Após cinco semanas fechada, Bolsa de Atenas volta a operar

Bolsa de Atenas reabriu nesta segunda-feira e chegou a cair mais de 22% (Foto: AFP)

Bolsa de Atenas reabriu nesta segunda-feira e chegou a cair mais de 22% (Foto: AFP)

A Bolsa de Valores de Atenas, na Grécia, reabriu nesta segunda-feira (3) com queda de mais de 22%. Esta será a primeira vez que a bolsa retoma suas operações depois de ficar fechada por um período de cinco semanas, desde que o governo do país impôs o controle de saques em bancos no auge da crise econômica.

O Banco Nacional da Grécia, o maior banco comercial do país, atingiu o limite diário com queda de 30%.

Ao longo da semana passada, investidores afirmavam esperar grandes perdas devido ao temor em relação à possível piora na economia da Grécia.

As ações de bancos devem ser as mais atingidas pois o setor financeiro da Grécia precisa de uma injeção de capitais.

No início da semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) deu sinal verde aos planos apresentados pela Grécia para a reabertura – com limitações, apesar de não terem decidido o momento em que as negociações, suspensas há um mês, seriam retomadas.

Segundo informações da imprensa local, os planos, que o Ministério das Finanças ainda deverá transformar em decreto, permitirão aos investidores estrangeiros fazer transações ilimitadas na Bolsa de Atenas.

Os investidores gregos, por outro lado, não poderão ainda vender ações e as compras estarão submetidas a severas limitações.

Os investidores nacionais terão direito apenas a comprar ações com dinheiro transferido de contas bancárias do exterior ou mediante o pagamento em dinheiro.

Estas restrições e o impedimento de utilizar dinheiro de depósitos bancários para a compra de ações provocaram críticas entre os corretores de Bolsa.

Vários corretores expressaram preocupação de que as restrições possam provocar uma queda violenta no preço das ações.

Negociações

A Bolsa de Atenas fechou em 29 de junho, mesmo dia em que os bancos gregos, após a recusa do BCE de elevar o teto dos empréstimos através do mecanismo de liquidez de emergência, em resposta a ruptura das negociações entre a Grécia e seus credores.

Os bancos reabriram em 20 de julho, após três semanas fechados, mas funcionam com restrições às transações bancárias e com controle do limite de saques.

Apesar de a Grécia ter acertado um pacote de ajuda com seus credores no mês passado, a luta política em Atenas a respeito das condições deste acordo ainda podem resultar na convocação de eleições antecipadas por Alexis Tsipras.

A Comissão Europeia espera que a Grécia volte à entrar em recessão em 2015, registrando uma contração entre 2% e 4% em sua economia.

A economia do país esteve em recessão durante seis anos, até 2014.

 

Globo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza