Governo Dilma corta 30% da verba de custeio da UFRN nos primeiros meses de 2015

O lema “Pátria Educadora”, adotado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o seu segundo mandato, tem ficado somente no discurso. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou o ano de 2015 tendo 30% da sua verba de custeio contingenciada pelo governo. Caso o corte persista, a Universidade terminará o ano em dificuldades.

De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Civil Rubens Ramos, professores estão tendo que comprar pincéis utilizados nas salas de aula para poder trabalhar. “Isso eu posso atestar, porque eu mesmo não recebi pincéis e estou tendo que comprar”, enfatizou.

O estudante do curso de Engenharia Civil Bruno Aquino denunciou que os alunos estão tendo que levar folhas de papel ofício para rascunho durante as provas porque não tem na Universidade. “Pátria Educadora: Na UFRN, os alunos terão de levar as folhas para responder as provas e professores terão que comprar pincel para dar aulas”, criticou, por meio do Twitter.

Em contato com a nossa equipe de reportagem, o pró-reitor de Planejamento, João Emanuel, explicou que, como o orçamento de 2015 ainda não passou a vigorar, a Universidade recebe 1/12 por mês. No entanto, está podendo gastar apenas 1/18. O contingenciamento do governo corresponde a 30% do valor. Ele frisou também que, ainda em 2014, o Planalto contingenciou 10% dos recursos destinados à Universidade.

Já o pró-reitor de Administração, João Batista, afirmou que, para os meses de março e abril, a UFRN poderá empenhar o repasse de 1/12 sem contingenciamento. No entanto, frisou que a instituição só terá a certeza do quanto poderá utilizar no decorrer do ano após o Orçamento, que foi aprovado pelo Congresso em março, passar a vigorar.

“A presidente Dilma fará um decreto com a sanção do orçamento com os valores que serão contingenciados em cada área. Nossa expectativa é para que os cortes não atinjam a Educação e a Saúde. Se tivermos um contingenciamento de 30% durante todo o ano, começaremos a ter dificuldades a partir de setembro”, alertou.

O pró-reitor frisou ainda que a Universidade tem quitado todos os débitos. Ele disse desconhecer a falta de material no Departamento de Engenharia Civil. Segundo João Batista, a gestão da instituição é descentralizada, com os repasses financeiros sendo feitos aos Centros. Ele disse que os recursos estão sendo repassados normalmente, com o mesmo corte de 30% que a administração geral teve.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza