Arquivos:

Educação » Notícias

PREPARAÇÃO PARA O ANO LETIVO 2019: Escolas públicas podem escolher obras literárias para 2019 a partir do dia 18

                                                                   Reprodução (Google)

Diretores e professores de escolas públicas podem escolher as obras literárias que mais se adéquem ao projeto pedagógico da unidade de ensino para 2019. A seleção, parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), começa no dia 18 e termina em 31 de outubro.

Pela primeira vez, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abre a possibilidade para as escolas escolherem as obras. Para fazer a seleção, as redes municipais ou estaduais e as instituições federais devem aderir formalmente ao PNLD Literário 2018 até 17 de outubro, pelo sistema PDDE Interativo.

Para ajudar na escolha do PNLD Literário 2018, o FNDE publicou um guia digital do programa, com resenhas e informações sobre todas as obras indicadas para educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e ensino médio. Durante o período da escolha não é permitido o acesso de representantes de editoras nas dependências das escolas.

Concurso » Currais Novos » Educação » IFRN » Notícias

CONCURSO: Melhores receitas do IFRN

Com o objetivo de valorizar o papel dos discentes, servidores docentes e técnico-administrativos, merendeiras (os) e familiares na promoção de uma alimentação saudável e adequada no ambiente escolar e promover a mobilização da comunidade escolar para a temática da sustentabilidade, o IFRN Campus Currais Novos, por meio da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE), junto com o Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição (GT Nutrição), lança a primeira edição do Concurso Melhores Receitas do IFRN.

O concurso acontecerá no próximo dia 18 de outubro, às 15h00 no refeitório do Campus Currais Novos. Os participantes ganhadores receberão um certificado, uma caneca personalizada e um prêmio surpresa. A Receita ganhadora do concurso poderá ser implantada na merenda escolar, assim como compor o livro das “Melhores receitas do IFRN”.

Educação » IFRN » Notícias » Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO: Alunos do IFRN são finalistas no programa Jovens Embaixadores

Três alunos do IFRN estão entre os quatro finalistas do RN para o programa Jovens Embaixadores. O programa é uma parceria entre as embaixadas do Brasil e dos Estados Unidos.

Estudantes de todo o país são selecionados para viajarem para o país norte americano e participarem de um programa de três semanas – começando por uma visita à capital americana, Washington D.C., seguida por uma estadia em cidades de diversos estados do país. A seleção dos alunos é baseada em sua liderança nas suas comunidades, excelência acadêmica, conhecimentos de língua inglesa, trabalho voluntário e atitude positiva.

O comitê de seleção da embaixada/consulados ainda fará uma revisão entre os finalistas para decidir quais serão os selecionados para o programa. O anúncio da lista de selecionados ocorrerá no dia 31/10. São pré-requisitos para participar: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos; ter pouca ou nenhuma experiência no exterior (caso tenha feito intercâmbio, ele deverá não ter excedido a duração de 20 dias); jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; e estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

Conheça os finalistas:

Thaynara de Azevedo Luciano, IFRN Campus Parelhas

Gustavo Henrique Martins, IFRN Campus Canguaretama

Eduardo Jefferson, IFRN Campus São Paulo do Potengi

 

Educação » IFRN » Mineração » Rio Grande do Norte » Tecnologia

PARCERIAS IMPORTANTES: Colaboração tecnológica ressalta importância da mineração na região do Seridó

Da direita para a esquerda, Augusto Neto (aluno), Elias Nunes (servidor) e Ana Cecília (aluna), no Laboratório de Tecnologia Mineral do Campus Parelhas

O Seridó Potiguar é dono de uma geologia abundante em minerais, e há um grande interesse por parte de empresas mineradoras em se instalarem nesta região. O campus do IFRN Parelhas tem foco na atuação no eixo tecnológico de recursos naturais e serve como suporte para mineradoras no local. O campus em questão dispõe do Laboratório de Tecnologia Mineral (LTM), que tem como objetivo gerenciar conhecimento científico e tecnológico em processamento mineral e áreas afins, atuando na formação de seus alunos e comunidade.

Considerando não só a formação de técnicos, mas também o desenvolvimento de projetos e pesquisas que avaliam o potencial mineral da região, o LTM possui parceria com o Centro de Tecnologia Mineral (CTM), que está em processo de implantação no IFRN Currais Novos e também vai desenvolver projetos junto ao IFRN Natal-Central (tradicional no trabalho com a mineração) e à Funcern. “Essas parcerias vão fazer com que a gente trabalhe muito junto. A união do LTM com o CTM só tem a trazer coisas muito boas para o IFRN e para a região”, afirmou Gerluzia Azevedo, diretora geral do campus Parelhas.

Segundo a diretora, o LTM é um lugar para práticas das disciplinas voltadas para alunos de mineração do Instituto Federal. Abre espaço ainda para o surgimento de parcerias com empresas que futuramente se voltam para os alunos do Instituto, com intuito de oferecer estágios e contratações. Ela também afirma que vários projetos vêm surgindo desde a implantação do campus, e agora com a parceria com o CTM de Currais Novos, as demandas só irão aumentar: “Há uma expectativa de aumento de demandas e parcerias também com relação às empresas do estado e da região”.

O Laboratório de Tecnologia Mineral visa reconhecimento como formador de profissionais, assim como se estabelecer como referência nacional e internacional em tecnologia mineral, principalmente nas áreas de processos de cominuição e concentração mineral. Há também o objetivo de manter e incrementar um relacionamento transparente com colaboradores, para ampliar o alcance da atuação do laboratório tanto na área de ensino e pesquisa, como em inovação tecnológica.

O LTM possui uma equipe técnica composta de servidores com formação em Engenharia de Minas, Engenharia Química, Tecnologia de Materiais, Geologia e Técnicos de Laboratório em Tecnologia Mineral, além de alunos pesquisadores. Todos com a finalidade de desenvolver e aplicar tecnologias que buscam aumentar a eficiência dos processos produtivos, e contribuir na formação dos discentes no setor mineral.

Dentre os equipamentos disponíveis no laboratório, estão os de cominuição, classificação, flotação, concentração gravimétrica, separação magnética e eletrostática, assim como equipamentos para manuseio de sólidos e separação sólido-líquido.

Currais Novos » Educação

EDUCAÇÃO INOVADORA: Com o tema “O Jornalismo em Face das Novas Tecnologias”, Tristão de Barros realizou mesa redonda com profissionais da imprensa


Alunos da Eletiva TIC’s, do Colégio Tristão de Barros, participaram na tarde desta quinta-feira (27) de uma mesa redonda que teve como tema: “O Jornalismo em Face das Novas Tecnologias”.

O evento contou com as palestras dos profissionais da imprensa curraisnovense R. Alves (jornal impresso); Jean Souza (jornal eletrônico); Margot Fernandes (rádio); Ismael (TV) e Jr. Caçarola (ética na comunicação). A organização do encontro foi do professor Josias Ivo de Sousa.

O EETB é reconhecido em todo o Brasil por desenvolver uma educação inovadora. O colégio já foi destaque em jornais e programas de TV de todo o País, dentre eles: Bom Dia Brasil e Esquenta, ambus da Rede Globo.

Currais Novos » Educação

Mais de 200 alunos realizam simulado que avalia desenvolvimento da educação de Currais Novos


A Secretaria Municipal de Educação de Currais Novos está realizando nesta semana um simulado online com cerca de 270 alunos dos 9º anos das Escolas Municipais para avaliar o “Índice de Desenvolvimento da Educação de Currais Novos – IDECN”, avaliação que é similar à “Prova Brasil” que faz um diagnóstico do aprendizado na rede de ensino do município. As provas que avaliam os alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática estão sendo realizadas nos laboratórios de informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com a SEMEC, as provas foram confeccionadas seguindo o modelo da “Prova Brasil” com 4 blocos de questões em formato digital. Todos os resultados serão encaminhados às escolas por meio de gráficos e tabelas que irão mostrar as dificuldades dos alunos que devem ser minimizadas. Assim como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, a meta a ser atingida no IDECN é 4,7.

Educação

Fies abre inscrições para vagas remanescentes

Estão abertas, desde essa segunda-feira (24), as inscrições para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2018. Para concorrer, os interessados devem fazer um cadastro no site do programa.

Podem disputar as vagas remanescentes candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 e tenham obtido a nota mínima de 450 pontos nas provas e acima de zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Educação

Comissão geral debate correção de falhas na liberação e aplicação dos recursos do Fundeb

A Câmara dos Deputados reúne-se nesta tarde para debater a apuração, liberação e aplicação dos recursos referentes às parcelas calculadas de forma equivocada pelos fundos de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb/Fundef) nos municípios brasileiros.

O debate atende a requerimento  por conta de uma divergência no cálculo, estados e inúmeros municípios discutiam na Justiça o método de cálculo dos valores repassados pelo Fundeb. Eles pediam que os valores fossem calculados de forma igualitária, uma vez que o governo federal estipulou que cada município deveria receber repasses de valores divergentes. O método de cálculo do governo federal foi considerado incorreto pelo STJ, que negou recurso da União e decretou o trânsito em julgado.

Educação

Abertas inscrições para cursos técnicos do IFPB com mais de 3,5 mil vagas

Estão abertas a partir desta segunda-feira (17) as inscrições em quatro editais de processos seletivos para cursos técnicos, que somam 3.565 vagas, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). As inscrições são gratuitas e vão ser realizadas pela internet, até 19 de outubro.

De acordo com os editais, são oferecidas vagas em 20 campi do instituto, distribuídos entre 18 municípios do estado, para o período letivo 2019.1. As oportunidades estão divididas em duas modalidades: ensino médio integrado ao técnico, voltada para quem concluiu o nível fundamental, e ensino técnico subsequente, para aqueles que já terminaram o nível médio.

Currais Novos » Educação

EDUCAÇÃO EM ALTA: Currais Novos avança no IDEB e três escolas municipais superam média nacional


Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 foram divulgados nesta segunda-feira (03) pelo Ministério da Educação com o panorama da qualidade de ensino de todo o país entre os níveis fundamental (anos iniciais e finais) e médio. Na média nacional dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas municipais, o índice foi de 5,6 (5,8 se acrescentar a rede privada) mesmo índice alcançado por Currais Novos, que superou a nota de 2015 quando obteve 5,1.

Dentre os municípios do Rio Grande do Norte, Currais Novos obteve a 9ª melhor nota do IDEB, e três escolas do município superaram a média nacional: Escola Municipal Castelo Branco (6,5), Escola Municipal de Nossa Senhora e Escola Municipal Francisco Rosa (6,1). A Escola Municipal Professora Socorro Amaral obteve a mesma média nacional, com o índice 5,6.

O Prefeito Odon Jr comentou sobre o índice obtido pelo município e parabenizou os educadores e equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Quero destacar o trabalho dos nossos educadores, supervisores, pedagogos, gestores, e do Secretário Jorian Pereira e sua equipe pela evolução e belo resultado no IDEB”, comentou o Prefeito, lembrando que em 2015 o município estava na 11ª colocação no RN. “Essa era e é uma das metas de nossa gestão que é melhorar nossos índices educacionais e consequentemente melhorar nossa educação pública municipal”, ressaltou.

João Bezerra

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!