PRIVILÉGIO: energia eólica afasta risco de ‘apagão’ no RN

Parque Eólico instalado na Serra de Santana.

Parque Eólico instalado na Serra de Santana.

Cerca de 80% da energia elétrica produzida hoje no Brasil vêm das usinas hidrelétricas, que dependem da chuva para encher seus reservatórios. Em tempos de escassez de precipitações em quase todo o país, as energias renováveis recebem atenção especial e, nesse sentido, o Rio Grande do Norte aparece na dianteira em relação aos demais estados brasileiros, principalmente no que diz respeito à energia eólica.

De acordo com dados do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), entre 2009 e 2014 aportaram no RN mais de R$ 10 bilhões em investimento direto, equipamentos, serviços e obras de usinas eólicas.   O presidente do Conselho de Consumidores da Cosern, João Lima, reforça que as principais alternativas de energias renováveis para o RN hoje são as eólica (dos ventos) e solar. “A eólica já existe em grande potencial e é irreversível sua tendência de crescimento, hoje tem preços relativamente competitivos; já a solar ainda é uma energia que precisa de mais atenção e investimentos”, afirma.

Além de economizar a água dos reservatórios nas usinas hidrelétricas, as energias renováveis possuem a vantagem de não gerar impactos significativos para o meio ambiente, ao contrário das usinas termelétricas, por exemplo, que provocam grandes impactos por meio da queima de combustíveis fósseis que são liberados na atmosfera.

Com a instalação de parques eólicos no RN o Estado se beneficia por meio da geração de emprego e de riqueza, além das vantagens do ponto de vista da economia energética e da sustentabilidade.

Com informações Diego Campelo - Novo Jornal

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza