ANP corta preço do diesel no Norte e Nordeste, mas eleva no resto do país

O preço do óleo diesel será reduzido nas regiões norte e nordeste e elevado no resto do país neste domingo (16). Os novos valores referem-se ao último período do programa de subvenção criado pelo governo para pôr fim à greve dos caminhoneiros, que se encerra no próximo dia 31.

Nesta sexta, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) informou que o litro do diesel nas refinarias cairá 2,42% no norte e 1,13% no nordeste. No Centro-Oeste, Sudeste e Sul, subirá 1,76%, 1,84% e 1,8%, respectivamente.

É a primeira vez desde o início do programa que os preços têm movimentos em direções distintas entre as regiões brasileiras. Em todas as outras ocasiões, houve queda ou aumento em todas elas. O preço do diesel está tabelado desde o início de junho.

A diferença é explicada pela redução do custo de importação dos produtos, um dos critérios usados no cálculo do preço, em portos do norte e nordeste, movimento que não aconteceu no resto do país. O valor do custo de importação é calculado pela consultoria Argus.

O programa de subvenção garante ressarcimento de R$ 0,30 por litro a refinarias e importadores de diesel que se comprometerem a vender o produto a preços tabelados pelo governo.

Será encerrado no dia 31 de dezembro e ainda não há definição do novo governo sobre sua manutenção.

O setor de combustíveis defendia um período de transição, para que os preços nos postos não subam R$ 0,30 por litro de uma só vez.

Folhapress

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza