Arquivos:

COSERN

Cosern é reconhecida como a empresa que mais apoia a cultura no RN pelo Prêmio Top of Mind Natal 2019

Fotos: Marcello Rachid/Cosern/Divulgação

A Cosern, empresa controlada pela Neoenergia, foi premiada na noite desta 4ª feira (26) com o troféu Top of Mind Natal 2019 como a empresa potiguar que mais apoia a Cultura do Rio Grande do Norte.

Esta é a 9ª vez que a Distribuidora potiguar é laureada com o troféu, entregue pela Revista Foco Nordeste aos 28 segmentos de mercado mais lembrados em entrevistas feitas pelo Instituto Smart Pesquisa de Opinião com 896 pessoas no período de 01 de abril a 05 de maio em 36 bairros de Natal.

Prestigiou a cerimônia o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, que recebeu o troféu das mãos do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio), Marcelo Queiroz.

Ao receber o troféu, Ciarlini lembrou que a Cosern passou a contar, desde novembro de 2018, com o apoio do Instituto Neoenergia. “Trata-se do braço social do Grupo Neoenergia que, além de ser o representante da Fundación Iberdrola no Brasil, foi criado para promover iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos estados brasileiros onde o Grupo está presente – como é o caso do Rio Grande do Norte” explicou Ciarlini.

“Além do apoio aos projetos culturais que já fazemos tão bem, vamos passar a dar suporte também às iniciativas de defesa do meio ambiente e do patrimônio histórico, de fomento à pesquisa e formação dos nossos jovens e às ações que contribuem para minimizar os efeitos das mudanças climáticas no nosso planeta”, lembrou o Diretor Presidente da Cosern.

No ciclo de patrocínios 2018-2019, a Cosern está apoiando a realização de 20 projetos culturais nos segmentos de música, cinema e audiovisual, educação e literatura, artes cênicas, e cultura popular, incentivados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Lista de projetos patrocinados pela Cosern

Durante o processo seletivo 2018, a Cosern recebeu 79 propostas de patrocínios culturais via leis de incentivo. Os 20 projetos culturais selecionados abrangem diversas áreas e são desenvolvidos em todas as regiões do estado, de acordo com os segmentos:

Cinema e Audiovisual:

• Projeto Dias Felizes; e

• IX FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa.

Música:

• Movimento Sinfônico OSRN;

• Tocando a vida – Música e atitude 4; e

• Som Sem Plugs.

Teatro e Artes cênicas:

• Santa Luzia Cultural – Oratório de Santa Luzia;

• Projeto Montando Palhaçaria; e

• Narrativas do Silêncio (Inclusão de surdos).

Educação e Literatura:

• XIIII Feira do Livro de Mossoró;

• Caravana de Escritores Potiguares;

• Casa das Palavras;

• Carrossel de Leitura; e

• Reforma e acessibilidade da Academia Norte Riograndense de Letras.

Cultura Popular:

• Conexão Elefante Cultural;

• Transforme-se; e

• Conexão Felipe Camarão.

Multicultural:

• Troféu Cultura;

• Projeto Cultural Eco Praça;

• Sarau Quinta de Artes; e

• Travessia de Ritmos.

COSERN

Cosern reforça orientações de segurança para prevenir acidentes durante as festividades juninas

O período dos festejos juninos chega ao seu ponto máximo no próximo final de semana e Cosern, empresa controlada pela Neoenergia, intensifica o trabalho educativo de conscientização sobre a importância do uso seguro de energia elétrica. Em quase todas as cidades do Rio Grande do Norte são realizados eventos de médio e grande porte e o alerta vale para todas as pessoas envolvidas na realização e na participação das festas.

Durante os festejos juninos, os principais riscos – que podem ser evitados com as orientações de segurança da Cosern – são aqueles que envolvem a instalação da decoração típica, o manuseio de fogos próximos à rede elétrica, a iluminação de ruas e quadras esportivas que se transformam em palco para as quadrilhas e das barracas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício.

Confira as orientações de segurança da Cosern:

  • Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.
  • Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.
  • Ao enfeitar ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços, utilize materiais que não sejam condutores de corrente elétrica e nunca amarre os adereços em postes e fios. A Cosern adverte que não é permitida a fixação de adornos, painéis, bonecos de pano e artifícios de decoração próxima à rede elétrica.
  • Não solte balões. Além de ser crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.
  • Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraias ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Procure uma Loja de Atendimento da Cosern para solicitar a ligação provisória de energia com até três dias de antecedência.

Em caso de acidentes, a Cosern reforça os seguintes alertas:

Não se aproxime de fios caídos, isole o local e não deixa outras pessoas se aproximarem.

Ligue imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).

COSERN

Operação acaba com ‘gatos’ em Parnamirim

Equipes técnicas da Cosern identificaram e desativaram 26 ligações clandestinas de energia elétrica (o popular “gato”) que abasteciam residências de forma irregular no bairro de Cajupiranga, em Parnamirim, na manhã desta segunda-feira (17).

De janeiro até agora, a Cosern já fez 26.233 inspeções e desativou 3.248 ligações clandestinas em todo estado. Com essa ação, o volume de energia recuperado pela concessionária seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Macaíba e de Jucurutu juntos durante um ano ou o de Pedro Velho durante um mês.

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 04 (quatro) anos de reclusão. De janeiro até agora, 07 pessoas já foram presas em flagrante em todo estado cometendo a irregularidade.

Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

A população pode colaborar com a “Operação Varredura” denunciando as fraudes, de forma anônima e segura, no telefone 116 ou no site da Cosern.

Portal no Ar
COSERN

Cosern ensina alunos e professores de escola estadual em Santa Cruz a usarem energia elétrica com segurança

Oitenta estudantes e professores da Escola Estadual Isabel Oscarina Marques, no município de Santa Cruz, na região do Trairí, receberam na manhã de 3ª feira (09) orientações de segurança no uso de energia elétrica dentro do projeto “Educador de Segurança” da Cosern (leia mais sobre o projeto abaixo).

A ação foi coordenada pelos voluntários Anderson Brito, Pedro de Alcântara e Leandro Martins, colaboradores da Cosern e membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Cipa) da concessionária na região.

Durante o encontro, alunos e professores receberam explicações sobre como é gerada e distribuída a energia elétrica no Brasil e aprenderam, com auxílio dos vídeos do projeto “Educador de Segurança” e de cartilhas educativas, marcadores de páginas e leques distribuídos pela Cosern, que energia não é “brincadeira”.

A garotada tirou dúvidas sobre uso do telefone celulares, vídeo games e tomadas e foi orientado a só soltar pipa em lugares abertos, bem distante da rede elétrica.

Sobre o projeto “Educador de Segurança”

Lançado em dezembro de 2018, o projeto “Educador de Segurança” faz parte do programa mundial de voluntariado do Grupo Iberdrola, controlador da Neoenergia, e incentiva os colaborares da Cosern a se transformarem em multiplicadores de informações sobre o uso seguro de energia elétrica com a população nos mais variados ambientes (escolas dos filhos, reuniões de condomínio, igrejas etc.) com auxílio de material de apoio composto de cartilhas e vídeos educativos apresentados por Denis Amaral, Técnico de Segurança do Trabalho da Cosern.

Para Karine Severo, Gerente de Comunicação Externa da Cosern e responsável pelas Ações de Segurança com a População do Grupo Neoenergia, o programa “Educador de Segurança” é o coroamento de uma série de iniciativas desenvolvidas nos últimos 12 meses que zeraram as estatísticas de acidentes fatais com a população em 2018.

“A Segurança é o maior valor da Cosern e do Grupo Neoenergia e agora os nossos colaboradores, que já tem esse valor internalizado no seu ambiente de trabalho, tem o nosso apoio para levá-lo para o círculo mais íntimo de familiares, amigos ou em qualquer outro ambiente que esteja pré-disposto a receber informações sobre a preservação desse bem tão preciso que é a vida”, explicou Karine.

COSERN » Currais Novos

Projeto “Educador de Segurança” da Cosern leva informações para 150 estudantes e professores de Currais Novos

150 estudantes e professores da Escola Municipal Salustiano Medeiros e do Centro Integrado de Vivências Educacionais (CIVE), em Currais Novos, região do Seridó, receberam orientações de segurança no uso de energia elétrica dentro do projeto “Educador de Segurança” da Cosern (leia mais sobre o projeto abaixo).

A ação foi coordenada pelos voluntários Daniel Burgos, Anderson Brito e Pedro de Alcântara, colaboradores da Cosern e membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Cipa) da concessionária na região do Seridó.

Durante os dois encontros, alunos e professores das duas escolas receberam explicações sobre como é gerada e distribuída a energia elétrica no Brasil e aprenderam, com auxílio dos vídeos do projeto “Educador de Segurança” de cartilhas educativas, marcadores de páginas, leques distribuídos pela Cosern e dos vídeos dos personagens “Paxuá e Paramim” que energia não é “brincadeira”.

A garotada tirou dúvidas sobre uso do telefone celulares, vídeo games e tomadas e foi orientada pelos colaboradores da Cosern a só soltar pipa em lugares abertos, bem distante da rede elétrica.

Nas próximas semanas, a ação será realizada no Educandário Jesus Menino, também em Currais Novos.

Sobre o projeto “Educador de Segurança”

Lançado em dezembro de 2018, o projeto “Educador de Segurança” faz parte do programa mundial de voluntariado do Grupo Iberdrola, controlador da Neoenergia, e incentiva os colaborares da Cosern a se transformarem em multiplicadores de informações sobre o uso seguro de energia elétrica com a população nos mais variados ambientes (escolas dos filhos, reuniões de condomínio, igrejas etc.) com auxílio de material de apoio composto de cartilhas e vídeos educativos apresentados por Denis Amaral, Técnico de Segurança do Trabalho da Cosern.

Para Karine Severo, Gerente de Comunicação Externa da Cosern e responsável pelas Ações de Segurança com a População do Grupo Neoenergia, o programa “Educador de Segurança” é o coroamento de uma série de iniciativas desenvolvidas nos últimos 12 meses que zeraram as estatísticas de acidentes fatais com a população em 2018.

“A Segurança é o maior valor da Cosern e do Grupo Neoenergia e agora os nossos colaboradores, que já tem esse valor internalizado no seu ambiente de trabalho, tem o nosso apoio para levá-lo para o círculo mais íntimo de familiares, amigos ou em qualquer outro ambiente que esteja pré-disposto a receber informações sobre a preservação desse bem tão preciso que é a vida”, explicou Karine.

COSERN

Cosern já desativou 1.545 “gatos” de energia elétrica em 2019

A “Operação Varredura” da Cosern continua identificando e desativando ligações clandestinas (o popular “gato”) de energia elétrica em estabelecimentos comerciais e residências em todo estado.

De acordo com Gilmar Mikeias, Gerente do Departamento de Recuperação de Energia da Cosern, de janeiro até agora já foram realizadas 12.823 inspeções que identificaram e desligaram 1.545 ligações clandestinas em todo estado.

“Nestes quase três meses de 2019, a Cosern já recuperou 4,1 milhões de kWh que estava sendo desviada por eletrotraficantes, quantidade suficiente para abastecer 26 mil clientes (um município do porte de Assu, por exemplo) por 30 dias”, explica Mikeias.

Em 2018 todo, a “Operação Varredura” da Cosern recuperou quase 22 milhões de kWh que estavam sendo furtada por meio dos “gatos” – quantidade suficiente para abastecer os 17 municípios da região do Seridó durante 30 dias.

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena pode chegar a 04 anos de reclusão. Além de crime, a fraude representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A infração também provoca perturbações no fornecimento de energia, pode causar queima de equipamentos e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

A “Operação Varredura” vai continuar sendo feita mesmo nas cidades nas quais as equipes da Cosern já fizeram as fiscalizações. A Cosern reforça o apelo para que a população denuncie as irregularidades, de forma anônima e gratuita, pelo site (www.cosern.com.br) ou pelo telefone 116.

COSERN

Cosern é finalista do 2º Prêmio Aneel de Ouvidoria

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta 3ª feira (19) que a Ouvidoria da Cosern é uma das finalistas da 2ª edição do Prêmio Aneel de Ouvidoria. O resultado será conhecido no dia 15 de maio, em cerimônia a ser realizada em Vitória (ES) durante a realização do 18º Encontro Nacional de Ouvidores do Setor Elétrico (ENOSE)

Em março de 2018, a Ouvidoria da Cosern foi reconhecida como a melhor do Brasil na categoria empresas de grande porte na 1ª edição do prêmio criado pela Aneel para destacar as melhores Ouvidorias das Distribuidoras de Energia Elétrica do Brasil. Para atingir a nota de 100 pontos no resultado final, a Cosern teve vários indicadores de qualidade avaliados com a nota máxima pela Aneel.

Em seu comunicado à Cosern, o Superintendente de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública da Aneel, André Ruelli, parabenizou a equipe da Ouvidoria da Distribuidora potiguar, assim como todas as demais áreas que contribuíram para o resultado alcançado.

Criada em 2012, a Ouvidoria é um setor fundamental no relacionamento dos 1,4 milhão de clientes com a Cosern. Em 2018, foram realizados 26.045 atendimentos, distribuídos em pedidos de informações, denúncias, elogios, sugestões e reclamações. Deste total, apenas 2% são reclamações relacionadas à prestação do serviço da Cosern.

Em 2015, a Ouvidoria criou o projeto “Ouvidoria Itinerante”, passando por diversas cidades potiguares com o objetivo de aproximar e atender ainda mais as necessidades dos clientes. De lá para cá, já foram realizadas 20 ações associadas a outros serviços levados aos consumidores, tais como Eficiência Energética, Serviços Comerciais, informações sobre Regulação do setor elétrico, direitos e deveres do consumidor, riscos e perigos com energia elétrica e, ainda, associada às ações realizada pelo Conselho de Consumidores de Energia Elétrica, aproximando ainda mais o cliente da Distribuidora.

COSERN

Bandeira Verde em março: Cosern reforça dicas de consumo consciente de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou no dia 22 de fevereiro que a bandeira tarifária para março de 2019 será verde, sem custo para os consumidores.

Mesmo com essa sinalização positiva, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, lembra que nesses meses de calor mais intenso o consumo médio mensal costuma ser maior nas residências. Por isso, a concessionária reforça as dicas de economia para evitar surpresas que podem comprometer o orçamento doméstico.

Confira abaixo as dicas da Cosern:

  • Retire o carregador de celular e demais equipamentos eletrônicos da tomada quando não estiver carregando;
  • Desligue o condicionador ou climatizador de ar tão logo o ambiente esteja resfriado;
  • Substitua os equipamentos de refrigeração de ambiente por ventiladores para manter o clima agradável;
  • Mantenha os aparelhos limpos para evitar que a sujeira acumulada exija mais esforço do equipamento e maior gasto de mais energia;
  • Mantenha o condicionador de ar na temperatura de conforto (entre 22°C e 24°C) e programe a função timer para desligar quando o cômodo já estiver resfriado;
  • Freezers e geladeiras devem ser instalados longe do fogão e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários;
  • Observar a vedação da borracha da porta da geladeira;
  • Coloque o chuveiro na posição verão;
  • Evite utilizar churrasqueiras e grelhas elétricas;
  • Troque as lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED;
  • Desligue as luzes e eletrodomésticos de ambientes que não estão sendo utilizados;
  • Na hora de adquirir novos equipamentos, procure os que apresentam selo Procel.
Carnaval » COSERN » Investimento

Cosern investe R$ 13,5 milhões na “Operação Carnaval 2019”

Manutenção preventiva e reforço da rede elétrica, ampliação da estrutura de atendimento emergencial nos polos carnavalescos, reforço das equipes de plantão e campanha publicitária para reforçar junto aos foliões os cuidados com a segurança. Em linhas gerais, estes foram os pontos principais apresentados pela Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, em entrevista coletiva de imprensa realizada em parceria com o CREA-RN e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte na manhã desta 4ª feira (27) para detalhar a “Operação Carnaval 2019”.

De acordo com Antônio Carlos Queiroz, Superintendente de Serviços Técnicos da Cosern, foram investidos R$ 13,5 milhões em ações para garantir a segurança, brilho e energia desse período tão importante do calendário. “Nosso planejamento começa em julho e tem como foco principal a segurança e o reforço da confiabilidade do fornecimento de energia nos polos carnavalescos”, explicou Antônio Carlos.

Também estiveram presentes na coletiva de imprensa a Presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa Dias Paulinho, e o responsável pela inspeção das estruturas por parte do Corpo de Bombeiros, o Capitão Daniel Gleidson.

Do ponto de vista dos investimentos preparatórios para o carnaval, a Cosern colocou em operação duas novas subestações elétricas (Alecrim e Gangorra, no município de Grossos), construiu 07 novos alimentadores e reformou outros 25, fez manutenção em 42 equipamentos de rede primária e em 128 postes e outras estruturas, podou 3.400 árvores, inspecionou 14 subestações, realizou testes de comunicação entre as subestações, substituiu 372 isoladores em linhas de transmissão e inspecionou 2.900 km de linhas de distribuição e 497 km de linhas de transmissão.

Com relação às ações preventivas realizadas desde outubro e aos esquemas especiais de trabalhão para o Carnaval a Cosern realizou:

  • Inspeções nos locais com grande concentração de pessoas e medição de alturas das Redes;
  • Instalação de bandeirolas de sinalização de segurança;
  • Termovisão em alimentadores, linhas e subestações;
  • Manutenção em áreas de circulação de trios e polos de Carnaval;
  • Centro de Operações Integradas (COI) com instruções específicas para os locais de evento e esquema especial de sobreaviso das equipes;
  • Fiscalização para inibir eventuais fraudes/ligações clandestinas e garantir maior segurança nos locais dos eventos;

A partir desta 6ª feira (01), equipes de plantão da Cosern serão reforçadas e estarão disponíveis 24 horas por dia, junto com engenheiros e técnicos, monitorando o sistema elétrico a partir do Centro de Operações Integrado (COI), que funciona ininterruptamente durante todo o ano no Edifício-Sede, em Natal, e está sempre pronto para atender às solicitações dos consumidores, caso necessário.

Campanha publicitária

Com o tema “Não Estrague a Energia Boa do Carnaval”, a Cosern reforça mais uma vez as dicas de segurança com a rede elétrica. A campanha publicitária e o plano de comunicação da concessionária incluem distribuição de material educativo com dicas de segurança nos principais polos carnavalescos do estado, divulgação de dicas de segurança nas agências de atendimento presencial, veiculação da campanha em mídia de TV, rádio, redes sociais e portais.

Orientações às prefeituras e ligações provisórias

A Cosern enviou cartas às prefeituras municipais no começo de outubro ressaltando os procedimentos de segurança necessários para realização de festas nos municípios do Rio Grande do Norte.

Foram destacados, sobretudo, os riscos quanto à instalação de palcos ou qualquer estrutura metálica próxima à rede elétrica e ressaltada a obrigatoriedade de trios elétricos e carros alegóricos de respeitarem as distâncias mínimas de segurança estabelecidas nas normas brasileiras.

Em outra frente de trabalho, foi reforçada a necessidade de pedido antecipado de ligação provisória de energia elétrica para aqueles casos de vendedores ambulantes, por exemplo, bem como a informação prévia à Cosern de aumento de carga, em caso de realização de grandes festas particulares que demandem mais cargas do que as já existentes. O prazo dado pela Cosern para o pedido de ligações provisórias encerrou na última 2ª feira (25).

Orientações de segurança com relação à rede elétrica:

  • Não jogue objetos em direção à rede elétrica, tais como confetes, serpentinas (metálicas ou não), plásticos etc., que possam causar curto circuito. Evite jogar jatos d´água em direção à rede.
  • Cuidado com balões e placas de propaganda. Eles devem ficar longe da rede elétrica.
  • Em caso de fio caído, fique longe e avise à Cosern (116).
  • Nunca aproxime bastão de selfie da rede elétrica.
  • Não suba em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica.
  • Não faça ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime.
  • É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões.
COSERN

Cosern é eleita a 3º Melhor Distribuidora do Brasil em prêmio da Aneel sobre Satisfação dos Clientes

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, foi eleita nesta 2ª feira (25) a 3ª Melhor Distribuidora do Brasil, entre as empresas com mais de 400 mil clientes, no Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação dos Consumidores) 2018, resultado de uma pesquisa sobre a percepção dos consumidores residenciais sobre a qualidade das concessionárias e permissionárias de energia elétrica em todo Brasil.

Com um IASC de 72,19, seis pontos acima da média do Nordeste (66,20) e do Brasil (66,10), a Cosern foi finalista juntamente com a Copel, que se sagrou vencedora do prêmio com o indicador de 74,13, e da RGE com o indicador de 72,31, ambas da região Sul.

Com essa pontuação, a Concessionária potiguar obteve, ainda, a melhor avaliação dos consumidores entre as empresas do Nordeste com mais de 400 mil consumidores.

Presente à cerimônia em Brasília, o Diretor Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, avaliou os resultados e ressaltou que o reconhecimento do consumidor e a boa prestação do serviço prestado são fatores essenciais a qualquer empresa, especialmente aquelas de prestação de serviço público como é o caso da Cosern. “É uma honra para nós alcançarmos essa colocação e isso só aumenta a nossa responsabilidade junto aos potiguares”, disse Ciarlini.

Um dos itens avaliados pelo consumidor na pesquisa da Aneel é a Qualidade Percebida, que avalia Confiabilidade dos Serviços, o Acesso à Empresa e as Informações ao Cliente, tendo a Cosern obtido a pontuação de 70,51, um crescimento de 13,46% com relação ao ano de 2017, cinco pontos acima da média do Nordeste e quatro pontos acima da média do Brasil. Essa percepção do consumidor é plenamente justificada já que em 2018 a energia distribuída pela Cosern esteve disponível durante 99,87% do tempo ao longo do ano para o consumidor norte-rio-grandense.

Outro item de destaque na pesquisa foi Confiança que avalia a Competência da Empresa, a Preocupação com o Cliente e as Informações repassadas ao Consumidor. Nesse item, a Cosern obteve a pontuação de 71,70, superior em 18,39% ao ano de 2017.

O valor percebido pelo consumidor, uma relação preço/benefício, preço/atendimento e preço/fornecimento, é outro item avaliado na pesquisa. De acordo com dados da Aneel, a Cosern hoje pratica a tarifa de energia elétrica mais barata do Nordeste e a 2ª mais barata do Brasil (R$ 0,48081/ kWh) e isso justifica estar com uma avaliação acima da média do Brasil.

Por fim, a Fidelidade foi outro quesito avaliado pelos consumidores nessa pesquisa, e cuja evolução foi destaque para a Cosern que cresceu 43,49%, em relação a 2017.

A pesquisa foi realizada para a Aneel pela empresa Praxian Business & Marketing Specialists, no período de 17 de setembro a 14 de dezembro de 2018. Foram entrevistados 23.446 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 608 municípios atendidos pelas 92 distribuidoras, sendo 54 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A ANEEL premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que seja atingido um escore mínimo de 60 pontos.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do IASC faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Outros reconhecimentos importantes da Cosern em 2018

Em março, a Ouvidoria da Cosern foi eleita como a melhor do Brasil pela Aneel, no primeiro prêmio criado pela Agência para esta categoria.

Em junho, a Companhia recebeu pela 8ª vez o troféu Top of Mind 2018 como a empresa potiguar que mais investe em Cultura, entregue pela Revista Foco Nordeste.

Em julho, a Concessionária potiguar foi finalista do prêmio Abradee (Associação de Distribuidores de Energia Elétrica) nas categorias Melhor Distribuidora do Nordeste e Melhor Distribuidora do Brasil, obtendo a 3ª colocação no Nordeste e a 7ª no Brasil.

Em outubro, a Cosern conquistou, pelo 6º ano consecutivo, o prêmio de Melhor Desempenho em Engenharia concedido pela revista Eletricidade Moderna. No mesmo mês, a Neoenergia, empresa do Grupo Iberdrola que controla a Cosern, recebeu o Prêmio Época Reclame Aqui 2018 por ter as melhores concessionárias de serviço do Brasil, ficando a Cosern com a 2ª maior votação no país (15,7 mil votos).

Em novembro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu à Cosern o diploma de “Empresa Parceira do Consenso” em reconhecimento à alta taxa de descongestionamento de processos por meio da conciliação no ano de 2018. Para o TJ-RN, as ações da concessionária contribuíram para a disseminação e solidificação da cultura da paz por meio de métodos consensuais de solução de conflitos.

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!