Arquivos:

Currais Novos » Educação

CURRAIS NOVOS: Unidades Escolares da Zona Rural estão sendo reformadas

As 9 Unidades Escolares da Zona Rural de Currais Novos estão sendo reformadas para melhor atender a comunidade escolar de diversos povoados do município e, assim, fortalecer o desenvolvimento das atividades e projetos importantes para centenas de alunos, obras estas realizadas pelo Centro Municipal de Ensino Rural.

Na manhã desta quarta-feira, 12, o Prefeito Odon Jr, acompanhado dos secretários Jorian Pereira (Educação) e Rodolfo Lucena (Gabinete), visitaram a Unidade Escolar da Comunidade Jurupaiti, e conversaram com a equipe da escola, que realiza na noite de hoje a reinauguração da unidade. Foram realizados serviços como ampliação da cozinha, recuperação dos banheiros, forro de gesso nas salas, melhorias na cisterna, pintura interna e externa, e recuperação do telhado.

“Estas reformas são de grande importância para nossas Escolas Rurais pois possibilita o avanço em diversas atividades e melhores condições de trabalho e ensino para nossos alunos”, comentou o Prefeito Odon Jr. As Unidades do Maxinaré e Malhada da Areia também estão com as obras de reforma adiantadas. De acordo com o Secretário Jorian Pereira, em janeiro de 2019 terá início a reforma das outras Unidades.

Campo Redondo » Educação

CAMPO REDONDO: Escolas Municipais realizam formatura dos alunos da Educação Infantil


Há seis anos a administração de Campo Redondo promove a festa de formatura do ABC para as crianças do Ensino Infantil. A solenidade aconteceu na última sexta-feira (7) no Ginásio ‘O Adautão’ e contou com a presença dos alunos e seus familiares, prefeito Alessandru Alves (PROS), vice-prefeita Silvânia Karla (PROS), secretária de Educação Simone Cortez, professores, vereadores e outras autoridades. O espaço estava todo decorado com personagens do mundo infantil.

A cerimônia teve início com a palavra da Secretária Simone que declarou aberta a solenidade, em seguida o prefeito Alessandru agradeceu o empenho de todos os educadores que tem fortalecido e transformado a educação do município. Ainda na programação uma benção ecumênica dos anéis de formatura e o juramento dos pequenos. “Temos feito um esforço para apresentar ao povo camporedondense uma educação forte. Isso tem acontecido em toda rede municipal de ensino, dos pequenos aos de mais idade. Parabenizo todo esforço da secretária Simone Cortez e toda sua equipe. As famílias que aqui estão para acompanhar este momento em que nossos pequenos sobem mais um degrau na vida”, contou o prefeito.

Brasil » Educação » Enem

ENEM 2018: 29,2% de ausentes é registrado no segundo dia de prova

No segundo domingo de provas, 1.610.681 estudantes faltaram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil, o que representa 29,2% dos 5.513.726 inscritos. O índice é maior do que o do domingo passado, que foi de 24,9%, mas é menor que as taxas registradas no segundo dia de provas em 2016 e 2017.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou ser normal o aumento de ausências no segundo dia do exame. “O número de ausências foi menor que nos últimos anos, mas é um pouco maior do que no primeiro dia, o que é normal. Às vezes, o aluno não tem o desempenho que deseja ou imagina e acaba não indo no segundo dia”, argumentou.

Brasil » Educação » Notícias

ENEM 2018: Prova teve mutação genética, Minecraft e teoria das eleições e carros ‘flex’ no 2º dia

O segundo dia de provas da edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu neste domingo (11) com a prova de matemática e ciências da natureza. Questões sobre mutação genética, rastreamento de bagagem nos aviões e corrente elétrica dos peixes caíram na prova. Uma questão em especial que se destacou se inspirou no popular game Minecraft para exigir dos candidatos conhecimentos para calcular a dimensão de um cubo.

Outras questões que caíram no Enem foram inspiradas na fruta atemóia, no Salão do Automóvel de São Paulo, na Lei Nacional Antidrogas, nos pedágios das estradas e nos carros “flex”, que funcionam com etanol e gasolina.

Uma questão de matemática citou o artigo 33 da Lei Nacional sobre Drogas, que fala sobre a redução da pena por bom comportamento para os condenados sem ter antecedentes criminais. Para acertar a resposta, os estudantes tinham que calcular quanto, em anos e meses, representa a redução de 1/6 a 2/3 da pena, tempo previsto na lei.

O professor de matemática Felipe Pinheiro, do Sistema COC de Ensino, fez a prova do Enem e afirmou que as 45 questões da prova exigiram muito tempo dos candidatos.

A prova estava em um nível pesado, se você fosse relacionar as interpretações das questões, para o aluno matar qual era a charada da questão até o desenvolvimento dela, demandava um tempo. Os gráficos foram muito bem utilizados durante praticamente todas as questões. Sem falar que questões que englobavam somente interpretação de gráfico caíram em peso”, disse Felipe Pinheiro, professor de matemática do Sistema COC de Ensino.

Currais Novos » Educação » Rio Grande do Norte

FORMAÇÃO CONTINUADA: Ação formativa da olimpíada de língua portuguesa é realizada nas redes estadual e municipal

Foto: Divulgação/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SEMEC), em parceria com a 9º DIREC, realizou na última quarta-feira (07) formação referente ao programa Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Na oportunidade, foram apresentados por professores da rede estadual relatos de experiências de sequências didáticas com os gêneros textuais poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

Além disso, a Assessora Pedagógica Simone Hipólito fez a apresentação da Plataforma Escrevendo o futuro e a Coordenadora Elba Alves da Silva conversou com os professores sobre a temática “As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC”.

Fonte: SEMEC

Educação » IFRN » Rio Grande do Norte

BOAS IDEIAS: Dessalinizador Solar, inovação pensada e desenvolvidas por alunos do IFRN Campus Santa Cruz

Foto: Flora Valverde

Uma ideia que pretende reduzir as desigualdades e contribuir com um problema comum em diversas partes do país: a crise hídrica. Essa é a contribuição que o projeto “Dessalinizador Solar para Tratamento de Água Salobra” busca dar.

O projeto está sendo desenvolvido por três alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz, Larissa Azevedo, Felipe Silva e Mário Santos, com orientação de Mário Salema e César Abrantes, a iniciativa foi exposta na IV Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), ocorrida no Campus Natal-Central, entre 29 e 31 de outubro.

O projeto pretende ser uma forma alternativa para obtenção de água potável e se encontra, atualmente, em fase de implementação e análise da qualidade da água tratada. Os alunos mostraram orgulho e entusiasmo ao defenderem a ideia de que a ciência pode, em muitos aspectos, transformar realidades e promover dignidade e a garantia de direitos básicos e indispensáveis para todos.

Fonte: Portal IFRN

Educação » Notícias » Rio Grande do Norte

ENEM 2018: Mais de 124 mil candidatos são esperados para o Enem 2018 em todo o RN

O Rio Grande do Norte tem 124.046 candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que começa neste domingo (4). Eles representam um total de 2,2% dos 5,5 milhões de inscritos em todo o país. No estado, os portões abrem às 11h e fecham às 12h do horário local, por causa do horário de verão, que passa a valer na madrugada do primeiro dia do exame.

As inscrições potiguares foram menores que no ano passado, quando o estado registrou 159.486 cadastros. Apesar disso, apenas no primeiro dia de prova, em 2017, foram registradas mais de 44 mil ausências, o que reduziu o número de candidatos para cerca de 115 mil.

Ainda de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelas provas, a maior parte dos candidatos potiguares, 64.368, está na faixa etária de 21 a 30 anos de idade. Outros 58.779 candidatos são os mais novos, com idade entre 16 anos e 20 anos, mas o público acima dos 60 anos também vai participar. São 241 nessa faixa etária.

O público feminino representa 57% das inscrições no estado. São 70.874 mulheres contra 53.172 candidatos do sexo masculino. Nas inscrições, 63.955 pessoas informaram que estão terminando o terceiro ano do Ensino Médio regular neste ano. Outros 7.592 são concluintes no sistema de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Fonte: G1/RN

Educação » Rio Grande do Norte

DESTAQUE: Aluna do IFRN Campus Parelhas é selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2019

Aluna do Curso Técnico em Informática do Campus Parelhas do IFRN, Thaynara de Azevedo Luciano, é a mais nova Jovem Embaixadora 2019, programa fruto das embaixadas do Brasil e dos Estados Unidos. 50 jovens brasileiros foram selecionados para viajarem para o país norte–americano e participarem de um programa de três semanas, a começar com visita à capital americana, Washington D. C., seguido de estadia em outros estados.

Thaynara de Azevedo foi a única jovem estudante selecionada no Rio Grande do Norte para o Programa Jovens Embaixadores, que é um intercambio nos Estados Unidos para estudantes brasileiros que são destaque na rede pública de ensino, visando fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

Thaynara conta que está entusiasmada com o resultado da seleção, que é baseada na liderança dos jovens em suas comunidades, excelência acadêmica, conhecimentos de língua inglesa, trabalho voluntário e atitude positiva.

SOBRE O PROGRAMA:

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, sendo bastante concorrido e recebendo candidaturas de todo o Brasil de alunos que são exemplos em suas comunidades, em termos de: liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Educação » Rio Grande do Norte » Saúde

EXTENÇÃO: Projeto do IFRN auxilia atendimento do Hospital Onofre Lopes

Foto: Flora Valverde

A “Experiência no setor de engenharia clínica: manutenção de equipamentos médico-hospitalares”, é o projeto coordenado pela professora Leila Raulino e desenvolvido por seis alunos do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos do Campus Ceará-Mirim do IFRN.

O projeto tem como objetivo dar suporte técnico aos equipamentos do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), tornando-os aptos para o uso.

Há cinco meses o projeto vem sendo desenvolvido pelos alunos Kalisson Renan, Lucas Tadeu, Mylene Sampaio, João Victor, Maria Alice Lopes e Clara Beatriz, que trabalham, em dois turnos, na instalação, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos biomédicos, como monitores cardíacos, equipamentos de oxigenação e pressão arterial, cama hospitalar elétrica, ventiladores hospitalares (responsáveis por garantir que o paciente respire), dentre outros.

“A maioria dos hospitais e clínicas do estado recorrem a equipes de fora, ou seja, os pacientes ficam esperando bastante tempo para fazer um exame ou um procedimento, justamente, por não ter uma equipe técnica para consertá-los. Com o Projeto, assim que o aparelho quebra vamos lá e identificamos o defeito e consertamos”, disse aluna Mylene Sampaio.

Segundo ela, o projeto vem dando ênfase à engenharia clínica como ferramenta importante para o gerenciamento dos equipamentos que entram na unidade: sua vida útil, manutenção, correção. “Nosso trabalho tem mostrado o quanto faz a diferença ter uma equipe especializada no próprio hospital, pois as vidas de muitos pacientes dependem desses equipamentos. Fazer esse trabalho num hospital público é contribuir para que a população tenha acesso a um atendimento mais digno e rápido, ajudando a reduzir as desigualdades existentes”, complementou.

Educação

Começa hoje prazo para renovar contratos do Fies

Começa hoje (29) o processo de renovação de contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018 e devem realizar o aditamento.

A renovação dos contratos deve ser feita na página http://sifesweb.caixa.gov.br até 30 de novembro. Segundo a Caixa Econômica Federal, caso haja necessidade de alterações no contrato, como a troca de fiador, o estudante deve comparecer a uma agência da Caixa com o novo fiador e apresentar os novos documentos comprobatórios.

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!