Economia

INUSITADO: Cidade no Piauí tem moeda própria

Imagem: Catarina Costa

É tão real quanto curioso. A cidade piauiense de São João do Arraial, com apenas 7.337 habitantes e a 253 km de Teresina, possui moeda própria que movimenta a economia local: o “cocal”

Mais que isso, a cidade não tem bancos públicos ou privados, e os moradores acharam nessa forma totalmente inusitada algo que trouxe benefícios da cidade. O município passa grandes períodos de tempo sem ocorrência policial e muito da calmaria é atribuída a criação da moeda própria.

Cocal

A moeda tem o mesmo valor do real, mas com maior poder de compra graças aos descontos oferecidos em todos os estabelecimentos comerciais do município. Se um produto custa R$ 10, pagando com a moeda social, custará C$ 9. O desconto é possível porque, para cada cocal emitido, há um lastro de um real garantido pela organização financeira comunitária.

As cédulas são estampadas com ícones da cultura e economia local, além possuir um selo que dificulta a sua falsificação. De acordo com o coordenador Mauro Rodrigues, o banco tem o custo de R$ 0,15 por moeda fabricada, além de arcar com o transporte desde Fortaleza, onde está a gráfica de confiança do Instituto Palmas, gestor e certificador de bancos comunitários no Brasil, e responsável pela impressão das notas.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!