Em clima frio, idosos precisam ter cuidados redobrados

Todo cuidado é pouco em épocas mais frias, principalmente para os idosos.

Todo cuidado é pouco em épocas mais frias, principalmente para os idosos.

Com a chegada do inverno, os cuidados com os idosos devem ser redobrados, alerta a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. De acordo com o geriatra e membro da diretoria da SBGG, Rubens de Fraga, quando a temperatura cai, os idosos correm maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima – incluindo hipotermia, queimaduras na pele e quedas. É importante para o idoso, e aqueles que cuidam deles, tomarem certas precauções nesta época do ano.

Entre os principais riscos à saúde representados pelas baixas temperaturas estão: hipotermia, queda da temperatura corporal, ausência de movimentação, infecções (como gripe e pneumonias e dores crônicas), e aumento das dores crônicas (como artrites e artroses).

Segundo especialistas, a hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. Abaixo de 29 graus causam risco eminente de morte. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio.  Em fases mais avançadas, o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.

Em caso de hipotermia, tire o idoso do frio e retire suas roupas úmidas ou molhadas. Envolva a vítima em mantas e agasalhos para aquecê-la enquanto chama a emergência, se a vítima estiver consciente, dê-lhe bebidas quentes como chás (não alcoólicas). É importante conversar com a vítima, mantendo-a sempre acordada e, em caso de parada respiratória, realize manobras de ressuscitação cardiorrespiratória.

R7

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza