Economia » Estados Unidos

Economia dos EUA cresce acima da expectativa, no 2º trimestre

Presidente Barack Obama: - O país continua uma âncora do crescimento sustentável no mundo

Presidente Barack Obama: – O país continua uma âncora do crescimento sustentável no mundo

A economia dos EUA cresceu no segundo trimestre em ritmo mais forte do que se calculou inicialmente, à medida que as empresas elevaram os investimentos, mas também ampliaram os estoques, oferecendo sinais mistos para a perspectiva econômica do restante do ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano se expandiu a uma taxa anualizada de 3,7% entre abril e junho deste ano, considerando-se ajustes sazonais, segundo a primeira revisão do Departamento do Comércio. A leitura original do dado havia mostrado crescimento mais moderado dos EUA no período, de 2,3%. Os números foram divulgados ontem.

A segunda estimativa do PIB superou a expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam expansão de 3 3% no segundo trimestre.

A economia dos EUA parece estar seguindo um padrão semelhante ao de 2014, com um declínio no começo do ano seguido por uma recuperação relativamente forte.

A revisão do PIB foi ampla e liderada por melhoras nas estimativas para investimentos das empresas, estoques, gastos do governo e gastos dos consumidores. Os investimentos das empresas, que refletem os gastos em construção, equipamentos e pesquisa e desenvolvimento, avançaram em ritmo anualizado de 3,2% no segundo trimestre, ante o cálculo inicial de acréscimo de 0,6%.

Já os lucros do setor corporativo após impostos – desconsiderando-se a valorização dos estoques e ajustes no consumo de capital – cresceram 5,1% no segundo trimestre ante os três meses anteriores, garantindo o maior aumento em um ano. Na comparação anual, os ganhos das empresas tiveram alta ainda mais expressiva, de 7,3%.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, ontem, que a revisão para cima do crescimento do PIB americano reforça a importância do país diante da instabilidade econômica mundial.

“O país continua uma âncora do crescimento sustentável no mundo”, afirmou ele.

Dow Jones Newswires.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!