Mostra Sesc de Arte e Cultura acontece durante mês de agosto

Projeto oferece atividades culturais gratuitas em 11 cidades potiguares (Foto: Moraes Neto).

Projeto oferece atividades culturais gratuitas em 11 cidades potiguares (Foto: Moraes Neto).

Foi ao som do boi de reis do bairro Bom Pastor, de Natal, que foi aberta, na manhã desta quarta (30) a Mostra Sesc de Arte e Cultura, iniciativa do Sistema Fecomércio RN, executada por meio do Sesc. Autoridades públicas, artistas e imprensas da capital e do interior do estado foram apresentadas à programação do projeto, que oferece, de 01 a 31 de agosto, atividades culturais nas mais variadas vertentes em 11 cidades potiguares.

A essência da Mostra Sesc de Arte e Cultura foi repassada de forma lúdica aos convidados, por meio de uma encenação da Cia Cênica Ventura, de Parnamirim. A disputa entre Dito e Beto pelo amor e companhia de Rosinha durante a Mostra – história intermediada pelo multiartista Caio Padilha – serviu de mote para divulgar algumas das atividades que serão realizadas. Artes cênicas e plásticas, literatura, dança, música, folclore e todas as manifestações que compõem o rico mosaico da cultura estão presentes na Mostra. Além disso, grandes projetos como o Palco Giratório (teatro) e o Sonora Brasil (música acústica), que circulam por todo o país, integram a programação.

“Esta edição de 2014 está ampliada e descentralizada, alinhada com a nossa filosofia de interiorização das ações da Fecomércio. A Mostra agigantou-se, e está indo da praia ao sertão”, frisou, no evento de lançamento, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. Natal, Mossoró, Caicó, Pipa, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Cruzeta, Currais Novos, Nova Cruz e Assú recebem ações do projeto, que cruzou as fronteiras da Zona Norte, onde acontece desde 2006, para viajar RN afora.

De acordo com a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral, “A mostra cresceu tanto que muitos artistas e municípios nos procuraram. Resolvemos então este ano ampliar e dar essa oportunidade a outros públicos e a outros artistas”. Ela ainda complementou que o Sesc “procura sempre convidar os artistas locais para participar, uma forma de incentivá-los”.

A programação da Mostra Sesc de Arte e Cultura começa com o projeto Sonora Brasil, que, em sua 16ª edição, traz ao RN o Quarteto Belmonte (RJ). O quarteto de cordas, segunda de três apresentações este ano no RN, fará apresentações em Mossoró (31/07), Macaíba (01/08) e Natal (02/08). Toda a programação está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

Sesc à beira-mar
Um dos destaques da programação da Mostra serão as atividades levadas a dois grandes eventos na praia de Pipa, litoral sul do RN: o Festival Literário de Pipa (Flipipa) e o Fest Bossa & Jazz. De 07 a 09/08, o Sesc RN oferece uma tenda literária no Flipipa. Das 9h às 21h, serão realizadas apresentações teatrais, ações de incentivo à leitura, contação de histórias e Sesc Dramaturgia, além da presença da BiblioSesc, a biblioteca itinerante da instituição, que possibilita consulta gratuita de seu acervo de mais de 3 mil publicações.

No Fest Bossa & Jazz, realizado de 21 a 24/08, a Mostra Sesc promove oficinas de confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e apresentações da banda Bossa & Jazz Street Band, encabeçada pelo maestro do Sesc, Eugênio Graça. Viabilizará ainda workshops com os músicos convidados do festival: Mark Rapp (trompete), Lula Galvão (violão) e com o norte-americano Eric Gales, cujo workshop de guitarra blues acontecerá excepcionalmente em Natal.

Circuito Sesc das Artes Cênicas Potiguar
Outra grande atividade da Mostra é o edital do Circuito Sesc das Artes Cênicas Potiguar. Cinco (05) grupos teatrais potiguares serão contemplados com R$ 30 mil cada, para montagem e posterior circulação de espetáculo por todo o estado. O edital já está disponível no site do Sesc RN, e é valido durante 45 dias a partir do dia 01/08, data da publicação no Diário Oficial do Estado.

ASSECOM Sesc

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza