CT Mineral é inaugurado em Currais Novos

Numa cerimônia que reuniu diversas autoridades do Estado e da região na manhã desta segunda, 02, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (Campus Currais Novos), realizou a inauguração do Centro de Tecnologia (CT) Mineral do Rio Grande do Norte.

A criação do Centro é uma iniciativa conjunta do IFRN com a Universidade Federal Rural do Semi-
Árido (UFERSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da qualificação de espaços e da aquisição de equipamentos. O Instituto Federal também contou com a parceria da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), além da Fundação Gorceix, da Universidade Federal de Ouro Preto.

O CT Mineral de Currais Novos recebeu um investimento de cerca de 7 milhões de reais para a construção e aquisição de equipamentos e é o 21º Centro deste tipo no Brasil, sendo o segundo da rede de Institutos Federais (IFRN e IFES) e, também, o segundo em todo o Nordeste. Com uma área de, aproximadamente, 800 m², o Centro potiguar abriga dois laboratórios de pesquisa, uma planta-piloto, uma área de preparação da amostra, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento, além de um centro de gestão.
Homenagem

O Centro de Tecnologia Mineral do RN receberá o nome do professor José Yvan Pereira Leite, falecido no dia 10 de junho deste ano. José Yvan dedicou 26 anos ao IFRN, sendo 8 deles estando à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, na gestão do professor Belchior Rocha. Foi durante esse período que surgiram as primeiras iniciativas voltadas à construção do CT Mineral”, lembra o reitor Wyllys Farkatt. Tinha vasta experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Métodos de Concentração e Enriquecimento de Minérios. Graduado em Engenharia de Minas pela UFPB (1987) e mestre em Engenharia Química pela UFRN (1992), ingressou na Instituição nos tempos de Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte – ETFRN, em 1993, como professor do Curso Técnico de Mineração.

Para o Prefeito Odon Júnior, “é um momento de muita felicidade. Um grande marco para o nosso município, assim como foi a chegada do IFRN aqui. O CT Mineral será uma referência para o todo o país, colocando Currais Novos num patamar de extrema importância no setor da mineração”, disse o prefeito.

Ainda segundo Odon, está sendo discutido junto ao Reitor Professor Wyllys Farkatt, a criação de um parque tecnológico, com o objetivo de atrair novos investimentos no setor. “Essa tecnologia que é oferecida agora através do CT Mineral, vai agregar valor a produção mineral como um todo. Esperamos poder atrair novas indústrias, o que, certamente, irá gerar mais emprego e renda aqui no município”, concluiu Odon Júnior que na oportunidade também assinou a Portaria constituindo a Câmara Setorial da Indústria e Mineração de Currais Novos, que irá discutir com a iniciativa privada e empresários do setor mineral, alternativas para o desenvolvimento deste importante setor para economia de Currais Novos.

Participaram ainda da solenidade, a Senadora Zenaide Maia; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado que neste ato representou a Governadora Fátima Bezerra; o Magnifico Reitor do IFRN, Professor Wyllys Farkatt; o Superintendente da FUNCERN, Jairo Santos; os vereadores Professor Rady Dias e Técia Leda, no ato representando a Câmara Municipal; secretários Municipais; docentes e alunos do Instituto Federal.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza