Currais Novos ganha 1º Centro de Solução de Conflitos do RN pós novo CPC

“O Novo Código de Processo Civil impõe como dever de todos a busca ou preferência, sempre que possível, dos métodos consensuais de solução dos conflitos, o que não compete unicamente ao juiz e aos servidores e auxiliares da Justiça, mas a todos, vale ressaltar”. A afirmação é do desembargador Cornélio Alves, que presidiu nesta quinta-feira (16) a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) Princesa do Seridó, no Fórum Judiciário de Currais Novos.

O integrante do Tribunal de Justiça do RN ressaltou ainda à população e autoridades presentes que a prioridade do Núcleo de Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o qual preside, é instalar centros semelhantes em cada uma das comarcas do Estado. A unidade é a primeira instalada na Justiça estadual após a vigência do novo CPC.

O desembargador destaca que este Cejusc representa a materialização do espírito do atual CPC, em uma realidade na qual serão protagonistas e não mais coadjuvantes. “A criação deste centro é apenas o começo de um processo gradual de mudança na mentalidade da população, sobre as vantagens da conciliação e mediação em detrimento de dispendiosos e demorados litígios processuais. Espero que dentro de pouco tempo esteja superada aquela espécie de pensamento de que ‘o acordo não tem valor, nem eficácia’ ou que sempre seja melhor ‘o que o juiz decidir’, reforça Cornélio Alves.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza