Arquivos:

Drogas » Rio Grande do Norte

RN: Homem é preso em flagrante com 10 quilos de maconha na BR-226

Homem foi preso com drogas na tarde desta terça-feira (18) na BR-226 no RN — Foto: PRF/Divulgação

Um homem de 32 anos foi preso em flagrante com 10 quilos de maconha, na tarde desta terça-feira (18), na BR-226, próximo ao município de Triunfo Potiguar, entre as regiões Oeste e Central do estado.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o homem conduzia um carro do modelo Meriva, quando foi abordado pelos agentes no quilômetro 276 da rodovia, por volta das 16h30.

Após encontrarem a droga com o suspeito, os policiais encaminharam ele à Delegacia de Caraúbas.

G1 RN
Cruzeta » Drogas » Notícias

PODER DAS DROGAS: Grávida aos 21 anos, jovem pratica furtos e não consegue se livrar do vício

A dor de uma jovem que não consegue se libertar do mundo das drogas é observada, de forma inerte, por toda a população de Cruzeta, região Seridó do RN. Grávida aos 21 anos, a garota pobre e de baixa renda não tem assistência governamental e optou seguir o caminho errado do mundo das drogas e agora não consegue mais sair.

Como meio de vida, a garota pratica furtos, entrega o corpo para homens que ela garante nem os conhecer e ‘come’ lixo para poder se alimentar. A ausência da família, tendo em vista sua mãe segue o mesmo caminho, vai aumentando o descontrole emocional da garota, que em época passada, teve inúmeras chances de viver a vida dignamente.

De acordo com a polícia da cidade, em desfavor da jovem há queixas de furto quase todos os dias, tem dias, inclusive, que são mais de uma queixa, e em todas as vezes que a polícia consegue desvendar o caso o produto de furto foi usado para a compra de crack, a droga mais avassaladora dos últimos tempos em todo aquele município.

Na manhã dessa segunda feira, 25, em mais uma ocorrência de furto na cidade, a Polícia Militar foi acionada, sem surpresa, os homens da PM já tinham na mão o nome da suspeita, que recai sempre sobre esta jovem sofredora e vítima das drogas, ao chegar no local, encontraram a garota inerte sob uma rede, dormindo, urinada e desacordada.

Preocupado com o estado de saúde da garota, um vizinho nos enviou uma imagem do momento da chegada da polícia, e segundo o rapaz, Aninha, como é mais conhecida na cidade, deu o ar da graça dizendo ter trazido o aparelho de DVD porque havia trocado por um programa, e o resultado? Muita droga em sua volta dava a resposta.

“Nós não aguentamos mais essa situação, são pelo menos três furtos por dia, sempre acionamos a polícia, mas vemos que não é a solução mais adequada, até porque os policiais não têm como a protegê-la adequadamente, mas eles sempre conseguem reaver os bens que ela furta, exceto quando é dinheiro em espécie”, esclare o amigo preocupado.

Ainda de acordo com depoimentos de populares, Aninha era uma menina normal, como todas as outras, e quando menor de idade, foi aliciada por usuários de drogas, que além de ceder o seu corpo, foi obrigada a se viciar para enfrentar as mágoas de não ter um lar com a presença de um homem, se pai, hoje está cada vez mais difícil sair.

A solução mediática seria o próprio município, por meio da secretaria de saúde local, tentar uma internação para a jovem, tendo em vista, esta carrega mais uma vida em seu ventre, o que poderá ser mais um para aumentar as estatísticas, desenfreadas, da violência e do consumo dissipante das drogas, elevando a média nacional.

Jair Sampaio
Drogas » Governo do Estado

Jacó Jácome comemora sanção de lei que cria Rede de Enfrentamento ao Crack

O deputado estadual Jacó Jácome (PMN) comemorou a sanção da Lei que cria a Rede Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas pelo Governo do Estado. O parlamentar é autor da proposta que irá promover o intercâmbio de experiências e a articulação entre entidades e ações de combate a substâncias entorpecentes.

“Quero parabenizar o Governo do Estado por dar atenção e importância para o tema”, disse Jacó Jácome. A Lei 9977/2015 prevê a implantação do Centro de Referência de Combate às Drogas, dotado de estrutura voltada para a prevenção e enfrentamento, por meio da oferta de atividades de cultura, esporte e lazer aos usuários e seus familiares. Segundo o projeto, o centro também prestará serviços de informação, acolhimento, orientação, encaminhamento e monitoramento aos usuários.

A proposta também contempla a criação de um grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, para os anos de 2015 a 2020. A comissão deverá ser integrada por representantes de diversas secretarias estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS).

Ainda de acordo com o projeto, fica atribuído ao Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEM) a elaboração e apresentação da Política Estadual sobre Drogas, de forma regionalizada, contando também com a participação da sociedade.

ALRN
Drogas

Pesquisa analisa efeitos do uso da maconha por adolescentes ao longo da vida

O uso crônico da maconha por garotos adolescentes não parece estar ligado a problemas posteriores de saúde física ou mental, como depressão, sintomas psicóticos ou asma, de acordo com um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia. Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, e da Universidade Rutgers, em Nova Jérsei, rastrearam 408 homens da adolescência até seus 30 e poucos anos para o estudo, que foi publicado na revista científica Psychology of Addictive Behaviors.

O que descobrimos foi um pouco surpreendente, disse o pesquisador Jordan Bechtold. Não houve diferenças em nenhuma das conclusões de saúde mental ou física que nós medidos, independentemente da quantidade ou frequência de maconha usada durante a adolescência.

O uso de maconha tem estado na mira de investigações na medida em que vários estados e o Distrito de Columbia legalizaram a droga, levando pesquisadores a examinar se o uso de maconha entre adolescentes tem consequências para a saúde a longo prazo. Com base em alguns estudos anteriores, eles esperavam encontrar uma ligação entre o uso de maconha entre adolescentes e o posterior desenvolvimento de sintomas psicóticos (delírios, alucinações, etc.), o câncer, a asma ou problemas respiratórios, mas não acharam.

Drogas » Policial

PF apreende 277 quilos de maconha e 17 de crack no RN

Droga foi apreendida enquanto homem tentava colocá-la em um carro. (Foto: Divulgação/Sinpef)

Droga foi apreendida enquanto homem tentava colocá-la em um carro. (Foto: Divulgação/Sinpef)

Uma operação da Polícia Federal no Rio Grande do Norte resultou na prisão de um homem e na apreensão de 277 quilos de maconha e 17 de crack, em Extremoz, município da Grande Natal. De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Agentes da Polícia Federal no RN, a apreensão ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (12).

Ainda de acordo com o sindicato, o homem foi preso em um apartamento enquanto tentava colocar a droga em um carro. Segundo os agentes, o homem possui três mandados de prisão em aberto e já teria sido preso pela Polícia Federal em 2010.

Há menos de dez dias, a Polícia Federal apreendeu 893 quilos de maconha prensada no município de Canguaretama, na região Leste do RN. A PF interceptou na terça-feira (2), um caminhão que transportava a droga, que estava escondida entre telhas de amianto. Dez agentes participaram da ação.

G1
Drogas » Opinião » Religiosidade

Papa Francisco diz ser contra legalização de qualquer tipo de droga

Papa Francisco desaprova legalização de qualquer tipo de droga e diz ser um flagelo de dimensões impressionantes.

Papa Francisco desaprova legalização de qualquer tipo de droga e diz ser um flagelo de dimensões impressionantes.

“A droga não se vence com a droga. A droga é um mal e, com o mal, não pode haver relaxamento ou compromissos. Pensar em poder reduzir o dano, permitindo o uso de psicofármacos àquelas pessoas que continuam a usar droga, não resolve de fato o problema. A legalização das chamadas drogas leves, mesmo de modo parcial, além de ser, pelo menos, questionável em termos de legislação, não produz os efeitos que foram prefixados”, disse o papa, após receber, no Vaticano, participantes de uma conferência internacional de agências antidrogas.

Com o tema “Desmantelamento das estruturas financeiras do narcotráfico”. o evento reuniu 500 delegados de 129 países. Na conferência, foram discutidos os diversos problemas causados pela lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. “O flagelo das drogas continua a fazer estragos em formas e dimensões impressionantes, alimentado por um mercado vergonhoso que atravessa as fronteiras nacionais e continentais. Desta forma, continua a crescer o perigo para os jovens e adolescentes. Diante deste fenômeno, sinto necessidade de expressar minha tristeza e minha preocupação”, argumentou o pontífice.

Agência Brasil

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!