Currais Novos

CURRAIS NOVOS: Após 12 anos de espera, Teatro Municipal é inaugurado

“Ubirajara Alves” é o nome e a justificativa para a escolha do nome se deu pelo Projeto de Lei nº 11/2009, homenageando esse ilustre currais-novense que atuou em diversos segmentos das Artes

Um sonho que durou décadas e que levou 12 anos para ser concluído, agora se torna realidade. Um momento especial que irá ficar na história do município de Currais Novos, especialmente, para aqueles que sonharam um dia com o tão esperado Teatro Municipal. Currais Novos inauguraram oficialmente, na noite desta terça-feira (23), a obra do Teatro Municipal Ubirajara Galvão. O evento aconteceu de forma simbólica, por causa das medidas preventivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus, por meio de uma live. Na ocasião, diversas autoridades políticas.

A construção do Teatro Municipal Ubirajara Galvão teve início em 2007, na gestão do ex-prefeito Zé Lins, tendo suas obras paralisadas por diversas vezes em gestões posteriores. A equipe da atual gestão municipal, além de conseguir destravar todos os processos que envolviam a obra, adquiriu todo o mobiliário que não estava incluso no projeto inicial. A obra teve um investimento total de R$ 1.475.815,90, recursos esses oriundos do Ministério do Turismo e da Caixa Econômica Federal. O novo espaço da cultura currais-novense possui 324 poltronas e foi construído numa área total de 1.575,50m². Possui palco italiano e tem quatro camarotes. Possui ainda três camarins com capacidade para cerca de dez pessoas cada um (todos com banheiro), quatro banheiros sociais (adaptados), áreas com acessibilidade, foyer (onde os espectadores aguardam o início da apresentação), estacionamento, bilheteria e área administrativa.

Além disso, é dotado de diversos mecanismos de segurança, como: saída de emergências; gerador próprio, ligado diretamente à rede elétrica, que entra em funcionamento em caso de falta de energia; extintores, hidrantes, sistema de alarme de incêndio, sistema de para-raios, tudo instalado e aprovado por meio de AVCB, emitido pelo Corpo de Bombeiros.

UBIRAJARA GALVÃO

A justificativa para a escolha do nome se deu pelo Projeto de Lei nº 11/2009, homenageando esse ilustre currais-novense que atuou em diversos segmentos das Artes: foi Artista Plástico, Ator, Cenágrafo e Arquiteto, participou de diversas peças no Estado do Rio Grande do Norte e no Brasil, produziu diversos quadros e idealizou uma gama de projetos arquitetônicos, sempre elevando o nome de nossa cidade, com reconhecimento notário pela sua sensibilidade e competência estéticas em todas essas atividades.

Como cenógrafo e ator, recebeu diversas premiações e foi um dos idealizadores do atual espetáculo da “Paixão de Cristo”, realizado em Nova Jerusalém PE, reconhecidamente o maior do gênero no Brasil.

Como Arquiteto, é considerado um dos maiores arquitetos da história no nosso Estado e foi um pioneiro da história urbanística de Natal. Aqui em Currais Novos apresenta uma lista extensa de diversos projetos, dentre os quais estão o Hospital Regional de Currais Novos Padre João Maria; a Praça Tetê Salustino; o Terminal Rodoviário Engenheiro Elísio Filho; a sede da AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil. Ubirajara faleceu em 04 de fevereiro de 2005, deixando uma obra grandiosa, diversa e atemporal.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!