COSERN

Cosern é eleita a 3º Melhor Distribuidora do Brasil em prêmio da Aneel sobre Satisfação dos Clientes

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, foi eleita nesta 2ª feira (25) a 3ª Melhor Distribuidora do Brasil, entre as empresas com mais de 400 mil clientes, no Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação dos Consumidores) 2018, resultado de uma pesquisa sobre a percepção dos consumidores residenciais sobre a qualidade das concessionárias e permissionárias de energia elétrica em todo Brasil.

Com um IASC de 72,19, seis pontos acima da média do Nordeste (66,20) e do Brasil (66,10), a Cosern foi finalista juntamente com a Copel, que se sagrou vencedora do prêmio com o indicador de 74,13, e da RGE com o indicador de 72,31, ambas da região Sul.

Com essa pontuação, a Concessionária potiguar obteve, ainda, a melhor avaliação dos consumidores entre as empresas do Nordeste com mais de 400 mil consumidores.

Presente à cerimônia em Brasília, o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, avaliou os resultados e ressaltou que o reconhecimento do consumidor e a boa prestação do serviço prestado são fatores essenciais a qualquer empresa, especialmente aquelas de prestação de serviço público como é o caso da Cosern. “É uma honra para nós alcançarmos essa colocação e isso só aumenta a nossa responsabilidade junto aos potiguares”, disse Ciarlini.

Um dos itens avaliados pelo consumidor na pesquisa da Aneel é a Qualidade Percebida, que avalia Confiabilidade dos Serviços, o Acesso à Empresa e as Informações ao Cliente, tendo a Cosern obtido a pontuação de 70,51, um crescimento de 13,46% com relação ao ano de 2017, cinco pontos acima da média do Nordeste e quatro pontos acima da média do Brasil. Essa percepção do consumidor é plenamente justificada já que em 2018 a energia distribuída pela Cosern esteve disponível durante 99,87% do tempo ao longo do ano para o consumidor norte-rio-grandense.

Outro item de destaque na pesquisa foi Confiança que avalia a Competência da Empresa, a Preocupação com o Cliente e as Informações repassadas ao Consumidor. Nesse item, a Cosern obteve a pontuação de 71,70, superior em 18,39% ao ano de 2017.

O valor percebido pelo consumidor, uma relação preço/benefício, preço/atendimento e preço/fornecimento, é outro item avaliado na pesquisa. De acordo com dados da Aneel, a Cosern hoje pratica a tarifa de energia elétrica mais barata do Nordeste e a 2ª mais barata do Brasil (R$ 0,48081/ kWh) e isso justifica estar com uma avaliação acima da média do Brasil.

Por fim, a Fidelidade foi outro quesito avaliado pelos consumidores nessa pesquisa, e cuja evolução foi destaque para a Cosern que cresceu 43,49%, em relação a 2017.

A pesquisa foi realizada para a Aneel pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018. Foram entrevistados 23.446 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 608 municípios atendidos pelas 92 distribuidoras, sendo 54 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A ANEEL premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que seja atingido um escore mínimo de 60 pontos.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do IASC faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Outros reconhecimentos importantes da Cosern em 2018

Em março, a Ouvidoria da Cosern foi eleita como a melhor do Brasil pela Aneel, no primeiro prêmio criado pela Agência para esta categoria.

Em junho, a Companhia recebeu pela 8ª vez o troféu Top of Mind 2018 como a empresa potiguar que mais investe em Cultura, entregue pela Revista Foco Nordeste.

Em julho, a Concessionária potiguar foi finalista do prêmio Abradee (Associação de Distribuidores de Energia Elétrica) nas categorias Melhor Distribuidora do Nordeste e Melhor Distribuidora do Brasil, obtendo a 3ª colocação no Nordeste e a 7ª no Brasil.

Em outubro, a Cosern conquistou, pelo 6º ano consecutivo, o prêmio de Melhor Desempenho em Engenharia concedido pela revista Eletricidade Moderna. No mesmo mês, a Neoenergia, empresa do Grupo Iberdrola que controla a Cosern, recebeu o Prêmio Época Reclame Aqui 2018 por ter as melhores concessionárias de serviço do Brasil, ficando a Cosern com a 2ª maior votação no país (15,7 mil votos).

Em novembro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu à Cosern o diploma de “Empresa Parceira do Consenso” em reconhecimento à alta taxa de descongestionamento de processos por meio da conciliação no ano de 2018. Para o TJ-RN, as ações da concessionária contribuíram para a disseminação e solidificação da cultura da paz por meio de métodos consensuais de solução de conflitos.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!