Diversos

Horário de verão começa na madrugada deste domingo

O horário de verão 2015/2016 começa neste domingo (18) em dez Estados do País e no Distrito Federal. Com a medida, que visa economizar R$ 7 bilhões, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar o relógio em uma hora a partir da 0h.

O principal objetivo da medida é, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia.

De acordo com o MME (Ministério de Minas e Energia), a mudança de horário até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016 reduzirá a demanda de energia em, aproximadamente, 2.610 megawatts (MW).

Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.

Atualmente, o horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o Carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.

 

 

R7

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!