Arquivos:

Esporte

ABC é rebaixado para a Série D com uma rodada de antecedência

Só vitória sobre o Sampaio Corrêa deixaria o ABC vivo na Série C sem depender de outros resultados — Foto: Diego Simonetti/@MajorFotografias

Depois de insucessos no Estadual, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, o mais novo problema para o ABC em 2019 é o rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro. Após o empate no sábado (17) com o Sampaio Corrêa-MA, em casa, a vitória do Treze-PB, nesse domingo (18), decretou a queda do Alvinegro para a última divisão nacional.

Na lanterna com apenas 15 pontos e três vitórias, o time potiguar até pode empatar em número de pontos com a equipe paraibana – oitava colocada – com uma vitória na última rodada. No entanto, não ultrapassaria no total de triunfos.

Em entrevista coletiva após o jogo de sábado, o técnico Roberto Fernandes destacou que o time teve várias oportunidades para deixar a zona de rebaixamento. “Nós tivemos ‘n’ oportunidades de ter vencido dentro de casa e sair da zona”, destacou.

“Nós fomos incompetentes ao longo do campeonato. Aliás, temos sido ao longo da temporada. O grupo nunca deixou de se entregar nos jogos que eu comandei, mas, outra coisa, é a liga de a gente tomar a melhor decisão de finalização. Faltou competência”, acrescentou Fernandes.

O ABC se juntará ao América e ao Potiguar de Mossoró como representantes do Rio Grande do Norte na Série D de 2020. O número de potiguares ainda pode crescer, já que o Globo também está na zona do rebaixamento da Terceira Divisão.

PNA
Currais Novos » Esporte

CURRAIS NOVOS: Prefeito Odon Júnior participa da abertura dos JERNS

O Prefeito de Currais Novos Odon Júnior participou na noite desta segunda, 12, da abertura da mais tradicional competição esportiva escolar do RN, os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), regional Currais Novos.

A competição, que está em sua 49ª edição, é realizada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e tem por objetivo estimular a prática esportiva em ambiente escolar, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento do aluno e identificação de talentos.

Voltado às escolas das redes pública e privada, os jogos configuram-se como uma das maiores competições desportivas do país e a maior do RN, e contemplam estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Profissionalizante das unidades escolares atendidas pelas Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direds).

A competição conta com 14 fases regionais, duas a mais do que em 2018, de caráter classificatório, e uma fase final, etapa conclusiva dos Jogos e que designa seus vencedores.
Nesta edição, o JERNs conta com 27 modalidades de esportes oferecidas, distribuídas entre as categorias Mirim (crianças de até 13 anos), Infantil (idade máxima de 15 anos) e Juvenil (estudantes de até 18 anos). Atletismo, Badminton, Capoeira, Futsal, Ginásticas Aeróbica e Artística, Jui-Jitsu, Luta Olímpica e Xadrez são algumas das modalidades que integram a programação dos jogos.

A regional Currais Novos terá a participação de 12 cidades do Seridó, com 59 escolas e mais de 2 mil atletas, distribuídos em 12 modalidades esportivas.

Para o prefeito Odon Júnior, esse é o mais importante evento esportivo da nossa região. “É sem dúvida o maior e mais importante. E o apoio da prefeitura é fundamental. Parabenizo o Governo do Estado por manter essa chama do esporte amador e escolar viva e que próximo ano irá completar 50 anos de história. A Governadora Fátima já determinou que será uma festa ainda maior. Portanto, fico feliz em poder vivenciar esse momento. Afinal, não faz muito tempo, eu estava aqui participando como atleta”, disse Odon.

Currais Novos » Esporte

Currais Novos sedia a 23ª edição da Copa Jorge Guimarães de vôlei

Curais Novos recebe de 1 a 4 de agosto, a maior competição de voleibol amador do norte-nordeste e a segunda maior do país. Em sua 23ª edição, a Copa Nordeste Jorge Guimarães de Voleibol reunirá 78 equipes de 5 estados do Nordeste, em várias categorias, entre 9 e 18 anos.

Os mais de 200 jogos serão realizados nos ginásios do Geraldão, no Colégio Camilo Toscano, na Escola Municipal Prof Humberto Gama, no Cive e no Palácio dos Esportes e a entrada é livre para quem quiser assistir as partidas.

Cerca de 3 mil pessoas entre atletas, dirigentes, equipe técnica e familiares lotam, durante todo o final de semana, as pousadas, hotéis, bares e restaurantes de Currais Novos e também de cidades vizinhas como Acari e Lagoa Nova, movimentando consideravelmente a economia desses municípios.

A Prefeitura de Currais Novos, que é parceira do evento, realizou diversas melhorias nos ginásios do município que irão receber os jogos, como recuperação e pintura das quadras e vestiários, além das despesas relacionadas a hospedagem e alimentação dos árbitros da competição.

 

Esporte

Tite é indicado ao prêmio de melhor técnico do mundo da Fifa

A votação para o prêmio vai até o dia 19 de agosto. E o anúncio dos vencedores será no dia 23 de setembro

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou, nesta quarta-feira, 31, os indicados para o The Best, que premia os melhores técnicos e jogadores da temporada, tanto no masculino como no feminino. O único brasileiro na disputa é o técnico da seleção brasileira de futebol, Tite, que concorre como melhor treinador de equipes masculinas.

Tite foi indicado após a conquista da última edição da Copa América, realizada em junho e julho, no Brasil. Na disputa, ele terá pela frente nomes como o alemão Jürgen Klopp, que conquistou a última edição da Liga dos Campeões com o Liverpool; o espanhol Pep Guardiola, que levou o Manchester City ao título inglês, e o francês Didier Deschamps, que comandou seu país na vitoriosa campanha da Copa do Mundo de 2018.

Completam a relação o argelino Djamel Belmadi; o português Fernando Santos; o holandês Erik ten Hag, e os argentinos Marcelo Gallardo, Ricardo Gareca e Mauricio Pochettino.

Agência Brasil
Esporte

[VÍDEO] Empresário morre em queda de cavalo durante vaquejada

Uma verdadeira tragédia no encerramento da festa de João Pedro da cidade de Catingueira, no Sertão da Paraíba. A morte de um dos maiores empresários do ramo automobilístico da Paráiba, vítima de um acidente em um cavalo, durante vaquejada realizada no Parque MSM de propriedade do Prefeito Segundo Madruga (Emas-PB).

Felizardo Catingueira, dono fundador da Catingueira Veículos, estava correndo uma senha junto do seu filho Felipe, na tarde desde domingo (28), quando caiu violentamente do cavalo, e foi atingido pelo próprio animal na queda, sendo fatal o impacto, responsável por tirar a sua vida em poucos minutos.

A notícia já se espalha por todo o nordeste, já que o empresário além de ser referência no ramo de veículos, também era conhecido no mundo das vaquejadas.

Felizardo era irmão de outros empresários do ramo automobilístico que empreendem na cidade de Patos, a exemplo de João da JN Veículos, Adeilton da Catingueira Automotores, Alexandre Despachante e outros irmãos empresários.

Um amigo da família informou que ao ser socorrido, ele veio a óbito já na cidade de Santa Terezinha.

Diamante Online
Currais Novos » Esporte

Currais Novos está sediando fase inter-regional do JUVERNS durante esta semana

De segunda (14) a quinta (18) Currais Novos vira a capital do desporto escolar do RN

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do RN (SEEL-RN) deu início nesta semana às etapas inter-regionais dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERNs). A competição vai selecionar os melhores atletas para a fase estadual, que acontece no mês de agosto em Natal. Diversos jogos em várias modalidades estão acontecendo nas praças esportivas de Currais Novos.

De segunda (14) a quinta-feira (18) deverão passar por Currais Novos mais de 600 atletas de várias cidades da região.

Blog do Ismael Medeiros
Esporte

Ex-dirigente propõe fusão de ABC e América: “Precisamos nos tornar grandes”

Flávio Anselmo era vice-presidente de futebol do ABC na campanha do título da Série C, em 2010

Após a eliminação do América no Campeonato Brasileiro da Série D e um rumor de possível licenciamento da equipe na Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), o ex-vice presidente de futebol do ABC, Flávio Anselmo, usou uma de suas redes sociais para sugerir a fusão entre entre os dois clubes.

Para ele, a possibilidade do calendário do futebol potiguar acabar no próximo mês de agosto (caso o ABC não consiga vaga para o mata-mata da Série C) é um fator determinante para que essa ideia possa seguir em frente, embora já tenha registrado grande antipatia por parte das torcidas dos dois clubes nas redes sociais.

“Os times podem parar de jogar agora no meio do ano, e vão ficar seis meses parados. Não podemos pensar pequeno, o esporte modernizou, temos que acompanhar e fazer o futebol do RN figurar entre os grandes nas maiores competições”, explicou em entrevista ao jornal Agora RN nesta terça-feira, 9.

Flávio Anselmo foi vice-presidente de futebol do ABC entre 2010 e 2011, quando o time potiguar fez uma campanha vitoriosa e sagrou-se campeão da Série C. Segundo ele, enquanto não houver uma “união e modernização” nas ideias do grandes clubes, o RN estará fora do páreo no cenário do futebol nacional.

“Temos que nos modernizar, já passou da hora. Tem que haver uma fusão de ideias para podermos ser grandes. Não podemos nos achar gigantes demais e acabar como outros grandes clubes que se ruíram no futebol nacional. Precisamos nos modernizar. Veja a Série B: hoje o líder e o vice são equipes administradas por empresários”, relatou.

Recentemente, o Bragantino-SP fez uma parceria com o Red Bull Brasil-SP, clube da empresa de energéticos Red Bull, o que resultou na fusão das duas equipes. Já o Botafogo de Ribeirão Preto-SP anunciou em maio do ano passado que a empresa Trex Holding é responsável por 40% da administração do seu futebol.

Questionado sobre a forma que ocorreria e funcionaria uma união entre ABC e América, rivais históricos, o ex-dirigente disse ainda não saber exatamente como poderia ser feita, mas pediu que a iniciativa parta dos clubes ou da própria Federação. “Só assim teríamos um clube figurando grandes competições”, completou.

Além de propor a fusão entre ABC e América, Flávio Anselmo também sugeriu que Baraúnas e Potiguar, ambas equipes de Mossoró, fizessem o mesmo pra não “passarem dificuldades” como o Alecrim, que hoje é utilizado como exemplo de insucessos por estar figurando na segunda divisão do futebol potiguar, longe de qualquer holofote.

Agora RN
Esporte

Brasil derrota o Peru e é campeão da Copa América

FOTO: LUCAS FIGUEIREDO/CBF

Deu a lógica do futebol na final entre Brasil e Peru, com a Seleção Canarinho sagrando-se campeã da Copa América, vencendo por 3 x 1. A partida, nesse domingo (7), foi emocionante desde os primeiros minutos de jogo, com as seleções brasileira e peruana duelando em pé de igualdade, com superioridades técnica e individual do Brasil recebendo combate com garra e disposição por parte do Peru.

A partida iniciou após um minuto de silêncio em homenagem ao músico João Gilberto, falecido ontem. Logo no início, aos 2 minutos de jogo, o juiz marcou uma falta para o Peru, batida por Cueva com perigo, no canto inferior direito de Alisson, com a bola indo para fora. Aos 5 minutos, um ataque do Peru foi parado com falta em cima de Guerrero. A tática peruana foi partir para cima do Brasil, tentando manter os brasileiros em sua defesa. Mas a estratégia abriu espaço para o Brasil, que foi acertou passes e levou perigo ao goleiro Gallese.

A partir dos 12 minutos, o domínio passou a ser brasileiro, invertendo o jogo e mantendo o Peru em seu campo de defesa e forçando ao erro o time de Ricardo Gareca. Até que aos 14 minutos, um passe de Gabriel Jesus encontrou Everton Cebolinha, que colocou nas redes, sem chances para Gallese.

O gol brasileiro desestabilizou o time peruano, que passou a errar passes e demonstrar nervosismo em campo. Aos 24 minutos, Coutinho recebeu de Firmino e chutou com perigo, com a bola passando próxima à trave. Aos 30, Gabriel Jesus fez falta de ataque e recebeu cartão amarelo. Aos 34, passe de Firmino cabeceou por cima do gol, mas o assistente já havia marcado impedimento.

A partir dos 36, o time peruano conseguiu se reorganizar em campo e passou a atacar o gol de Alisson, mas sem maior perigo. Até que aos 41, a bola toca o braço esquerdo de Thiago Silva dentro da área e o juiz marca pênalti, após conferir o VAR (árbitro de vídeo). Guerrero bateu colocado no canto esquerdo de Alisson, que pulou para o lado errado.

Mas a alegria peruana só durou até os 47 minutos, com gol de Gabriel Jesus recebendo de Arthur e tocando rasteiro no canto direito de Gallese.

Segundo tempo

Logo a 1 minuto da segunda etapa, o Brasil começou atacando e conseguiu um escanteio, sem levar perigo ao gol peruano. Aos 3 minutos, Tapia parou ataque do Brasil fazendo carga contra Coutinho e levando cartão amarelo. Aos 7 minutos, Thiago Silva fez falta sobre Cueva e também levou cartão amarelo. Aos 9 minutos, tabela entre Gabriel Jesus e Firmino levou perigo ao gol peruano, mas não foi aproveitada.

Aos 11, Everton Cebolinha fez vários dribles em cima da zaga peruana e cruzou na cabeça de Firmino, que não aproveitou e jogou para fora. A pressão brasileira continuou, mas não intimidou o Peru, que optou por não se fechar, mesmo sem levar perigo para Alisson.

Aos 22 minutos, Zambrano fez falta violenta em Gabriel Jesus e levou cartão amarelo. Aos 24, Gabriel Jesus fez falta, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso, saindo inconformado de campo, empurrando e quase derrubando a cabine do VAR . A expulsão motivou os peruanos que partiram para cima. Tite tirou Firmino e colocou Richarlison. Em seguida, tirou Coutinho e colocou Éder Militão.

Aos 32, o técnico Gareca tirou Yotún e colocou Ruidiaz. Aos 38, Advincula fez falta forte em cima de Everton Cebolinha, parando o ataque brasileiro. Aos 40, saiu Carrillo para a entrada de Polo. Em seguida, aos 41, Everton Cebolinha foi trombado por Zambrano na grande área e o juiz marcou pênalti, após consultar o VAR. A cobrança coube a Richarlison, que chutou à direita de Gallese, que ainda foi na bola, mas não alcançou, chegando aos 3 x 1, levantando a torcida aos gritos de “É campeão”.

Tite ainda fez mais uma substituição, colocando Allan no lugar de Everton Cebolinha. O Peru ainda tentou uma reação, mas não havia mais tempo, com a partida terminando aos 51 minutos.

Festa e Bolsonaro

A taça foi erguida pelo capitão Daniel Alves, que a recebeu das mãos de Alejandro Domingues, presidente da Conmebol, consagrando a festa brasileira no campo e nas arquibancadas. O presidente Jair Bolsonaro participou da comemoração. Antes, logo no início da partida, ele tomou lugar na tribuna de honra. Bolsonaro estava acompanhado dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, da Economia, Paulo Guedes, da Cidadania, Osmar Terra, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. O senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, também estavam presentes.

Antes da partida

Para a festa de encerramento, o campo foi coberto com uma lona colorida e um palco com o formato da América do Sul foi montado no centro do estádio. A cantora Anitta se apresentou e cantou ao lado do porto-riquenho Pedro Capó. Ao final do show, ela homenageou o cantor e compositor João Gilberto, chamando-o de mestre.

Escalação

O Brasil jogou com: Alisson, Dani Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro, Arthur, Casemiro, Philippe Coutinho (Éder Militão), Gabriel Jesus, Roberto Firmino (Richarlison) e Everton (Allan).

O Peru jogou com: Pedro Gallese, Luis Advíncula, Carlos Zambrano, Luis Abram, Miguel Trauco, Renato Tapia (Gonzales), Yoshimar Yotún (Ruidiaz), André Carrillo (Polo), Christian Cueva, Edison Flores e Paolo Guerrero.

Árbitro: Roberto Vargas (Chile). Assistentes: Christian Alonso (Chile) e Claudio Ortiz (Chile).

Renda: R$ 38.769.850

Pagantes: 58.504.

Agência Brasil
Esporte

Brasil e Argentina decidem hoje quem vai à final da Copa América

Técnico Tite mantem segredo sobre a escalação da seleção para a partida contra a Argentina – Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil e a Argentina abrem na noite de hoje (2) a rodada semifinal da Copa América, que será concluída amanhã (3) entre Chile e Peru. Ao falar sobre a partida, o treinador Tite preferiu manter segredo sobre a escalação da seleção brasileira, não confirmando a presença do lateral esquerdo Felipe Luís. O jogador se recupera de dores musculares na coxa direita. O técnico preferiu elogiar o comportamento da torcida mineira em relação à seleção.

“Vai ser um grande espetáculo. Se a torcida puder trazer todo esse carinho que estamos recebendo desde que a gente chegou aqui em Belo Horizonte para dentro do estádio, nós seremos muito gratos. O Mineirão foi o lugar onde nós recebemos mais carinho do torcedor”, disse Tite ao lembrar a vitória do Brasil sobre a Argentina por 3 a 0 nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, em 2016.

O jogo desta noite, às 21h30, é o sexto entre o Brasil e a Argentina, no estádio do Mineirão, com ampla vantagem brasileira. São quatro vitórias e um empate.

O primeiro confronto entre as duas seleções, no Mineirão, foi em jogo amistoso em 1968. O time brasileiro foi formado por atletas que atuavam em Minas Gerais. O Brasil derrotou a Argentina por 3 a 2. Os gols brasileiros foram marcados por Evaldo, Rodrigues e Dirceu Lopes, todos jogadores do Cruzeiro.

Sete anos depois, as duas equipes voltaram a se enfrentar, mas em uma partida oficial, na Copa América de 1975, com jogos de ida e volta. Mais uma vez com uma convocação baseada no futebol mineiro, o Brasil voltou a derrotar a Argentina no Mineirão por 2 a 1, com dois gols do cruzeirense Nelinho.

Após esse jogo, o Mineirão passaria 29 anos sem receber jogos das duas seleções. Esse jejum acabou em 2004, quando Brasil e Argentina se enfrentaram pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, com vitória brasileira por 3 a 1. O grande destaque do jogo foi o então cruzeirense Ronaldo. Ele marcou três gols de pênalti.

Depois dessa partida, a seleção canarinha disputou mais dois jogos pelas Eliminatórias no Mineirão. Em 2008, o time brasileiro empatou em 0 a 0. Já em 2016, a história foi diferente. A O Brasil não tomou conhecimento da Argentina e venceu por 3 a 0, em uma das melhores atuações do time já sob o comando do técnico Tite. Os gols da partida foram marcados por Philippe Coutinho, Paulinho e Neymar.

Para a partida de hoje, a seleção acredita no seu crescimento coletivo e na sua forte defesa, que nesta Copa América ainda não sofreu gol. A Argentina, com uma equipe renovada, aposta no seu principal jogador: Leonel Messi.

“Tenho confiança na minha equipe. Convicção que vamos entrar e fazer um grande jogo. Cada partida tem a sua história. Conto muito com o nosso coletivo. Temos crescido mesmo no sentido de ser um time. É muito difícil de se criar isso numa seleção. Será uma partida que não tem chance para erro”, disse o goleiro Alisson, durante entrevista à imprensa no começo da noite dessa segunda-feira (1º).

EBC
Esporte

Copa América: Brasil vence Paraguai nos pênaltis e vai à semi

A Seleção Brasileira venceu o Paraguai nos pênaltis por 4 a 3 após empatar em 0 a 0 no tempo regulamentar. Gabriel Jesus fez a cobrança que definiu a classificação. O resultado leva a Seleção para a semi-final da Copa América. Vai enfrentar o vencedor de Argentina e Venezuela, que jogam nesta sexta (28).

Durante a partida, o Brasil teve uma série de chances de abrir o marcador, mas esbarrou na atuação do goleiro Gatito Fernandez. Ele fez pelo menos três defesas que evitaram a vitória brasileira.

A pressão aumentou no segundo tempo depois que o zagueiro Balbuena foi expulso. Ele fez falta em Willian na entrada da grande área. A partir desse momento, o jogo se transformou em ataque contra defesa.

Gabriel Jesus e Everton Cebolinha provocaram jogadas de perigo durante toda a partida. A zaga paraguaia levou a melhor na maior parte do tempo. Quando a bola passava, o goleiro fazia a diferença. Em um dos lances mais agudos, Willian chutou na trave.

O único lance de perigo a favor do Paraguai foi no primeiro tempo, quando Derlis González recebeu sozinho dentro da área. Alisson evitou o gol adversário.

No segundo tempo, a sensação era que o gol do Brasil sairia a qualquer momento. Inclusive, dentro dos sete minutos de acréscimos. Mas a partida foi para mais uma dramática cobrança de pênaltis. Pelo Paraguai, dois jogadores que atuam no Brasil perderam suas cobranças: Gustavo Gómez (do Palmeiras) e Derlis González (do Santos). Pelo Brasil, Firmino desperdiçou. No final, 4 a 3, torcida brasileira feliz e passaporte para a semi carimbado.

Agência Brasil

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!