Arquivos:

Destruição

Tsunami na Indonésia: deslizamento da lateral de vulcão pode ter causado ondas gigantes

Ninguém fazia ideia e certamente não houve aviso de que um tsunami estava se aproximando do Estreito de Sunda, na Indonésia. Pelo menos 222 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas quando a onda atingiu a costa do país neste sábado.

É claro que todo mundo na região tinha conhecimento do Anak Krakatau, o vulcão que emergiu no canal marítimo há menos de 100 anos. Porém, as erupções do vulcão são descritas por especialistas como de baixa escala ou semicontínuas.

Vulcões têm a capacidade de gerar grandes ondas marítimas. O mecanismo que permite o fenômeno, como sempre, é um deslocamento de água de grandes proporções.

No entanto, diferentemente de um tsunami gerado por um terremoto, no qual o fundo do mar se desloca para cima e para baixo, aparentemente o que provocou o evento na Indonésia foi uma espécie de deslizamento de terra durante a erupção do Krakatau.

Não está claro se parte da lateral do vulcão entrou em colapso e o material caiu no mar, empurrando a água à frente, ou se o movimento no flanco provocou uma rápida queda de sedimentos já embaixo d’água.

Assalto » Bancos » Destruição

Quadrilha explode agência do Bradesco no interior do RN

A Agência do Bradesco ficou totalmente destruída.

A Agência do Bradesco ficou totalmente destruída.

Uma quadrilha explodiu uma agência bancária na madrugada desta sexta-feira (27) na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, distante 320 quilômetros de Natal. De acordo com o major PM Flavio Melo, cerca de 10 bandidos armados chegaram ao local por volta das 2h e explodiram o caixa eletrônico que estava em manutenção. “Revoltados por não terem encontraram nada, os elementos resolveram destruir toda a agência”, completou.

Segundo o relato de testemunhas à polícia, após a ação, os bandidos fugiram em direção à cidade de Caraúbas em dois veículos – uma caminhonete de cor escura e outro que ainda não foi identificado. Vários disparos também foram escutados pelos moradores. No local, foram encontrados cartuchos de ponto 50, de fuzil  e de pistola. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realiza diligências pela região para localizar a quadrilha.

G1

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!