Esporte » Política

Sessão solene marca o centenário do América na Assembleia Legislativa

Foto: Eduardo Maia

Foto: Eduardo Maia

Em comemoração aos 100 anos de fundação do América Futebol Clube, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta terça-feira (14), uma sessão solene que contou com a participação dos dirigentes do clube, torcedores, autoridades do mundo esportivo e das administrações municipais e estaduais.

A sessão, proposta pelos deputados Hermano Morais (PMDB) e Gustavo Carvalho (PROS), homenageou 13 personalidades que fazem parte desses 100 anos de história.

“Quis a providência divina que, neste ano de comemoração pelo centenário, eu estivesse em exercício de duas orgulhosas funções: presidente do América e deputado estadual. E posso dizer que este Poder se sente honrado de homenagear o América Futebol Clube saudando a história dessa instituição. Àquela época os fundadores não tinham ideia da bem aventurança que tinham criado, instituíram não apenas um time de futebol, mas uma verdadeira nação”, discursou Gustavo Carvalho (PROS).

O América Futebol Clube foi fundado em 14 de julho de 1915. Em um cenário que prevalecia “as sequelas da primeira Guerra Mundial, qualificada pelos conterrâneos como a Grande Guerra”, como destacou Carlos Gomes, filho de José Gomes da Costa, um dos fundadores do clube alvirrubro.

Na ocasião, foi exibido um breve documentário sobre o centenário, sustentado por detalhes históricos narrados durante o discurso de Carlos Gomes. “O estado vivia um clima de pós-guerra, quando as providências remanchavam o progresso, precisamente pela dúvida da solidez da atividade produtiva e pelo estado precário das finanças públicas. Apesar disso, os jovens se divertiam com jogos triviais, entre os quais o futebol”.

O desembargador Marcelo Navarro fez uma alusão à representatividade da cor da bandeira do time com uma série de símbolos. “É a cor do sangue, da revolução, da vida. O pequeno grupo que fundou o América se tornou uma nação”, destacou. Marcelo Navarro também citou, além das vitórias e conquistas, o desempenho das equipes no futebol amador e de salão e ainda da importância dos eventos promovidos dentro da sede social do América para a formação da identidade dos potiguares.

O ministro do Turismo e torcedor do América, Henrique Alves (PMDB), foi um dos homenageados e declarou o seu amor. “O América não é apenas um clube de futebol, é um sentimento da cidade”. Os deputados Dison Lisboa (PSD), Gustavo Fernandes (PMSB), Ricardo Motta (PROS) e Hermano Morais (PMDB) também prestaram homenagens ao clube.

Homenageados na solenidade 100 Anos América Futebol Clube

Desembargador Oscar Pires Homem de Siqueira (In Memoriam), fundador

Carlos Homem de Siqueira (In Memoriam), fundador

José Gomes da Costa (In Memoriam), ex-presidente

Humberto Pignataro (In Memoriam), ex-presidente

Humberto Nesi (In Memoriam), ex-presidente

Heriberto F. Bezerra (In Memoriam), ex-presidente

Rui Barreto da Silva (In Memoriam), ex-presidente

Carlos José da Silva (In Memoriam), ex-presidente

Carlos Jussier T. Santos, ex-presidente

José Rodrigues de Oliveira (In Memoriam), ex-presidente

José Vasconcelos da Rocha, presidente do conselho deliberativo

Juvenal Lamartine de Faria (In Memoriam), colaborador

Lavoisier Maria Sobrinho, colaborador

Henrique Eduardo Lira Alves, colaborador

 


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!