ENEM 2016: Após adiamento, procurador pede à justiça a suspensão das provas

enem2016

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF/CE) entrou com uma ação civil pública na justiça, nessa quarta-feira (02), solicitando a suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto pra acontecer no próximo sábado e domingo (5 e 6). O pedido, assinado pelo procurador da República Oscar Costa Filho, argumenta que o adiamento do exame aos  mais de 190 mil candidatos em todo país, cujos locais de provas estão ocupados por estudantes, fere o principio de isonomia de seleção. Para esses candidatos, as provas foram remarcadas para dos dias (3 e 4) de dezembro.

Segundo o procurador Oscar Costa Filho, aplicar as provas em dias diferentes e com temas de redação distinta prejudicará a igualdade entre os candidatos. A ação tem caráter de urgência e deverá ser julgada até a próxima sexta-feira pelo juiz Ricardo Cunha Porto, do 8ª vara da Justiça Federal do Ceará. Caso Julgada procedente, a ação terá efeito para todo Brasil.

O Ministério da Educação (MEC) informou que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar o pedido protocolado pelo MPE/CE. Em nota, o ministério afirma que demonstrará o “grave equívoco na argumentação apresentada pelo procurador do Ceará” e lamenta “qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e familiares”.

 

Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza