Nova estátua de Iemanjá em Natal é criticada nas redes sociais

Nova estátua foi entregue no último domingo (2)

A nova estátua de Iemanjá, localizada na Praia do Meio, na Zona Leste de Natal, tem recebido críticas nas redes sociais. Natalenses opinam que a escultura ficou esteticamente “feia”, em comparação com a antiga estátua, que foi retirada do mesmo local no ano passado após vários episódios de depredação.

A escultura foi entregue pela Prefeitura do Natal no último domingo (2), quando foi celebrado o Dia de Iemanjá. Segundo a gestão municipal, a nova estátua tem 3,5 metros de altura, pesa 4 toneladas e é mais reforçada do que a anterior. O motivo da substituição foi dificultar a ação de vândalos que, por intolerância religiosa, danificavam o antigo patrimônio.

Para aumentar a segurança, além de trocar a estátua, a Prefeitura instalou câmeras no local, para flagrar eventuais atos de intolerância contra a imagem.

Iemanjá é reverenciada por cultos afrodescendentes, especialmente o candomblé e a umbanda, mas é cultuada por pessoas de diferentes crenças como a “rainha do mar”. A imagem que está instalada na Praia do Meio é, segundo a Prefeitura, a maior já confeccionada no Rio Grande do Norte.

Pelas redes sociais, a principal queixa é com relação ao rosto de Iemanjá, que foi retratado na escultura pelo artista Emanoel Câmara. Uma usuária chegou a escrever no Facebook que a nova versão da estátua ficou “muito feia” e que a mulher retratada na escultura lembrou um “travecão” ou um drag queen.

Antiga escultura foi substituída – Foto: José Aldenir / Agora RN (Arquivo)

Outra internauta opinou que a nova estátua é “inexpressiva”. “Não sei se o artista que criou a atual Iemanjá tinha muita ou pouca liberdade artística, mas parece que seu trabalho arrasou a aura de majestosidade que a primeira Iemanjá arduamente ainda sustentava”, escreveu a usuária, também no Facebook.

A nova Iemanjá retratada tem pele branca, o que também gerou insatisfação. “Lamentável”, opinou uma seguidora da página oficial da Prefeitura do Natal no Facebook.

Ainda na página da Prefeitura, outros usuários também criticaram a escultura. “A antiga era bem mais bonita que essa”, “Achei um pouco estranha”, “Só tem cabeça” e “ficou pobre e horrível” foram apenas alguns dos comentários deixados na publicação.

Houve divisão de opiniões quanto à adoração da imagem de Iemanjá. Enquanto alguns seguidores escreveram que ela é a “rainha do mar” e que a escultura pode dar proteção para a cidade, sobretudo os navegantes e banhistas da praia, outros usuários disseram que a divindade não é digna de adoração.

“A falta de conhecimento da palavra de Deus faz o homem adorar até as pedras, que nada fazem”, afirmou um internauta. Que foi retrucado por outra usuária: “Respeitem a liberdade religiosa das pessoas. Por que os cristãos podem ter estátuas de Jesus Cristo e o povo de candomblé e umbanda não pode ter dos orixás?”.

A nova estátua de Iemanjá foi esculpida em pedra calcária durante três meses e substituiu a antiga imagem, que estava na Praia do Meio havia 21 anos. O trabalho custou R$ 18 mil.

O escultor Emanoel Câmara possui vários trabalhos em Natal. É dele, por exemplo, a escultura do Pescador da Redinha, os Reis Magos do Memorial de Natal no Parque da Cidade, a Nossa Senhora da Apresentação na Pedra do Rosário, os negros do Rosário no pátio da Igreja do Rosário na Cidade Alta e a escultura de uma mulher com obelisco na Escola Doméstica de Natal.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza