RN tem 2º maior número de projetos cadastrados em leilão de energia eólica

Mais de 290 projetos foram cadastrados para o RN (Foto: Larry W. Smith / EFE)

Mais de 290 projetos foram cadastrados para o RN (Foto: Larry W. Smith / EFE)

O Rio Grande do Norte foi o segundo estado com mais projetos eólicos cadastrados pela Empresa de Pesquisa Energética para o leilão A-5/2016. Foram 292 empreendimentos interessados a se implantar no RN, que irão gerar uma oferta de 5.599 megawatts (MW). O leilão está previsto para acontecer no dia 5 de fevereiro de 2016.

No estado, também foram inscritos projetos para uma pequena central hidrelétrica (PCH) e uma térmica a gás natural. No total, o RN poderá gerar 5.869 MW de energia para o país. Todos os projetos ainda passarão pelo processo de habilitação, que definirá o número final de projetos que estarão aptos a participar do certame.

A EPE cadastrou 1.055 projetos em 24 estados que totalizam 47.618 megawatts em oferta de eletricidade, na fonte eólica, termelétricas a gás natural, termelétricas a carvão, biomassa, hidrelétricas inscritas e pequenas centrais hidrelétricas.

De acordo com o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, este poderá ser o maior leilão de energia elétrica realizado no mundo.

“É um recorde brasileiro e mundial o número de projetos inscritos, é o maior leilão de energia elétrica do mundo. Isso mostra a atratividade do modelo (de leilões) brasileiro”, disse Tolmasquim, lembrando que para inscrever o empreendimento o investidor tem gastos para preparar o projeto, como a medição de ventos, no caso da fonte eólica.

Portal no Ar

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza