Eduardo Campos

Aeroporto do Recife deve receber nome de Eduardo Campos

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana uma proposta que altera o nome do aeroporto do Recife para “Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e Governador Eduardo Campos”. Hoje, o local leva apenas o nome do escritor e cientista pernambucano Gilberto Freyre, autor do livro Casa-Grande & Senzala, publicado em 1933 e considerado revolucionário para a historiografia brasileira. A pauta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A mudança de nome está prevista no Projeto de Lei 7937/14, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), e foi aprovada na semana de um ano da morte de Eduardo Campos. Ex-governador de Pernambuco e então candidato a presidente nas eleições de 2014, Campos morreu durante a campanha na queda de um avião em Santos (SP), em 13 de agosto do ano passado.

De acordo com relator na comissão, deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA), mudanças nos nomes oficiais de aeroportos implicam em alterações técnicas e operacionais em sistemas mundiais de cadastro aeroportuário, com custos para o País.

Dessa forma, a regra normalmente adotada nos casos de homenagens é a manutenção da denominação original do terminal, acrescentando-se a ele o nome do homenageado. “Esse tipo de solução não implica em alterações de documentação e de informações subordinadas à comunidade técnica especializada, no Brasil e no exterior”, explicou Negromonte Jr.

Na mesma reunião, a comissão rejeitou o PL 7930/14, do ex-deputado João Caldas, que tramita em conjunto e altera o nome do aeroporto para “Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Governador Eduardo Campos”, excluindo o nome de Gilberto Freyre.

O relator recomendou a aprovação da proposta de Patriota em razão de ela manter o nome de Gilberto Freyre na homenagem. “O melhor seria manter o nome de Gilberto Freyre, escritor e sociólogo conhecido na história brasileira e nas grandes universidades em todo o mundo, e incluir também o nome de Eduardo Campos, político do mesmo estado e já conhecido em todo o País, falecido em plena ascensão política”, observou Mário Negromonte Jr.

 

IG

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!