Arquivos:

Eleições 2018 » Notícias » Rio Grande do Norte

JUSTIÇA ELEITORAL: TRE do RN recebe 75% das prestações de contas das Eleições 2018

Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte — Foto: Igor Jácome/G1

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte registrou o recebimento de 356 prestações de contas dos candidatos que disputaram as eleições 2018 no primeiro turno. O quantitativo representa 75.11% das 474 declarações aguardadas.

O percentual coloca o Tribunal Potiguar na primeira colocação no ranking entre os Regionais do país. Os Tribunais de Santa Catarina (74,29%), Tocantins (73,29%) e Roraima (69,40%) vieram em seguida.

De acordo Lei nº 9.504/1997, a Justiça Eleitoral do estado tem o prazo de cinco dias para notificar os candidatos e partidos que não prestaram contas de campanha. Após a notificação, os inadimplentes terão 72 horas para regularizar a situação. Do total, 33 candidatos ao cargo de deputado federal, 79 que disputaram assentos na Assembleia Legislativa do RN, três candidatos ao Senado e outros três a governador não entregaram suas movimentações financeiras de campanha ao TRE. Os candidatos que disputaram o segundo das eleições terão até 17 de novembro para entrega da documentação.

Segundo o Tribunal, o candidato que não declarou as contas de campanha no prazo legal poderá fazê-lo mesmo antes de ser regularmente notificado, a fim de agilizar a regularização de sua quitação eleitoral. A prestação de contas é um dever de todos os candidatos e diretórios partidários que garante a transparência no processo eleitoral. Em caso de não regularização, as chapas serão julgadas e penalizadas pela Justiça Eleitoral.

Fonte: G1/RN

Eleições 2018 » Notícias » Política » Rio Grande do Norte

ELEIÇÕES 2018: Prazo de prestações de contas eleitorais acaba hoje

O prazo para entrega das prestações de contas de candidatos e partidos políticos referentes às Eleições Gerais 2018 expira nesta terça-feira (6), às 19h (horário local), conforme calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a última atualização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), às 15h desta segunda (5), dos 509 candidatos e partidos que participaram das eleições, apenas 84 realizaram a prestação.

Para os diretórios estaduais e candidatos, eleitos ou não, inclusive os que disputaram o 2º turno de votação, o procedimento consiste, primeiramente, no encaminhamento dos dados das prestações de contas eleitorais via Internet, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitoral (SPCE). Diferentemente de outras eleições, neste ano as prestações de contas eleitorais não serão entregues em meio físico, mas em meio eletrônico, à exceção dos órgãos diretivos municipais, que prestarão contas junto às zonas eleitorais, onde ainda não foi implementado o Processo Judicial Eletrônico (Pje).

Nesse mesmo prazo, como procedimento complementar, à exceção dos que disputaram o 2º turno, deverão os prestadores de contas gerar mídia contendo a gravação do arquivo de toda a documentação comprobatória e entregá-la na Seção de Análise de Contas Eleitorais e Partidárias (SACEP), localizada no 5º andar do edifício-sede do TRE-RN, com endereço na Avenida Rui Barbosa, nº 215, Tirol, na forma disciplinada no art. 52, § 2º, d a Resolução TSE nº. 23.553/2017.

Já os candidatos que concorreram ao segundo turno – seus partidos ou partidos coligados, e que realizaram doações ou gastos no período entre o fim do primeiro e início do segundo turno, terão que prestar contas até o dia 17 de novembro, segundo os mesmos procedimentos assinalados para a prestação de contas do primeiro turno.

Os documentos a serem gravados em mídia deverão ser digitalizados, observando-se as seguintes regras, sob pena de reapresentação das contas:

Formato PDF com reconhecimento ótico de caracteres (OCR), providência que torna os dados pesquisáveis

Arquivos com tamanho não superior a dez megabytes, organizados em pastas nominadas que identifiquem os documentos a que se referem

Os candidatos e partidos omissos diante do dever legal de prestar contas terão as contas julgadas não prestadas. No caso de candidatos, isso provoca na proibição de obter certidão de quitação da Justiça Eleitoral pelo tempo equivalente ao mandato ao qual ele concorreu; e, em se tratando de partidos políticos, resulta na suspensão do repasse de recursos do Fundo Partidário e das respectivas anotações partidárias no TRE/RN.

Fonte: Portal no AR

Eleições 2018

ELEIÇÕES 2018: Sesed divulga balanço da operação no 2° turno das eleições no RN

A Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed) divulgou no final da tarde deste domingo (28) o balanço das operações realizadas para garantir a segurança do 2º turno das eleições 2018 no Rio Grande do Norte.

Ao todo foram registradas no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) 12 ocorrências que resultaram 28 pessoas presas/conduzidas. As ocorrências foram registradas nas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró, Lagoa D’Anta, Passagem, Varzea, São Miguel do Gostoso, e Alexandria.

Em Alexandria foram detidas 18 pessoas por estarem aglomeradas nas proximidades do colégio eleitoral, crime tipificado de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A secretária da Sesed, Sheila Freitas, avaliou a operação como bem sucedida. “O planejamento e a união das forças de segurança resultaram no sucesso da operação. Parabenizo aos policiais envolvidos por garantirem a segurança necessária no 2º turno das eleições”, disse.

Eleições 2018

ELEIÇÕES 2018: Transição de Bolsonaro começa nesta terça (30)

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) se prepara para desembarcar nesta terça-feira (30), pela manhã, em Brasília. A informação foi confirmada por aliados e como fez no primeiro turno, o presidente eleito evitou utilizar jatinhos particulares, viajando sempre em voos de carreira.

Em Brasília, ele dará início aos trabalhos do governo de transição, quando as equipes dele e do presidente Michel Temer sentarão para analisar os principais detalhes da estrutura administrativa federal.

Acompanhado de agentes da PF e da mulher, o candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, vota na Escola na Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, no Rio de Janeiro. O novo presidente deve passar o dia de hoje em casa, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O local foi usado como o quartel-general da campanha ao longo dos últimos dias e cenário de muitas das declarações reportadas ao povo ao longo da disputa eleitoral.

Aliados e amigos de Bolsonaro vêm tentando, nos últimos dias, convencê-lo a permanecer no Rio de Janeiro esta semana para descansar, sob a argumentação de que terá dias de muito trabalho pela frente.

O presidente eleito já confirmou o nome de quatro ministros: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Paulo Guedes (Fazenda), General Heleno (Defesa) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).A expectativa é que todo o primeiro escalão já esteja definido em novembro.

Além disso, 50 nomes serão indicados para o governo de transição quando o grupo deve traçar as primeiras estratégias a partir do que Bolsonaro apontar como prioridade.

Em dezembro, provavelmente ele se ausentará desse trabalho por alguns dias para a cirurgia de retirada da bolsa de colostomia que tem usado desde que sofreu um atentado a faca em Juiz de Fora durante a campanha do primeiro turno.

Fonte: Portal no AR

Eleições 2018 » Rio Grande do Norte

ELEIÇÕES 2018: Cerca de 430 mil eleitores deixaram de votar no RN

O segundo turno das eleições registrou um grande número de abstenção, que corresponde a 430.383 eleitores. O número corresponde a 18,14% do total de pessoas aptas a votarem. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral nesse domingo (28).

A quantidade de votos foi de 1.942.196, sendo 1.022.910 (57,60%) para Fátima Bezerra (PT) e 753.035 (42,40%) para Carlos Eduardo (PDT).

Outros 132.179 (6,81%) eleitores votaram nulo. Já o total de votos brancos foi de 34.072, que corresponde a 1,75% do número de eleitores do estado.

A apuração total das urnas foi concluída às 20h46. No entanto, por volta das 18h40, o TRE já havia confirmado a vitória da petista. No primeiro turno das eleições, o número de abstenções foi inferior. Apenas 406.098 (17,12%) deixaram de ir às urnas no RN.

Eleições 2018 » Rio Grande do Norte

ELEIÇÕES 2018: Aos 93 anos, eleitor mais idoso de Ouro Branco dá exemplo de cidadania neste domingo

O Sr. Severino Marinheiro é o eleitor mais velho do município de Ouro Branco e deu um belo exemplo de cidadania neste domingo em Ouro Branco, votando para governo e presidente da república.

Aos 93 anos, o Sr. Severino, que estava acompanhado do seu filho, o vereador Paulo Dantas e da prefeita da cidade, Fátima Silva, disse que ainda quer votar nas eleições de 2020, prefeito e vereadores.

“Ele estava ansioso por este momento. Não via a hora de votar, e logo cedo a gente deu um jeito de pegá-lo em casa para que ele exercesse seu desejo, e graças a Deus deu tudo certo”, disse o vereador.

Eleições 2018 » Notícias » Política » Rio Grande do Norte

ELEIÇÕES 2018: Fátima Bezerra é a governadora eleita mais votada da história do RN

Foto: Pedro Vitorino

A senadora Fátima Bezerra (PT) bateu o recorde de votos recebidos por um candidato que concorreu ao governo do Rio Grande do Norte. Com 100% das urnas apuradas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela angariou 1.022.910 votos. É a primeira vez que um governador ultrapassa a barreira de um milhão de votos no estado. No primeiro turno, Fátima recebeu 748.150 votos.

O recorde anterior pertencia ao atual governador Robinson Faria (PSD). Em 2014, ele foi eleito com 877.268 votos, derrotando o ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (MDB) em segundo turno. Robinson disputou a reeleição em 7 de outubro deste ano, mas não teve êxito.

Fátima ainda superou o número de votos que conquistou em 2014, quando foi eleita senadora pelo Rio Grande do Norte. Na ocasião, obteve 808.055 votos e venceu a ex-governadora Wilma de Faria, que também concorria a uma cadeira no Senado Federal.

Fátima Bezerra assume o governo do Rio Grande do Norte em 1° de janeiro de 2019. Ela ocupará o cargo até 31 de dezembro de 2022.

Fonte: G1/RN

Brasil » Eleições 2018 » Notícias

ELEIÇÕES 2018: Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil

O deputado federal Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente da República do Brasil.

A primeira parcial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já lançou apuração de 92,02% das urnas. Com esse total, Bolsonaro atingiu 55,63% das urnas contra 44,37% de Fernando Haddad.

A diferença de votos dos dois candidatos é de votos entre os dois candidatos é de aproximadamente 10 milhões de votos e ainda restam ser apurados aproximadamente 11 milhões de votos.

Bolsonaro é o primeiro presidente de carreira militar desde a Constituição Federal.

Eleições 2018 » Notícias » Rio Grande do Norte

ELEIÇÕES 2018: Fátima Bezerra é governadora eleita do Rio Grande do Norte

Com mais de 91% das urnas apuradas, a candidata Fátima Bezerra (PT) é eleita governadora eleita do RN. Em percentuais, ela tem quase 58% dos votos válidos e diferença de quase 240 mil votos sobre Carlos Eduardo (PDT).

Fátima Bezerra é professora e política, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Durante sua carreira política já foi deputada estadual do RN por dois mandatos e eleita três vezes deputada federal, seu último mandato foi como senadora pelo Rio Grande do Norte.

Eleições 2018 » Notícias

ELEIÇÕES 2018: No RN, 46 urnas precisaram ser substituídas; seis pessoas foram presas

O Tribunal Regional Eleitoral (TER-RN) contabilizou até às 16h00, 88 ocorrências relacionadas às urnas e ainda a prisão de seis pessoas por práticas de crimes eleitorais.

A Justiça Informou que do total de urnas que apresentaram algum tipo de problema, apenas 46 precisaram ser substituídas para garantir o andamento do pleito.

De acordo com a última atualização da Corregedoria Regional Eleitoral, enviada por volta das 16h00, foram registradas oficialmente sete ocorrências ao longo deste segundo turno, com um total de seis pessoas presas.

Os casos aconteceram nos seguintes municípios: Lagoa D’Anta, Mossoró, Parnamirim, Passagem, Serrinha e Várzea. Os motivos variaram entre boca de urna, transporte ilegal de eleitores e outros motivos (desordem).

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!