Arquivos:

Brasil » Educação

IFRN oficializa parceria com Penitenciária Federal para dar aula a apenados

Os detentos do Presídio Federal de Mossoró são oficialmente alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (24) foi formalizado o acordo de cooperação educacional entre a instituição e a penitenciária, que oficializa o projeto “De Olho No Futuro”, que tem como objetivo garantir certificados de ensino médio e superior para os apenados.

Dez internos da penitenciária já fazem, à distância, o curso de graduação em Gestão Ambiental. As aulas começaram há seis meses e, por ser pioneiro, o projeto está em constante fase de adaptação. A penitenciária tem uma série de regras para garantir a segurança tanto dos apenados quanto dos trabalhadores. “Eles têm restrição para manipular livros e acesso à internet, dentre outras coisas. Estamos nos adaptando ao máximo à rotina do presídio”, explicou o professor Augusto César Fialho Wanderley, que é coordenador da turma especial para os detentos e também pesquisador em segurança pública no sistema prisional.

O projeto

Segundo a lei nº 12.433, de 29 de junho de 2011, a pessoa que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto pode abater, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução. Para cada 12 horas de frequência escolar ou três dias de trabalho, essa pessoa tem o direito a reduzir um dia do tempo de privação de liberdade. “Acreditamos muito, enquanto gestores e educadores, que a educação realmente é o instrumento mais eficaz de transformação social, de qualificação e inserção no mercado de trabalho”, afirmou Alexsandro de Oliveira, diretor-geral do Campus EaD do Instituto.

Tudo começou quando, por incentivo da pedagoga da penitenciária, Jussara Oliveira, os detentos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, ainda em 2016, inscreveram as notas para o curso de Gestão Ambiental Presencial do Campus Mossoró do IFRN e foram aprovados: “Tivemos dez alunos aprovados no curso, que era presencial. Surgiu então a necessidade de levar o conhecimento até eles. Encaramos o desafio e não desistimos deles, que querem aprender”, disse Jailton Barbosa, diretor-geral do Campus Mossoró.

A pedagoga atua como intermediadora entre o campus e os detentos, trazendo materiais, direcionando o conteúdo e levando provas, testes e atividades. Para Jussara, a garantia de uma boa educação é uma forma de ressocializar pessoas condenadas à prisão: “ela possibilita que, ao retornar à sociedade após quitar sua dívida com a justiça, os ex-presidiários tenham outras opções que não o regresso à criminalidade. Uma boa formação profissional e educacional proporciona melhores alternativas de inserção social e de remuneração, prevenindo a reincidência”, disse.

O curso

A parceria entre a penitenciária e o campus não é nova. Desde a criação do presídio federal, as instituições mantêm projetos voltados ao ensino dos apenados. “A ampliação da parceria é muito importante, pois permite a oferta de cursos a distância para os internos, a oportunidade de capacitação para servidores de ambas as instituições, bem como a possibilidade de desenvolvermos projetos de ensino, pesquisa e extensão em ambientes do sistema prisional”, destacou Jailton.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, na modalidade a distância, tem como objetivo formar profissionais com competência para compreender e analisar criticamente as atividades tecnológicas, econômicas, produtivas e sociais que possam causar impactos ao meio ambiente, e propor alternativas preventivas e/ou corretivas, de solução e/ou de prevenção, para a melhoria e conservação da qualidade ambiental.

Educação » Rio Grande do Norte

OPORTUNIDADE: Estudantes do RN já podem se inscrever para mais de 15 mil bolsas de estudo

Foto: Divulgação Educa Mais Brasil

Comece estudar ainda este ano! O Educa Mais Brasil está inscrevendo estudantes interessados em bolsas para faculdades. Em todo o Brasil são ao menos 500 mil oportunidades disponíveis, o auxílio chega a 70% de desconto.

As vagas abrangem cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância (EAD), em faculdades como Estácio, Unopar, Unip, Anhanguera, Uniasselvi, entre outras. No Rio Grande do Norte são mais de 15 mil oportunidades. Em Lagoa Nova há cursos de pós-graduação.

“A bolsa de estudo é uma forma viável de formação e preparação para o mercado de trabalho, justamente porque traz mais segurança financeira: ao ser contemplado o estudante utiliza o desconto concedido sem ter que acumular dívidas futuras”, explica Andréia Torres, diretora de Expansão e Relacionamento do programa.

Os interessados nas vagas devem acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, escolher o nível de escolaridade pretendido, buscar pela cidade de interesse, modalidade, curso ou instituição. A diretora ainda ressalta: “Para concorrer à bolsa não é necessário ter feito o Enem, nem comprovar renda ao programa”.

A aprovação pode ser consultada pelo Portal do Aluno, no site do programa ou na central de atendimento: para Capitais e Regiões Metropolitanas 4007-2020 ou para demais localidades 0800 724 7202 (também disponível para WhatsApp).

Programas do Governo

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional privado, onde os estudantes também podem obter informações sobre outras alternativas de ingresso no ensino superior, como os programas do governo: Enem, Sisu, Prouni e FIES.

Educação » Jucurutu » Protestos

JUCURUTU: Estudantes protestam para disponibilidade de terreno doado para construção de campus avançado do IFRN

Estudantes no município de Jucurutu protestaram na manhã desta sexta-feira(23) reivindicando a aprovação do Projeto em que o município doou terreno para construção de um campus avançado do IFRN.

Manifestantes reclamam que os vereadores estão postergando em colocar em pauta para aprovar. A pressão para votação na Câmara é grande.

BG
Educação

OPORTUNIDADE: Com 1370 vagas, IFRN divulga editais para cursos técnicos; inscrições começam hoje (19)

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgou o Edital 09/2018 – Processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio na forma subsequente e o Edital 10/2018 – Processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Os cursos iniciarão no segundo semestre letivo de 2018.

As inscrições devem ser realizadas no Portal do Candidato, no período de 19 de março de 2018, a partir das 14h até o dia 12 de abril de 2018 às 18h, horário local. O candidato pode solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição no período de 19 a 27 de março de 2018, até 22h, horário local, também no Portal do Candidato. Seleção abrangem modalidades Subsequente e Integrado EJA.

As provas serão realizadas no dia 13 de maio de 2018, entre 8h e 12h, nas cidades onde os candidatos, se aprovados, serão matriculados e frequentarão os cursos. Os candidatos devem chegar no local onde realizarão a prova, entre 07h e 07h45min.

Podem se inscrever para os cursos técnicos de nível médio na forma subsequente, portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente. Já para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada na modalidade Educação de Jovens e Adultos, as inscrições são destinadas aos portadores de certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou de curso equivalente), que desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham 18 anos completos até o último dia de matrícula.

O cronograma dos processos seletivos e os respectivos anexos estão disponíveis nos editais, confira:

Edital 09/2018 – Processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio na forma subsequente.

Edital 10/2018 – Processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio na forma integrada na modalidade Educação de Jovens e Adultos​.

Campo Redondo » Educação

Pesquisa aponta Campo Redondo como o município que mais aumentou matrículas do EJA e recebe visita do Ministério da Educação

Com números positivos na educação, chamando a atenção da UNESCO no Brasil a cidade de Campo Redondo recebeu nesta quinta-feira (15) a visita técnica do Ministério da Educação – Diretoria de Políticas para Juventude, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, na pessoa de Fernanda Sena de Carvalho. A vinda ao município se deu ao destaque que tem desempenhado na modalidade de ensino de jovens e adultos, sendo a cidade que mais investiu no setor.

A visita teve como objetivo realizar mapeamento da oferta de educação de jovens e adultos nos estados e municípios, a fim de estimular a ampliação, assim como estruturação dos programas e ações suplementares do Ministério da Educação relacionados à temática. A secretária municipal de educação Simone Cortez acompanhou a caravana, mostrou os dados, contou do trabalho e explicou como a cidade tem feito para obter números tão positivos e transformadores.

“Fizemos uma pesquisa e percebemos que desde 2013 o município de Campo Redondo aumentou muito muito as matrículas nesta modalidade. Sem receber recursos, apenas com orçamento próprio da prefeitura. O município investiu e em 200% o percentual de matrículas. Isso é um dado considerável sendo Campo Redondo o município da região nordeste que mais aumentou em número de matrículas em percentual”, contou a técnica do Ministério da Educação Fernanda Sena.

Educação » Lagoa Nova

LAGOA NOVA: Após ampliação e reforma, Escola Municipal Adalgisa Amorim é reinaugurada com a presença de autoridades e alunos

Uma obra de grande importância para o município, e que estava estacionada desde o ano de 2014, e logo em 2017, mesmo com todas as dificuldades, a gestão municipal reiniciou os serviços, que além da ampliação com 4 salas de aula, novos banheiros, quadra para recreação e pátio para reuniões, idealizou também a reforma da estrutura existente, dando uma cara nova aquela unidade de ensino.

“A pedido do Prefeito Luciano Santos, trabalhamos de domingo a domingo para que hoje estivéssemos aqui nesse momento, e até o final do ano essa mesma escola receberá mais benfeitorias, não só ela, mas todas da rede Municipal”, frisou o Secretário de Obras Bruno Carvalho.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito em exercício Iranido Aciole, vereadores, secretários, diretora da escola, alunos e da população em geral que foi conferir de perto as benfeitorias no prédio.

“Cuidem bem dessa escola, ela é de vocês”, falou o Prefeito interino Iranildo Aciole.

Fotos: Roberto Paixão - Lagoa Nova Destaque
Brasil » Educação

Prazo para alunos se inscreverem no Fies termina nesta quarta-feira (28)

O prazo para inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta quarta-feira, 28, às 23h59. Podem se inscrever alunos que tiveram média de pelo menos 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenham tirado nota zero na redação. Outra exigência é se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.

No início do ano, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil por semestre e mínimo de R$ 300 e as condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante.

Há duas modalidades do financiamento (Fies e P-Fies) estruturadas em três faixas. A primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, sem juro real (0%). A segunda é destinada a alunos em cuja família cada membro tenha renda de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estudantes com o mesmo teto de renda familiar das demais regiões estão incluídos na terceira faixa.

Nestes dois últimos casos, os juros serão calculados em valor pouco acima da inflação.

Para fazer a inscrição no site do MEC, o candidato deve fornecer o número do CPF, a data de nascimento e um e-mail válido. Além disso, precisa informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa.

Os resultados de pré-seleção e as listas de espera serão divulgados após o encerramento das inscrições. Para a modalidade Fies a lista com os nomes será publicada no dia 5 de março, e na modalidade P-Fies, no dia 12 de março.

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!