Empresa japonesa leva 25 anos para elevar preço de picolé – e pede desculpas

akagi-nyugyo-empresa-japonesa-original

Uma fabricante japonesa de sorvetes levou 25 anos para aumentar o preço de um de seus produtos de maior sucesso – e, quando fez isso, pediu desculpas. Em março, a Akagi Nyugyo anunciou aos seus clientes que o preço do Garigari-kun passaria de 60 para 70 ienes, ou o equivalente a um reajuste de 35 centavos de real: de 2,02 reais para 2,37 reais.

No vídeo do anúncio, um time de funcionários da Akagi aparece enfileirado diante do prédio da companhia, com olhar fixo na câmera. Ouve-se apenas uma canção de voz e violão como trilha sonora, enquanto a câmera se afasta. Por fim, lê-se a mensagem “nós seguramos 25 anos, mas… 60-70”, em referência à mudança de valor do Garigari-kun.

O último aumento de preço do produto havia ocorrido em 1991, dez anos depois de seu lançamento. O picolé da Akagi é muito popular no Japão, facilmente encontrado em lojas de conveniência e consumido especialmente por crianças em idade escolar, que costumam comprá-lo logo depois de encerradas as aulas do dia. A empresa creditou o reajuste ao aumento de custos.

Se o motivo para a mudança de preço foi mesmo esse, a economia japonesa tem que comemorar. Ao contrário do que ocorre em países como o Brasil, no Japão o problema não é o aumento da inflação, mas o fato de ela não subir de jeito algum. Os japoneses têm uma forte cultura de poupar dinheiro, mas não têm usado o dinheiro guardado. O consumo estagnado tem na inflação próxima de zero um de seus termômetros.

Neste ano, o Banco do Japão, banco central do país, anunciou uma medida extrema para tentar dar um empurrão no consumo: a adoção de “juros negativos”. Até o momento, foi mais um movimento frustrado. A Akagi Nyugyo pode até ter pedido desculpas pelo aumento, mas, diante desse quadro, o restante do país deveria agradecê-la.

Veja

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza