Arquivos:

Cigarro » Vício

No mundo, cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem vítimas do tabagismo

O uso excessivo do cigarro continua vitimando milhares de pessoas no mundo.

O uso excessivo do cigarro continua vitimando milhares de pessoas no mundo.

O tabagismo é considerado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a principal causa de morte evitável no mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, cerca de 1,2 bilhão de pessoas, seja fumante. Além disso, o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Pensando nisso, confira algumas dúvidas frequentes sobre o tabagismo e dicas de como tentar largar o vício do cigarro:
1 – O que condiciona o fumante a dependência?
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína e álcool, mas, ela consegue chegar ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos.

2 – Qual a diferença do fumante ativo para o passivo?
O fumante ativo é aquele que utiliza o cigarro de forma direta, inspirando a nicotina. Já o passivo é aquele que está em um ambiente de fumantes, acaba inalando a fumaça emitida pelos usuários do cigarro.

3 – Como o cigarro atua quimicamente no organismo?
A fumaça do tabaco, durante a tragada, é inalada para os pulmões distribuindo-se para o sistema circulatório e chegando rapidamente ao cérebro, entre 7 e 9 segundos. Além disso, o fluxo sanguíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual à de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.

4 – Quais são os derivados do tabaco mais agressivos à saúde e como agem?
O cigarro possui uma fase gasosa, composta por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, entre outras substâncias, e algumas produzem irritação nos olhos, nariz, garganta e levam à paralisia dos movimentos dos cílios dos brônquios; a fase particulada contém nicotina e alcatrão, que concentra 48 substâncias cancerígenas, além de resíduos de agrotóxicos aplicados nos produtos agrícolas e substâncias radioativas.

5 – Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro?
O uso do cigarro é responsável diretamente por 30% das mortes por câncer;  90% por câncer de pulmão; 25% por doença coronariana, 85% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% por doença cerebrovascular, bem como outras doenças averiguadas são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

6- Quais são os riscos de fumar para a mulher grávida?
Além de correr o risco de abortar, tem uma maior chance de ter filho de baixo peso, menor tamanho e com defeitos congênitos. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não fumantes.

7 – Existem remédios que ajudam a controlar o desejo por cigarro?
O arsenal de remédios que ajudam a largar o cigarro é grande hoje em dia. Adesivos, outras formas de substituição de nicotina, como as dos medicamentos à base de bupropiona e a vareniclina, podem auxiliar o paciente a acabar com o tabagismo.

8 – Quais as principais dicas para conseguir parar de fumar?
De acordo com especialistas, as principais dicas são: deixar de associar o cigarro ao prazer; distrair-se com alguma atividade; evitar álcool e cafeína; praticar exercícios regularmente; contar com apoio de amigos e familiares; fazer o tratamento um tratamento médico e usar adesivo ou mascar goma de nicotina.

Gláucia Lima

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!