Cientistas descobrem evidência de água em estado líquido em Marte

Mars_Curiosity-167

RIO — Novas análises realizadas pelo robô Curiosity apontam para a existência de água em estado líquido em Marte. Até então, cientistas pensavam que, devido às condições climáticas, a substância era encontrada apenas em estado sólido. Entretanto, o planeta vermelho ainda é considerado hostil para abrigar vida.

— As evidências até então eram que toda a água estaria em forma de permafrost. É a primeira vez que temos evidência de água líquida — disse ao “Guardian” Andrew Coates, diretor do Mullard Space.

As últimas descobertas, realizadas na cratera Gale, sugerem que o solo de Marte possui uma salmoura. E é a presença de sal que baixa o ponto de congelamento da água. Quando misturada com perclorato de cálcio, a água pode existir em estado líquido a temperaturas de até -70º Celsius, e o sal também ajuda na absorção de umidade da atmosfera.

As análises mostram que, durante as noites de inverno, até o nascer do sol, os níveis de temperatura e umidade são perfeitos para a formação da salmoura. Segundo Morten Bo Madsen, da Universidade de Copenhague e pesquisador da equipe do Curiosity, a porosidade do solo marciano favorece a penetração do líquido no solo.

A água é considerada um ingrediente essencial para a vida como a conhecemos, mas apesar da nova descoberta, Marte ainda é considerado ambiente hostil. Se o planeta vizinho já abrigou vida, ela deve ter sido extinta há bilhões de anos.

— Existem organismos na Terra, os halófilos, que podem sobreviver em ambientes com muito sal, mas se for muito frio e seco, é um problema — disse Madsen. — E a radiação em Marte iria destruí-los. O ambiente é muito hostil.

— Água líquida é uma das condições para a vida, mas não todas — completou Coates.

O campo magnético da Terra nos protege da radiação solar. Cientistas acreditam que, no passado, Marte também possuía proteção similar, mas ela foi perdida há bilhões de anos. Hoje, a radiação cósmica penetra ao menor um metro abaixo da superfície marciana, o que mataria até os mais fortes micro-organismos conhecidos na Terra.

As temperaturas em Marte variam entre 20º Celsius ao meio-dia, no equador, e -153º Celsius, nos polos. A presença de perclorato de cálcio foi descoberta em 2008, mas até então não era sabido se os níveis de umidade e temperatura seriam suficientes para a formação da salmoura.

O novo estudo, publicado na “Nature”, analisa dados de umidade e temperatura de um ano marciano completo, mostrando que a salmoura deve existir. Instrumentos do Curiosity também mediram estimativas sobre a concentração da substância. Madsen explica que o líquido é encontrado em pouca quantidade, misturada ao solo, não em poças ou gotas.

— Se você cavar um buraco, você vai ver o solo abaixo da superfície um pouco mais escuro — disse Madsen.

Com informações de O Globo.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza