Cultura

Memorial Câmara Cascudo terá iluminação especial e espaço para eventos

Memorial Câmara Cascudo – Foto: Divulgação

O Memorial Câmara Cascudo receberá nesta quinta-feira (13) iluminação externa especial, em ação conjunta do Instituto Neoenergia e da Fundação José Augusto para valorizar aquele que é um dos principais espaços culturais de Natal. O prédio de estilo neoclássico, localizado na Praça André de Albuquerque, foi reformado e equipado em 2018 pelo Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão –, realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial.

O investimento de cerca de R$ 300 mil, executado pelo Governo do Estado via Secretaria de Turismo (Setur), recuperou a estrutura e dotou o prédio de novo revestimento, pintura, redes hidráulica e elétrica, além de mobiliário e outros equipamentos para a prática de atividades artísticas. Construído em 1875, sediou inicialmente a delegacia local do Ministério da Fazenda e, a partir de 1955, o Quartel General do Exército.

Em 1987, foi incorporado pelo Governo do Estado e transformado em Memorial Câmara Cascudo. Abrigou, então, a biblioteca, cartas, coleções de arte popular e outros objetos e documentos de Luís da Câmara Cascudo, o principal intelectual potiguar.

Com a criação do Instituto Ludovicus pela família do escritor, o acervo foi removido do Memorial, que ainda mantém material sobre a vida e a obra de Cascudo. O prédio integra o chamado Corredor Cultural de Natal, composto por ruas e edifícios de significado histórico nos bairros da Ribeira e da Cidade Alta. É uma das principais atrações turísticas de Natal.

LARGO GUMERCINDO SARAIVA

A nova iluminação será acionada às 18h desta quinta-feira. O projeto utiliza 53 refletores com lâmpadas de LED, direcionados para a fachada do prédio e para a estátua de Cascudo. O sistema é automatizado, ligando e desligando conforme a incidência de luz natural. A estimativa é de economizar até 65% no consumo de energia elétrica. Além da iluminação estilizada, a Fundação José Augusto vai inaugurar também o Largo Gumercindo Saraiva, nos fundos do edifício, para receber saraus e outros eventos de pequeno porte. O primeiro será o “Quintal de Luís”, encenado pelo grupo Estação de Teatro.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!