Projeto leva arte ecológica para escolas da rede pública

Arte na escola: crianças participam das oficinas da artista plástica Ana Selma Galvão

Arte na escola: crianças participam das oficinas da artista plástica Ana Selma Galvão

A edição 2015 do projeto Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas, da artista plástica Ana Selma Galvão, retoma o fomento à produção artística e cultural nas escolas, buscando ampliar o interesse dos alunos pela arte como um todo.

Lançado no último mês de junho, na Escola Municipal Chico Santeiro, bairro Nordeste, o projeto recebe o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão e tem como incentivador o SERHS Natal Grande Hotel. A iniciativa já percorreu diversas escolas municipais e instituições, difundindo técnicas e saberes sobre sustentabilidade e meio ambiente. “Tenho uma equipe que me acompanha nas ações, o engenheiro ambiental Vinícius Cortês, por exemplo, compartilha seus conhecimentos com os alunos sobre educação ambiental, abordando o tratamento do lixo, a reciclagem e muitos outros temas pertinentes”, conta Ana Selma.

Neste mês de agosto, o projeto chegou crianças muito especiais, atendidas pelo Hospital Infantil Varela Santiago. A ação permitiu que elas tivessem um dia voltado para as artes plásticas. “A proposta é que as crianças conheçam as técnicas de papel machê, papietagem e pintura, através de oficinas, descobrindo assim novas maneiras de diversão. E também possam se tornar mais conscientes em relação aos temas que dizem respeito ao meio ambiente”, explica a artista plástica.

A Escola Municipal Ulisses de Góis, em Nova Descoberta, também recebeu a visita do projeto. Os alunos do 6º ano A e B participaram de oficinas que estimularam a produção de peças de arte através da reciclagem de papel e tubo de linha. Toda a ação foi acompanhada pela coordenação pedagógica da escola e professores. “O projeto oferece novas maneiras de experimentação, ao passo que, ao saírem da rotina, se torne possível para eles a descoberta de novas formas de expressão. É uma forma muito inteligente de despertar o potencial criativo dessas crianças”, comenta a professora de português Anchella Monte.

Já o professor de matemática, Pierre Daniel, exalta o projeto por ressaltar o verdadeiro papel da escola enquanto agente transformador e de participação. “O aluno ainda é muito inconsciente com relação ao objetivo maior da escola, que é o de ensinar a viver e participar. Projetos como esses despertam o interesse dos estudantes de uma forma lúdica, e isso acaba se estendendo a outras disciplinas”, diz.

A aluna do 6º ano A, Rebeca Líbina, disse que a pintura é sua paixão e que por isso a tarde com Ana Selma foi tão divertida. “Eu utilizei os ensinamentos que a professora passou para pintar uma mini Rebeca, repare que ela também usa óculos vermelho como eu”, explica animada.

Todo o material produzido é exposto ao final de cada ação, seja ela em escolas, hospitais ou instituições. O projeto segue durante todo o ano de 2015 e aporta nas próximas semanas na Escola Estadual Prof. Ana Júlia Mousinho, no dia 19, e na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, no dia 24.

Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza