Enem 2015 registra o menor número de faltas em sete anos

A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o menor número de faltosos desde 2009, quando o teste começou a ser utilizado como método de seleção para universidades. Ao todo, 1,9 milhão dos 7,7 milhões de inscritos, ou 25,5% dos candidatos, deixaram de comparecer às provas de 2015. No ano passado, este número chegou a 2,5 milhões.

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, considera a série histórica como um progresso e atribui o baixo número a medidas adotadas pelo Ministério da Educação para restringir a inscrição indiscriminada de participantes. “O número de abstenção tem diminuído também porque as pessoas olham com mais atenção para as provas e para as oportunidades que o Enem oferece”, explicou durante entrevista coletiva neste domingo (25).

Ainda segundo Mercadante, os candidatos que receberam isenção na taxa de inscrição, mas não compareceram, não vão receber o benefício em 2016. A medida visa diminuir ainda mais a quantidade de faltas. A exceção são os candidatos que apresentam justificativa para a ausência. “A isenção é paga por toda a sociedade e, se a pessoa não comparece, ela trás prejuízos para todos. A medida será uma forma didática para diminuir mais ainda mais essa porcentagem”, comentou. Atualmente, tem garantido o acesso a isenção da taxa de inscrição os alunos de rede pública e candidatos com baixa renda.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza