Arquivos:

Educação » sisu

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação, começa a receber nesta terça-feira (6) inscrições para o primeiro semestre de 2021. Até sexta-feira (9) serão exigidos para esta seleção, exclusivamente, a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.

Para se inscrever no Sisu,  o interessado não pode ter zerado a redação do Enem 2020. Já o peso de cada prova para o curso de escolha varia e deve ser consultado no edital da instituição superior de interesse ou no site do Sisu. As notas individuais do Enem 2020, que foram divulgadas na semana passada, estão disponíveis para consulta na Página do Participante ou aplicativo do Enem.

Inscrições
Os interessados em participar do Sisu devem manifestar interesse em até duas opções de curso/instituição e especificar a ordem de preferência. Ele poderá optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas, as cotas. Pelas regras, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

Pela página do Sisu será possível checar a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. Os dados serão atualizados periodicamente conforme o processamento das inscrições. Durante esse período, o estudante pode alterar as suas opções e até cancelar a inscrição. A classificação no Sisu será feita com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.

Resultado
O resultado para a única chamada do Sisu será divulgado em 13 de abril. Em caso de notas idênticas, a partir dos critérios de classificação, o desempate será feito no momento da matrícula e será selecionado o candidato que comprovar a menor renda familiar. O processo de matrícula será de 14 a 19 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.

Lista de espera
Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 13 a 19 de abril, em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer. Quem já foi selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado ou não sua matrícula na instituição. As regras para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidas em edital próprio de cada instituição de ensino participante.

Histórico
O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no Enem. O estudante também não pode ter zerado a redação.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para financiamento de cursos de ensino superior.

Blog do Ismael Medeiros
Aulas presenciais » Educação

MP defende retorno de aulas presenciais nas escolas públicas e privadas no RN

Foto: Reprodução

O Ministério Público do RN encaminhou ofício ao Comitê Científico do Estado defendendo o retorno das atividades escolares nas escolas públicas e privadas observando os critérios sanitários.

Segundo o documento, “SOLICITAMOS que esse insigne Comitê emita parecer quanto à possibilidade da retomada das atividades escolares presenciais, levando em consideração a atual situação epidemiológica da pandemia da COVID-
19 no Estado do Rio Grande do Norte, como também a importância indiscutível dessas atividades para o desenvolvimento físico, emocional, educacional, afetivo e social das milhares de crianças e adolescentes do Estado do Rio Grande do Norte”.

Ainda segundo o MP, cumpre ressaltar que o respeitável Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS da UFRN, na data de ontem, publicou Relatório “A Evolução da Epidemia da COVID-19 no RN: Os primeiros impactos das medidas mais restritivas de 2021”, recomendando no item 03 que “Após a Páscoa, deve ser iniciado o retorno às aulas em formato híbrido com 50% da capacidade para as atividades presenciais”.

Educação

Governo Bolsonaro quer aprovar ensino domiciliar no 1º semestre

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) pretende aprovar no Congresso, ainda no 1º semestre de 2021, a regulamentação do ensino domiciliar.

Já há acordo com lideranças da Casa para que o projeto de lei vá direto ao plenário, sem passar pela Comissão de Educação, onde poderia haver um aprofundamento das discussões.

A prioridade dentro do governo abriu uma ​disputa entre os ministros Milton Ribeiro (Educação) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Ambos querem ser protagonistas do tema que, segundo especialistas, carece de relação com os principais desafios da educação brasileira.

O chamado homeschooling é uma pauta histórica de grupos religiosos. Por isso, o governo quer, com a aprovação, dar um aceno à sua base de apoio guiada por princípios cristãos e ideológicos.

“O governo publicou lista de prioridades e lá está o homeschooling e outras pautas conservadoras, de costumes. É a prioridade e vamos aprovar”, disse à Folha o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). O governo tem gozado de maior influência no Legislativo com a aproximação de Bolsonaro com o centrão.

Com informações da Folha

GRANDE PONTO
Educação » IFRN » Matrículas

IFRN amplia mais uma vez os períodos para realização de matrículas on-line

A Coordenação de Acesso Discente (Cadis), setor ligado à Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou, nesta terça-feira (16), novas retificações nos editais 2930 e 31/2020. Os documentos tratam de mudanças nos períodos de matrícula para os aprovados nos cursos técnicos integrados, subsequentes e ProEJA 2021.

As mudanças foram necessária em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 e do Decreto 30388 de 5 de março de 2021 do Governo do RN. O Instituto reforça a necessidade de os estudantes realizarem a matrícula no formato on-line, evitando contato com outras pessoas e chances de propagação da doença. Os estudantes que não puderem realizar a matrícula on-line devem se dirigir sozinhos ao campus na data agendada e acompanhado pelo responsável pela assinatura dos documentos quando menores de idade. Todos devem usar obrigatoriamente máscara.

TÉCNICO INTEGRADO

Os aprovados para os cursos técnicos integrados poderão realizar a pré-matrícula on-line até às 17h do dia 31 de março. Quem não conseguir realizar nesse formato, poderá agendar a presencial nos dias 24, 25, 26 e 29 de março, através do e-mail da secretaria acadêmica do Campus para o qual o estudante foi aprovado. O agendamento poderá ser realizado para os dias 29, 30 e 31 de março.

TÉCNICOS SUBSEQUENTE E PROEJA

As alterações estendem o período de pré-matrícula on-line para os aprovados nesses cursos, indo das 8h do dia 18 de março até às 17h do dia 6 de abril. Além disso, muda para os dias 30 e 31 de março e 1° e 5 de abril o prazo para agendamento das pré-matrículas presenciais e leva para os dias 5 e 6 de abril o período para a realização das pré-matrículas presenciais. Os agendamentos também devem ser realizados através dos e-mails da secretaria acadêmica do Campus para o qual o estudante foi aprovado.

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA ON-LINE

Para se matricular, o candidato classificado deverá acessar o endereço eletrônico https://sso.acesso.gov.br/login  e efetuar o cadastro. A realização da matrícula online será realizada através do endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacao-profissional-tecnica-educacao-de-jovens-e-adultos-integrado-e-subsequente-ifrn. Após o cadastro, no qual deve ser realizado o preenchimento dos dados solicitados, o candidato deverá fazer o upload da documentação descrita no edital.

A documentação deverá estar em formato .docx, doc, pdf, jpg, jpeg ou png, com o máximo de 5Mb por arquivo. As matrículas feitas de modo online passarão por uma avaliação.  No caso de a documentação estar completa e perfeitamente legível, a homologação da matrícula será dada e o candidato receberá uma notificação pelo e-mail cadastrado. Em caso de haver algum erro ou ilegibilidade da documentação apresentada, poderá ser solicitado ao candidato os devidos ajustes. Todas as notificações necessárias serão realizadas através do e-mail cadastrado.

CONFIRA O TUTORIAL COM O PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA ON-LINE

Acesse

Edital nº 29/2020 – Cursos Técnicos Integrados

Edital nº 30/2020 – Cursos Técnicos Subsequentes

Edital nº 31/2020 – Cursos Técnicos Integrados — Educação de Jovens e Adultos

Cadastro – Pré-matrículas online 

Pré-matrículas Online

Manual para realização da pré-matrícula on-line

Educação » Prouni

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

Interessados em entrar na lista de espera de bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) devem acessar a página de inscrição, com seu número e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente nesta segunda (1º) e terça-feira (2) e manifestar interesse em participar do processo. 

Diferentemente da segunda chamada, a espera não é automática. A inclusão na lista é exclusiva aos candidatos que participaram daquele processo seletivo do Prouni 2021 e não está aberta a novos inscritos.

O Prouni acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Quem não for chamado em lista de espera, cujo resultado será divulgado em 5 de março, tem que esperar até a edição seguinte para tentar novamente. Essa etapa comporta todas as vagas não preenchidas dentre as 162 mil oferecidas durante primeira e segunda chamadas desta edição do Prouni.

Comprovação

No caso de candidatos pré-selecionados em lista de espera, o período para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a 12 de março. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Divulgação

Os cursos disponíveis na lista de espera variam em cada edição. Como os resultados da espera vão sendo divulgados aos poucos, conforme a disponibilidade de vagas, o interessado deve acessar o sistema todos os dias, até o encerramento do período, para ver se foi contemplado. O Ministério da Educação não envia mensagens informando sobre a aprovação. Caso pré-aprovado, o candidato também deve ficar atento ao prazo para a apresentar documentação exigida como comprovantes de renda, identificação pessoal, endereço e escolaridade.

Candidatos

Criado para permitir o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, só podem pleitear uma bolsa candidatos que fizeram o Enem mais recente e obtiveram pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.

O candidato também precisa se encaixar em um dos pré-requisitos abaixo:

  • ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral;
  • ser professor da rede pública de ensino básico no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda;
  • Ser pessoa com deficiência.
Blog da Gláucia Lima
Educação » MEC » sisu

MEC anuncia datas de inscrição para o Sisu 2021

enem 1024x615 1 MEC anuncia datas de inscrição para o Sisu 2021

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira, que as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 ocorrerão de 6 a 9 de abril. As inscrições serão realizadas na página do Sisu.

O cronograma e as regras do processo sairão no edital que será publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira, 11 de fevereiro.

Para participar do Sisu do primeiro semestre de 2021 será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do processo seletivo do Sisu será publicado no dia 13 de abril. E de 14 a 19 de abril será o período para efetuar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino para a qual o candidato tenha sido selecionado.

Currais Novos » Educação

Currais Novos: Prefeitura faz reformas e melhorias nas creches e escolas municipais

Na Creche Municipal Margarida Cunha está sendo realizado o serviço de manutenção na estrutura física externa e também será feito o reparo nas instalações internas das salas de aulas

A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, cumpre um vasto cronograma de ações nas instituições da rede municipal de ensino.

As gestoras Elaine Galvão e Valéria Medeiros, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco; e Lucinaide Medeiros, da Creche Municipal Margarida Cunha, receberam na manhã desta terça-feira (09), a Secretária Municipal de Educação, Lourdes Matias; e a Coordenadora Geral, Andréia Lopes, para acompanhamento da reforma que está sendo executada nessas instituições.

Na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, além das melhorias já realizadas ano passado, serão executados em parceria com a Secretaria de Saúde, o serviço de dedetização das madeiras contra ação de cupins. Além disso, serão instalados novas pias e serão feitos outros reparos e limpeza interna em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Na Creche Municipal Margarida Cunha está sendo realizado o serviço de manutenção na estrutura física externa e também será feito o reparo nas instalações internas das salas de aulas.

Outras instituições também estão sendo atendidas com a poda das árvores dos ambientes externos e internos, como é o caso da Creche Municipal Professor Salú; Escola Municipal Justino Dantas; e EscoLa Municipal Professor Salustiano Medeiros.

Paralelas as ações na zona urbana, a SEMEC, em parceria com a gestão da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão, está realizando o aparelhamento com tinta óleo de portas e janelas, consertando bicas e retelhando a escola que fica no Povoado Totoró.

As ações cumprem metas da gestão municipal de organização da infraestrutura das instituições de ensino para o início do ano letivo, com o objetivo de ampliar as melhorias na qualidade da aprendizagem e aumentar o conforto no dia-a-dia dos estudantes da rede municipal de ensino.

Educação » Enem

Enem 2021 deve ser aplicado em novembro ou dezembro, diz Inep

HT Enem 2021 deve ser aplicado em novembro ou dezembro, diz Inep

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, afirmou neste domingo (7) que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 deverá ocorrer em novembro ou dezembro deste ano.

A edição de 2020 estava prevista para novembro passado, mas teve que ser adiada por causa da pandemia. As provas de 2020 ainda estão sendo aplicadas neste início de ano.

Lopes disse acreditar que o cronograma da edição de 2021 não deve ser alterado. Ele também afirmou que o Enem digital, que está sendo aplicado pela 1ª vez, poderá ser expandido. O objetivo seria trabalhar para tornar a prova totalmente digital até 2026.

Currais Novos » Educação

Prefeitura realiza melhorias e manutenção das escolas municipais em Currais Novos

Na ocasião, a Secretária Lourdes se reuniu com a equipe da escola para planejar os últimos detalhes para a conclusão da nova cozinha da instituição.

A Prefeitura de Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando, desde o ano passado, várias melhorias nas escolas da rede municipal de ensino.

Na quarta (03), a Secretária Municipal, Lourdes Matias, acompanhada da gestora Avaneide Xavier, visitou a obra de manutenção e reparos que vem sendo realizada na Escola Municipal Gilson Firmino da Silva.

Na ocasião, a Secretária Lourdes se reuniu com a equipe da escola para planejar os últimos detalhes para a conclusão da nova cozinha da instituição.

A Escola Municipal Gilson Firmino, desde 2020, vem recebendo melhorias através de construção de uma nova cozinha, além de retelhamento, pintura, substituição de lâmpadas e portas, entre outros reparos essenciais.

Educação » Enem » Enem Digital

Abstenção recorde de 68,1% no primeiro dia de prova digital do Enem

O primeiro dia de provas digitais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve abstenção recorde de 68,1%, segundo informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) na noite deste domingo (31). Ao todo, 34.590 alunos realizaram a avaliação e 58.489 inscritos não compareceram. De acordo com o instituto, 174 alunos pediram reaplicação por doenças infecciosas (entre elas a Covid-19) –118 foram aceitas e 56, negadas.

Quem não compareceu precisa justificar a falta para pedir reaplicação, que será feita em 23 e 24 de fevereiro em versão impressa. No Amazonas, as provas foram suspensas em razão do agravamento da crise sanitária no estado e as provas serão reaplicadas nas mesmas datas.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!