SEMEADORES DA CAATINGA: Agricultores plantam quatro mil árvores em comunidade rural de Currais Novos

Luiz de Medeiros, presidente da Assossiação, mostra com orgulho centenas de mudas que serão plantadas.

Luiz de Medeiros, presidente da Assossiação, mostra com orgulho centenas de mudas que serão plantadas.

Para aproveitar as chuvas que estão caindo na região Seridó, membros da Associação dos agricultores familiares do Sítio Trangola, no município de Currais Novos, estão plantando quatro mil mudas de espécies nativas da Caatinga. A ação está inserida no projeto Terra Viva, coordenado pela Emater-RN, e que consiste na recuperação de solos degradados pela agropecuária e pela desertificação na região Seridó.

O projeto que envolve 11 famílias de agricultores, cerca de 40 pessoas, já está sendo desenvolvido e já foram plantadas cerca de mil mudas próximas a rios e riachos, onde o projeto Terra Viva é desenvolvido desde 2015. Serão plantadas mudas de crabeira, jucá, aroeira, baraúnas, pereiro, além de frutíferas, como mangueiras, azeitona, tamarindo e goiabeiras, e a moringa, para forragem (alimentação animal).

As árvores auxiliarão a recompor a mata ciliar e onde os solos foram mais atingidos pelo processo de erosão. Além dos adultos, as crianças e jovens das famílias rurais se envolvem na ação, com o apoio dos técnicos do escritório local da Emater-RN em Currais Novos e de alunos da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ – UFRN).

O presidente da Associação, Luiz José de Medeiros, 45 anos, explicou que toda a comunidade abraçou o projeto: “Todos estão empenhados para que a região volte a ser arborizada, para que as próximas gerações não sofram com os efeitos do desmatamento”, falou.

Agregado ao projeto de arborização, a associação também quer inserir, em breve, o turismo rural, atraindo visitantes para participar de trilhas ecológicas, além de conhecer e degustar da culinária típica seridoense.

A atividade faz parte das ações recomendadas para a construção da Política Pública Defesa da Caatinga, desenvolvida pela Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvidas pela professora Magda Maria Guilhermino, coordenadora do Grupo de Estudos em Sistemas de Produção Animal Sustentável do Rio Grande do Norte.

Cerca de mil mudas já foram plantadas.

Cerca de mil mudas já foram plantadas.

Jamilson Pacheco e Jean Souza visitando o projeto, ao lado dos integrantes do Projeto.

Jamilson Pacheco e Jean Souza visitando a comunidade, ao lado dos integrantes do Projeto.

Pássaros típicos da região se deliciam com o fruto do mandacaru.

Pássaros típicos da região se deliciam com o fruto do mandacaru.

Fátima Souza - Jornal Expresso

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza