais Novos, possa permanecer à frente da Companhia, já que vem desempenhando um trabalho com excelentes resultados no município, apresentando, inclusive, redução no número de ocorrências.

A solicitação entrou na pauta da audiência, por causa de boatos que circularam na cidade, de que o major seria transferido para outra localidade, mas o secretário garantiu que não haverá qualquer modificação.

“O major Moacir apresenta sempre bons resultados por onde ele passa. Foi assim em Parelhas e está sendo assim hoje em Currais Novos. Por isso o nosso desejo de que ele possa seguir fazendo o trabalho que está realizando no município”, ressaltou o deputado Francisco do PT.

O prefeito Odon agradeceu o empenho do deputado Francisco em todas as demandas referentes a Currais Novos. “É sempre muito bom contar com o apoio do deputado Francisco, que está sempre sendo um articulador junto ao Governo do Estado, para a melhoria da vida do povo de nosso município”, afirmou o prefeito.

O chefe de gabinete do município, Dr. Rodolfo e o advogado, Dr. Adriano Brandão, também participaram da reunião.

Francisco do PT

Francisco do PT comemora aprovação da “Escola Democratica” na Comissão de Educação

Aprovado por unanimidade nas Comissões de Constituição e Justiça, de Administração, e, agora, na Comissão de Educação, o Projeto de Lei que cria a “Escola Democrática”, está pronto para ser votado no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Autor do projeto, o deputado estadual Francisco do PT comemorou a aprovação da matéria que visa contribuir para uma escola democrática plural e livre de preconceitos.

“Agradeço os deputados e as deputadas que foram sensíveis em votar pela aprovação da Escola Democrática, diante da sua importância no sentido de garantir a liberdade de cátedra, a liberdade de expressão. Ou seja, esse projeto busca evitar qualquer tipo de censura a atividade docente na sala de aula, nas escolas do nosso estado”, declarou Francisco do PT.

Francisco do PT

Francisco do PT entra na luta por garantia de direitos, para moradores de Macau

O deputado Francisco do PT participou nesta terça-feira (11), em Macau, de uma audiência pública, realizada pelo vereador Cláudio Gia (PT), para tratar de demandas da população do município, referentes à abastecimento e moradia.

A primeira cobrança dos moradores é a construção de uma adutora, para levar água da comunidade Santa Maria, em Afonso Bezerra, até a cidade de Pendências, onde já existe uma adutora que abastece Macau. Com a nova obra, o povo de Macau passaria a ter acesso a uma água de melhor qualidade e sem os problemas que enfrenta atualmente.

A adutora é um projeto antigo do governo federal, orçado em 68 milhões de reais e, segundo o vereador Cláudio Gia, resolveria os vários problemas enfrentados pela população de Macau, com relação ao abastecimento. Hoje a população depende exclusivamente da água da barragem Armando Ribeiro, captada diretamente no rio.

O outro assunto tratado na audiência foi a respeito da desapropriação e regularização de moradias da Vila Alcanorte, que foi construída na década de 70, pelo governo militar, para os trabalhadores da empresa. A indústria seria para a fabricação de barrilhas, mas nunca chegou a funcionar.

No governo Collor, a Alcanorte foi privatizada e os compradores passaram a cobrar aluguel dos moradores, que nunca nem chegaram a trabalhar no empreendimento. Hoje, a vila que tem cerca de 200 famílias, enfrenta vários problemas de infraestrutura.

O deputado Francisco, que também é presidente da Frente Parlamentar das Águas, se comprometeu a se somar na luta dos dois pleitos, apresentados durante a audiência. “Já a partir desta quarta-feira, estarei não apenas apresentando requerimentos, que é o nosso papel, mas cobrando e articulando, para que possamos marcar, o mais rápido possível, uma audiência com a governadora e tratarmos sobre esses assuntos”, declarou o deputado Francisco do PT.

Francisco do PT

“É preciso ouvir o povo”, diz Francisco do PT sobre a reforma da Previdência

Em continuidade a agenda de debates e discussões acerca da proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro, os mandatos dos deputados estaduais Francisco do PT e George Soares (PR) realizaram na última segunda (10), uma audiência pública para tratar a PEC 06/2019 e as suas consequências para o povo brasileiro. Aberta ao público, a atividade ocorreu na Assembleia Legislativa do RN.

“A proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo federal representa um verdadeiro desmonte das políticas públicas e sociais, das conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras”, disse o deputado estadual Francisco do PT ao acrescentar também que a proposta deveria passar por um amplo debate com os mais variados segmentos da sociedade, principalmente com quem, de fato, será afetado: o trabalhador brasileiro. “Nós até entendemos que é preciso discutir o tema da seguridade social, mas toda iniciativa que traga consequência para a vida do povo precisa ser discutida com o povo”.

Durante a fala, Francisco do PT lamentou ao mesmo tempo que demonstrou preocupação com as inúmeras iniciativas do governo federal nesses primeiros cinco meses de gestão. “Desde que começamos o mandato aqui nesta Casa, estamos debatendo quase que semanalmente sobre algum ataque ou retirada de direitos dos trabalhadores. Não tenho dúvida que o projeto de reforma da Previdência como está colocado, tratando desiguais de forma igual, desconstitucionalizando direitos e mercantilizando a Previdência Social através da proposta de capitalização, com certeza não é boa para o país”.

Participaram também da audiência o economista José Celso Cardoso (presidente da ANFIPEA), a diretora do SINAIT, Rosângela Rassy; o presidente da OAB-RN, Aldo de Medeiros; o presidente do Conselho Consultivo da ANFIP, Floriano Martins de Sá; o coordenador da Frente Potiguar em Defesa da Previdência Pública, Arnaldo Fiúza; o presidente do SINDIFERN, Roberto Fontes; o diretor executivo da Fecomercio, Jaime Mariz; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do RN, Francisco Irailson, além de demais representações sindicais, sociais e movimentos.

Francisco do PT

Francisco do PT participa do Santo Antônio do Povo, em Santana do Seridó

Recepcionado pelo ex-vereador e presidente do PT local, Thiago Cabral, o deputado Francisco do PT esteve na cidade de Santana do Seridó, na noite deste sábado (8), para participar do tradicional Santo Antônio do Povo, que á a principal festa do município.

No evento, Francisco se encontrou com amigos e aliados políticos, a exemplo dos vereadores Elvis da Ambulância (PT), Bruno Augusto (MDB), Toinho (MDB), dos ex-prefeitos Drill e Iranildo, além das lideranças locais, Thyciano Almeida e do ex-vereador Flávio.

O vereador Professor Frank, a vice-prefeita de Parelhas, Nazilda Tavares e a presidente da PT de Parelhas, Gildete Maria, também acompanharam o deputado na festa, da qual Francisco participa todos os anos.

“Não é de hoje que participo desta festa. Todos os anos marco presença no Santo Antônio do Povo, porque, pra mim, é um dos melhores eventos juninos do Rio Grande do Norte. Aqui encontro amigos e amigas e vivo um grande momento de confraternização”, disse Francisco do PT.

A ligação de Francisco com Santana do Seridó é tão forte que, proporcionalmente, foi onde recebeu a segunda maior votação, para deputado, na eleição do ano passado.

Francisco do PT

Francisco do PT visita mais um campus do IFRN, para tratar sobre impactos dos cortes do Governo Federal

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos Federais, deputado Francisco do PT, visitou, nesta sexta-feira (7), mais um campus do IFRN, para buscar informações sobre os impactos dos cortes do Governo Federal, no funcionamento da instituição. Desta vez foi o campus da cidade de João Câmara, na região do Mato Grande.

Durante a visita, o deputado se reuniu com alunos e diretores do instituto e ouviu relatos da situação atual, enfrentada pelo campus, que foi obrigado a cancelar atividades e serviços, por causa do corte financeiro que sofreu. Segundo o diretor geral do campus, Matheus Tavares, o corte foi de 742 mil reais.

“Por causa disso, tivemos que fazer adequações que vão desde o desligamento de ar condicionados, até o cancelamento de eventos importantes, aulas de campo, visitas técnicas, bolsas de assistência estudantil e cursos de extensão”, declarou o diretor geral do IFRN de João Câmara, Matheus Tavares.

Francisco falou da preocupação dele, com a situação que tem encontrado, em todos os campi por onde tem passado. “Não se justifica. Não há um só argumento convincente para o que o Governo Federal tem feito com o ensino público deste país e, a cada lugar que visito, para tratar sobre esse assunto, a situação é ainda mais preocupante”, disse o deputado Francisco do PT, reforçando que a ideia dele é mobilizar forças políticas, a partir das informações que tem colhido, para tentar reverter a situação dos cortes para o IFRN.

Desde que os cortes foram anunciados, o parlamentar já esteve em diferentes campi do IFRN e de universidades, além de ter realizado audiências públicas sobre o tema.

Francisco do PT

Francisco do PT discute situação do campus do IFRN, em Canguaretama, com estudantes e diretor

O deputado Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos Federais, esteve, nesta terça-feira (4), na cidade de Canguaretama, onde se reuniu com estudantes e a direção geral do campus do IFRN, para tratar sobre cortes do governo federal, nos recursos para a educação.

Segundo o diretor geral do campus, Valdelúcio Ribeiro, o corte foi de 221 mil reais, o que obrigou a instituição a adotar medidas severas, a exemplo da demissão de servidores terceirizados e cancelamento de bolsas para estudantes, dos projetos de extensão.

“O IFRN de Canguaretama desenvolve projetos de extensão com comunidades, a exemplo de quilombolas e indígenas, além catadores de recicláveis. Mas, infelizmente, esses projetos acabaram tendo que ser cancelados. Não podemos ficar de braços cruzados. É preciso cobrar do governo federal a reposição desses recursos”, destacou o deputado Francisco do PT.

Desde que a frente foi criada, Francisco já esteve nos diferentes compus do IFRN e UFRN, além de promover audiências públicas para debater o problema.

Francisco do PT

Francisco do PT garante apoio a projeto de combate a agrotóxicos, nas águas do RN

 

Presidente da Frente Parlamentar Estadual das Águas, o deputado estadual Francisco do PT recebeu a visita do professor Vicente Almeida (UnB) e da coordenadora do Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos à Saúde do Trabalhador, no Meio-Ambiente e na Sociedade (FECEAGRO-RN), Maria Célia Barbosa de Farias.

O encontro foi para apresentado ao parlamentar, o “Projeto Água Sã”, que conta com a participação de diversas entidades da sociedade civil e instituições federais. O projeto refere-se ao monitoramento da qualidade da água consumida no Rio Grande do Norte e a sua contaminação por agrotóxicos.

Os pesquisadores buscaram o apoio do parlamentar, enquanto presidente da Frente, para a realização dos estudos, que visam o trabalho de diagnósticos de águas e a apresentação de soluções para combater o problema.

De acordo com o projeto de pesquisa, “a contaminação da água por agrotóxico é uma questão de saúde pública de maior grandeza, necessitando pois de uma abordagem criteriosa e um olhar qualificado para o tratamento do tema, no contexto de sua utilização e aplicação em todo o país, especialmente em regiões de uso intensivo de agricultura irrigada, como é o caso de regiões agrícolas do Rio Grande do Norte”.

Francisco disse que o projeto merece bastante atenção, principalmente por se tratar de uma questão de saúde pública e colocou o mandato à disposição, assim como a frente parlamentar, para contribuir com iniciativas como essa, que contribuem na defesa do meio ambiente e qualidade da água.

Francisco do PT

Em audiência, Francisco do PT conclama a sociedade a defender o SUS

Foto: Alberto Leandro

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que tem como tema “Democracia e Saúde”, foi a pauta de audiência pública promovida pelo mandato do deputado estadual Francisco do PT, realizada na tarde de hoje (03), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Segundo Francisco do PT, esse foi um momento para ampliar o conhecimento sobre a importância de debater os controles sociais e os mecanismos de participação da sociedade, duramente tão atacados pela gestão atual do Governo Federal.

“A Conferência Nacional de Saúde é o povo brasileiro tendo verdadeiramente o direito a voz, o direito de debater a saúde pública do nosso país. Trata-se de uma grande mobilização de caráter social para defender o Sistema Único de Saúde como direito da população brasileira. Em mais de 30 anos de SUS, muitos foram os avanços, porém é preocupante a política de desmonte da saúde pública promovida pelo governo federal que afeta principalmente aquela parcela da população que mais necessita da presença do estado”, disse o deputado.

O secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, acrescenta que “aquilo que conquistamos com a Constituição de 88 vem sendo posto em cheque, e só existe um caminho para reverter esse retrocesso: é a mobilização e participação social”. Gestor criticou ainda a ameaça da desvinculação de receitas da saúde, o desmonte de políticas públicas e conselhos sociais por parte do governo Bolsonaro.

Para o secretário geral da 16ª CNS, Geordeci Menezes, o resultado eleitoral presidencial e o aumento dos ataques que o SUS vem enfrentando nos últimos meses fazem com que a conferência seja ainda mais importante.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia Jacinto considera que as conferências e os conselhos de saúde se constituem como espaços legítimos de participação política da população na condição de funcionamento democrático do estado, ampliando as relações de democracia representativa e participativa.

Participaram também da audiência a vereadora de Natal, Divaneide Basílio, o professor Antônio de Lisboa Lopes (representando a UFRN), a vice-presidente Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), Dailva Bezerra da Silva, Fabiana Maria do Nascimento (representando a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde), Pablo Renoir (representando o Conselho Municipal de Saúde de Natal), dentre outros.

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!