Currais Novos terá plano emergencial no abastecimento após colapso do Gargalheiras

Após enfrentar três anos de estiagem e ofertando água para mais de 60 mil pessoas de Currais Novos e Acari de forma racionada, a barragem “Eurico Gaspar Dutra”, o Gargalheiras, entrou em colapso nesta terça-feira (01), ou seja, seu volume de água não é mais suficiente para que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, abasteça as duas cidades seridoenses. Com esta situação caótica, a CAERN se reuniu na manhã desta quarta-feira (02) com o Prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, vereadores, empresários, e com a presidente da CDL e do Comitê SOS Adutora, Francisca Felipe, para apresentar o plano emergencial que será realizado para abastecer Currais Novos. O encontro contou com a participação do professor da UFRN, João Abner, do engenheiro José Eudes, e do diretor de operação e manutenção da CAERN, João Alberto.

As soluções emergenciais e que deverão ser acionadas pela CAERN dependem da celeridade para a contratação de uma empresa que captará água a partir da Adutora Serra de Sant’Ana em São Vicente, e que através de carretas-pipa trarão água para a estação da CAERN no município que fará a distribuição para a população através do sistema normal de abastecimento. O prefeito Vilton Cunha lembrou que a situação é extremamente crítica. “Este é o momento mais difícil, e agora temos que buscar todas as soluções para que a população não seja prejudicada, e esperamos que a CAERN e o Governo inicie estas ações o quanto antes”, disse Vilton, lembrando que a Prefeitura irá disponibilizar carros-pipa para abastecimento do Hospital Regional “Mariano Coelho”, escolas, creches, instituições públicas, e outros órgãos da administração, além de 8 chafarizes na zona urbana para uso da população. De acordo com o professor João Abner, “os caminhões pipa enchendo a estação da CAERN e depois bombeando para a cidade, é uma solução viável”. Em entrevista ao vivo à TV Ponta Negra/SBT, Vilton Cunha lembrou que a CAERN e a população contribuíram para que o abastecimento racionado tivesse um período de tempo maior do que esperado, e que neste momento é necessário que todos economizem.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (02), o Governo do Estado afirmou: “O Governo do Estado, através da Caern, em conjunto com as prefeituras destas cidades e a UFRN, representada pelo professor João Abner, já vinha desenvolvendo novas alternativas de abastecimento (…) e que todas estas medidas serão colocadas em prática ainda esta semana”. Uma das soluções que contribuirão com a melhoria da oferta d’água para os dois municípios é a conclusão da adutora de engate rápido, que depende da liberação de recursos do Governo Federal para a sua conclusão ser acelerada.

ASSECOM

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza