Vendas no varejo potiguar caíram 5,9% no ano passado, aponta IBGE

Comércio amargou queda histórica (Ana Amaral / Portal no ar)

Comércio amargou queda histórica (Ana Amaral / Portal no ar)

O comércio varejista ampliado no Rio Grande do Norte registrou uma queda de -5,9% no ano de 2015. O resultado foi o pior nos últimos dez anos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média potiguar foi a menor do Nordeste e também ficou abaixo da média nacional de -8,6%.

O setor de varejo ampliado inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção. Em nível nacional os principais destaques foram observados em móveis e eletrodomésticos (-8,7%), setor que vinha apresentando resultados positivos nos três meses anteriores, período que acumulou 7,8% de crescimento; outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,6%), após avanço de 4,1% no mês anterior; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,0%),

No segmento de varejo restrito no Rio Grande do Norte a queda observada foi de -3,8%, a maior dos últimos 11 anos segundo o IBGE. O resultado potiguar foi a segunda menor queda do Nordeste.

O resultado negativo no comércio potiguar já era previsto pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RN). “Desde o ano passado vimos alertando para uma queda considerável nas vendas do varejo, com repercussões diretas e negativas em toda a economia – sobretudo na nossa capacidade de geração de emprego e renda. Com isso, o acumulado do ano indica retração de 5%”, afirmou o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.

Júlio Rocha

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza