Ações do BB caem mais de 5% após governo propor fim de fundo

As medidas econômicas divulgadas nesta terça-feira, 24, pelo presidente em exercício Michel Temer tiveram influência nas ações das empresas estatais, especialmente Banco do Brasil e Petrobrás. BB ON foi o papel com pior desempenho no Ibovespa, fechando em baixa de 5,39%, na menor cotação do dia. Temer disse que o governo estuda extinguir o Fundo Soberano do Brasil (FSB), que detém uma quantidade razoável de ações do banco estatal.

Apesar do recuo do banco estatal, o Ibovespa – que reúne as principais ações do mercado – fechou em leve alta nesta terça-feira.

Das medidas anunciadas pelo governo, a única com efeito direto foi o anúncio da extinção do Fundo Soberano do Brasil (FSB), que conta atualmente com R$ 2 bilhões de patrimônio. O fundo foi criado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva como destino para os recursos do pré-sal. A medida depende apenas do Executivo para ser colocada em prática, sem necessidade de aval do Congresso.

O anúncio acertou em cheio as ações do Banco do Brasil, que operavam em alta e passaram para a coluna das maiores quedas do Ibovespa. Isso porque os papéis do banco representam 96,8% do patrimônio do Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE), fundo privado que compõe o FSB e do qual a União é cotista única. Na carteira do fundo estavam 105.024.600 papéis do Banco do Brasil em abril. Em um movimento de antecipação de uma possível venda dos papéis, as ações do BB registraram fortes perdas.

Estadão‎

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza