Arquivos:

Eleições 2016

Eleições: voto em trânsito pode ser pedido até dia 23

Os eleitores que estarão fora do seu domicílio eleitoral no período das eleições deste ano, marcadas para outubro, têm mais três dias para pedir a autorização à Justiça Eleitoral se pretendem votar em outras cidades.

O prazo para o requerimento começou em 17 de julho e termina na próxima quinta-feira (23), podendo ter validade tanto para o primeiro quanto para o segundo turno, ou ambos.

O voto em trânsito está previsto em leis, como o Código Eleitoral, mas segue algumas restrições. Essa habilitação apenas pode ser usada em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Outro limite tem relação com o alcance territorial.

Eleições 2016

Eleição 2016 mostra o desgosto do brasileiro com classe política

eleicoes2016

Número recorde de votos brancos, nulos e abstenções deixa claro que o eleitor se desencantou.

Ao todo, 21,55% dos eleitores se abstiveram em todo o país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma alta de 2 pontos porcentuais em relação a 2012. Em todo o país, 25,8 milhões de eleitores (78,45%) compareceram às urnas, de um total de 32,9 milhões que estavam aptos a votar. Ou seja, cerca de 7 milhões não votaram. Já a somatória de brancos e nulos até as 21h35 chegava a 16,52%. Em seis dos oito municípios do Rio de Janeiro onde houve segundo turno, os votos brancos, nulos e abstenções somaram mais eleitores do que os candidatos vitoriosos. A situação ocorreu na capital e em Niterói, São Gonçalo, Belford Roxo, Duque de Caxias e Petrópolis. As exceções foram Volta Redonda e Nova Iguaçu.

Mais cedo, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes disse que índice enfraquece o processo eleitoral. “Se por um lado ele pode refletir a insatisfação da população contra a classe política, por outro enfraquece e debilita as pessoas que recebem os mandatos, especialmente na hora da tomada de decisão em um momento delicado como o atual”. E completou:  “Claro que não quero desprezar o índice de abstenção. Ele é significativo e não é difícil atribuí-lo a um certo desencanto, uma certa relutância de se ver representado no quadro político que aí está. E isto a gente houve até nos discurso dos jovens”.

VEJA
Eleições 2016

ELEIÇÕES 2016: Marcelo Crivella é eleito prefeito do Rio e diz que venceu “onda de preconceito”.

"Chega a nossa vez quando não se desiste", disse no 1º discurso. Crivella (PRB) teve 59,36% dos votos; Freixo (PSOL) ficou com 40,64%.

“Chega a nossa vez quando não se desiste”, disse no 1º discurso. Crivella (PRB) teve 59,36% dos votos; Freixo (PSOL) ficou com 40,64%.

Marcelo Crivella (PRB) foi eleito neste domingo (30) prefeito do Rio para os próximos quatro anos. O candidato teve 1.700.030 votos, o que corresponde a 59,36% dos votos válidos, e superou Marcelo Freixo (PSOL) no segundo turno (veja a apuração completa e a apuração por zona eleitoral).

O total de abstenções foi maior que os votos recebidos por Freixo. Enquanto o candidato do PSOL teve 1.163.662 votos (40,64% dos votos válidos), o número de cariocas que não foram às urnas chegou a 1.314.950 o equivalente a 26,85% do eleitorado, os votos em branco somaram 149.866 (ou 4,18% do total) e os nulos, 569.536 (ou 15,9%).

O novo prefeito prometeu “cuidar das pessoas”, uma das frases mais ouvidas durante sua campanha. “É um momento de muita emoção, principalmente pra mim, que venho tentando vencer uma eleição para prefeito e governador do Rio mais de uma vez”, disse. Esta foi a terceira vez que ele disputou a prefeitura do Rio.

G1
Eleições 2016 » Policial

ATÉ AGORA: Nove pessoas já foram presas por suspeita de crime eleitoral no RN

Dinheiro e "santinhos" foram apreendidos com dois homens em Tibau, RN (Foto: Divulgação/PM)

Dinheiro e “santinhos” foram apreendidos com dois homens em Tibau, RN (Foto: Divulgação/PM)

Três candidatos foram presos cometendo crime eleitoral na manhã deste domingo no Rio Grande do Norte. Além do concorrente à prefeitura de Tibau, preso pela Polícia Militar na madrugada, um candidato a vereador de Lajes Pintadas foi flagrado distribuindo santinhos e outra, em Parnamirim, realizando boca de urna e arregimentação de eleitores.

Além deles, sete outras detenções foram feitas pela Polícia Federal e pela PM. Nos municípios de Pedra Preta, Mossoró e São José de Mipibu, três eleitores foram flagrados fazendo boca de urna. Mais cedo, a Sesed registrou a detenção de duas pessoas em um veículo contendo vários santinhos em Baraúna e, em Tenente Laurentino Cruz, um vereador foi preso portando ilegalmente um revólver calibre 38. Em Tibau, o candidato a prefeito pelo PRB, Carlinhos, foi pego junto com seu motorista.

Informações, G1RN
Eleições 2016 » Policial

POR ENQUANTO: 21 candidatos e 142 eleitores são presos pelo País

O número de candidatos que cometeram alguma irregularidade nas eleições e foram presos no País subiu para 21. De acordo com o segundo boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desse total, 11 casos aconteceram em Minas Gerais e estão relacionados à divulgação de propaganda e boca de urna.

No Rio de Janeiro, foi registrada uma prisão por corrupção eleitoral. Outros candidatos foram presos nos Estados de Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Sergipe. O motivo das prisões vai desde boca de urna, corrupção eleitoral e divulgação de propaganda a outros casos não especificados pelo tribunal.

Além dos candidatos, foram presos também alguns eleitores. Das 265 ocorrências registradas hoje, 142 resultaram em prisões. A maioria delas, 53, também ocorreu em Minas Gerais por divulgação de propaganda e boca de urna. Eleitores também foram presos no Espírito Santo, em Goiás, Mato Grosso, na Paraíba, Pernambuco, no Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Roraima, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e São Paulo.

O TSE divulgou também dados relativos às urnas usadas para registrar o voto dos eleitores. Em todo o País, 786 urnas apresentaram algum tipo de problema e precisaram ser substituídas. Esse número corresponde a 0,179% do total de urnas usadas neste primeiro turno. O Estado do Rio de Janeiro registrou o maior número de substituições até as 10h da manhã deste domingo: 165. O segundo Estado com maior registro de trocas foi São Paulo, com 107 equipamentos substituídos.

Agência Brasil
Eleições 2016 » Seridó

Nas Eleições 2016 seja honesto com você mesmo, vote consciente!

Seu voto é sua única arma para o desenvolvomento do seu munic´pio.

Seu voto é sua principal arma para o desenvolvimento do seu município

Chegou o grande dia de escolher o futuro do nosso município por mais quatro anos. A decisão que você tomará hoje (02) nas urnas decidirá o desenvolvimento ou o retrocesso de toda uma população.

O voto consciente diz-se de um forte instrumento de transformação social e política, e claro, é um exercício de cidadania. A sua ação deve partir de uma tomada de informações adequadas, que apontam que aquele tal candidato encontra-se apto a atender as diversas demandas municipais, ou seja, trata-se de um voto que não pensa tão somente nas vantagens pessoais, mas principalmente e essencialmente na coletividade.

Dessa forma, votar é uma conquista do povo e deve ser utilizado com critério e muita responsabilidade, por isso faz-se fundamental ter consciência e total prudência na hora de ir às urnas e apertar o “confirma”. Lembre, votar em qualquer um pode ter consequência sérias e negativas no futuro, afinal serão 4 anos de exercício, e depois será tarde para arrependimentos.

É hora de fazer diferente e buscar incessantemente a mudança tão almejada. Vote certo, vote consciente, vote no melhor para você e para o seu município!

Eleições 2016 » Rio Grande do Norte

ELEIÇÕES 2016: Mais de 2,4 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo no RN

Neste domingo (2), 2.401.871 potiguares deverão ir às urnas escolher seus representantes nas Prefeituras e nas Câmaras Municipais. As 167 cidades que formam o Rio Grande do Norte estão divididas em 69 Zonas Eleitorais. Natal e Mossoró, os maiores colégios eleitorais, dispõem de cinco e duas zonas eleitorais, respectivamente.

De acordo com o TRE, serão cerca de 30 mil mesários em atuação neste primeiro turno em todo o estado. São 1.579 locais de votação que abrigam 7.666 seções. 77 urnas foram disponibilizadas para justificativa. Ao todo, são 9.240 urnas eletrônicas no Rio Grande do Norte. Ainda segundo dados do TRE, 550 servidores, 69 promotores eleitorais e 69 juízes eleitorais atuam nas eleições 2016.

Eleições 2016 » Segurança

TSE aprova envio de militares ao RN e mais 12 estados para reforçar segurança na eleição

Forças Armadas vão garantir segurança dos locais de votação em 315 município do Brasil

Forças Armadas vão garantir segurança dos locais de votação em 315 municípios do Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu enviar reforço de tropas das Forças Armadas a 315 municípios do país para garantir a segurança das eleições municipais, no próximo domingo (2). O número consolidado foi divulgado hoje (30) pelo ministro Gilmar Mendes, presidente da Justiça Eleitoral.

Os militares vão patrulhar locais de votação em 13 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goias, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Gilmar Mendes disse que o tribunal foi criterioso na análise dos pedidos antes de autorizar o envio das tropas. O gasto com o deslocamento dos militares é custeado pela Justiça Eleitoral.

O TSE vai ficar de plantão no fim de semana para analisar eventuais pedidos de presença de militares em outros municípios. “Fazemos um apelo para que as eleições corram como tem ocorrido, em ambiente de tranquilidade para que possamos ter eleições livres, limpas, e sejam realmente importantes para a recomposição dos governos municipais”, disse Mendes.

Eleições 2016 » Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte tem maior número de municípios onde só mulheres disputam a prefeitura

Em cumprimento ao que estabelece a legislação eleitoral, os partidos e coligações têm incentivado uma maior presença feminina não apenas nos diretórios das agremiações, mas também como candidatas a cargos eletivos. Nas Eleições Municipais 2016, por exemplo, segundo dados da última quarta-feira (28), há 56 municípios de 17 estados com apenas mulheres candidatas ao cargo de prefeito.

A maior participação feminina para uma vaga nas prefeituras está no Rio Grande do Norte. Aqui, em oito municípios, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Ouro Branco, Serra Caiada, Santa Cruz, São José do Campestre, Taboleiro Grande e São Vicente, apenas mulheres se candidataram ao cargo de prefeito.

No município de Lucrécia há um caso inusitado. A candidata Ceição Duarte (DEM), da coligação Unidos por Lucrécia, é a única candidata ao cargo. Seu opositor, Chico Duarte (PSDB), renunciou.

No município de São Vicente, duas candidatas disputam o voto para se eleger prefeita. Bebel do PSD (coligação ‘Movidos pela Mudança’) e Iracema Pereira, candidata do PMDB (coligação ‘Por Amor a São Vicente’) que concorre à eleição depois da renúncia de Joci, também do mesmo partido.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!