Arquivos:

Chuvas » Rio Grande do Norte

Emparn registra chuva de 100 milímetros no Oeste Potiguar

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 100 milímetros de chuva no município de Viçosa, no Oeste Potiguar. O dado divulgado no boletim pluviométrico corresponde ao período entre 7h da manhã de quinta-feira (17) e 7h da manhã desta sexta (18).

O volume foi o maior anotado pela empresa no período. Ainda na região Oeste, o órgão observou 56,3 milímetros de chuva em Riacho da Cruz, 46 mm emm Água Nova e 44,2 mm em Rodolfo Fernandes.

A Emparn registrou precipitações nas demais regiões do RN, mas sem grandes volumes. Em Natal, a chuva foi de apenas 2,3 milímetros.

Confira o boletim completo

MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR Viçosa (Prefeitura) 100,0 Riacho Da Cruz (Emater) 56,3 Água Nova (Prefeitura) 46,0 Rodolfo Fernandes (Prefeitura) 44,2 Luis Gomes (Delegacia) 40,0 São Francisco Do Oeste (Prefeitura) 34,7 Major Sales (Prefeitura) 34,1 José Da Penha (Emater) 31,0 Itaú (Particular) 30,0 Lucrécia (Emater) 30,0 Paraná (Emater) 30,0 Dr. Severiano (Emater) 25,0 Venha Ver (Emater) 25,0 Tenente Ananias (Emater-st Mororo) 24,0 Pilões (Prefeitura) 23,6 Rafael Fernandes (Emater) 17,6 Antônio Martins (Emater) 11,0 Olho D’água Dos Borges (Particular) 11,0 Rafael Godeiro (Emater) 9,5 Janduís (Emater) 6,2 Baraúna (Emater) 6,0 Francisco Dantas (Emater) 5,0 Apodi (Prefeitura) 3,0

MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR Pedro Avelino (Base Física Da Emparn) 4,8 Bodó (Emater/trf p/delegacia) 1,0

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR Monte Alegre (Emater) 5,0 Tangará (Emater) 5,0 João Câmara (Centro Saude) 2,1 Santo Antônio (Emater) 2,1

MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR Taipu (Particular) 8,0 Extremoz (Emater) 2,8 Natal 2,3 Baía Formosa (Destilaria Vale Verde) 1,7

Chuvas » Rio Grande do Norte

Volume de chuvas esperado para todo o mês de janeiro já atingiu 25 municípios do RN; veja por onde mais choveu no fim de semana

O boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registrou chuvas em 61 municípios do Estado neste fim de semana. Na região Oeste, foram registradas as maiorias pancadas de chuvas: Campo Grande(76,2mm) e Jucurutu(54,5mm).

Na capital potiguar, pancadas de chuvas foram registradas no fim da manhã desta segunda-feira(14) e início de tarde.

Segundo a Emparn, em vinte e cinco municípios, já choveu o volume esperado para todo o mês de janeiro.

Veja algumas cidades fora Campo Grande e Jucurutu, que mais registraram chuvas no período de 11 a 14 de janeiro.

Major Sales (54,5mm)

São Rafael(44mm)

Martins (40 mm)

Apodi (34,3mm)

Tenente Ananias (31,5mm)

Dr. Severiano (27,1mm)

Itau (18mm)

Pau dos Ferros (17mm)

Serrinha dos Pintos (16mm)

Caraubas (13,5mm)

Ipanguaçu (12,1mm)

Chuvas » Rio Grande do Norte

Ainda abaixo da média, RN tem ano mais chuvoso desde o início da seca

Ao longo de 2018, o Rio Grande do Norte registrou média de 766,3 milímetros de chuvas – o que é 7% abaixo do volume esperado para o período de um ano no estado – 847,4 milímetros. Ainda assim, a situação foi bem melhor que os últimos sete anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (14) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

O estado enfrenta uma estiagem ao longo dos últimos sete anos, com chuvas abaixo da média. Atualmente, o 152 municípios potiguares vivem sob decreto de situação de emergência provocada pela seca, válido até março. Cinco cidades estão com sistema de abastecimento de água em colapso e 92 enfrentam algum tipo de rodízio na distribuição.

A chuva ajudou a reabastecer os reservatórios de água do estado, que tinham terminado 2017 com 11,24% da capacidade preenchidos e concluíram 2018 com 21,98%.

Para a Emparn, é possível confirmar que, depois de sete anos consecutivos de seca severa, a situação começou a mudar. Em 2017, por exemplo, foram registrados apenas 630,5 milímetros de chuva, o que representava uma diferença negativa de 27,4% em comparação com a média histórica anual.

G1 RN
Chuvas

FENÔMENO RARO: Comunidade do Poço da Serra na região Seridó registrou chuva de granizo na tarde deste sábado(12).

Na tarde deste sábado 12 de janeiro a comunidade poço da Serra município de Currais Novos-RN, registrou uma chuva de granizo um fenômeno raro na região.

No vídeo se você prestar bem atenção verá as pedrinhas de gelo do lado esquerdo da tela.

A imagem foi feita a partir do vídeo, por isso que não é tão nítida.

JS Blogueiro
Chuvas

Há mais de dez anos seco, rio recebe água depois das chuvas caídas neste sábado (12) em Cuité-PB

No final da tarde deste sábado (12/01), durante a forte chuva caída na Serra de Cuité, internautas que passavam na BR-104, na localidade do Campo Comprido, registraram a mais bela imagem que enche de esperança uma população que há nos sofre com a estiagem.
Pessoas que trafegavam no local pararam na ponte para apreciar a imagem que desde de 2014 não era vista.

O Rio do Campo Comprido leva água até o açude Boqueirão do Cais, manancial esse que abastecia as cidades de Cuité e Nova Floresta, e que estava vazio desde de 2014.

A população começa 2019 com esperança que esse seja o ano de um inverno promissor e de muita água. A previsão é de mais chuva para os próximos dias na região do Curimataú paraibano.

 

Caicó » Chuvas

Barreiros construídos pelo Município de Caicó começam a receber água das chuvas

O trabalho do Município de Caicó de auxiliar o homem do campo, dando ênfase a pequenas obras que possam garantir mais recursos hídricos, começa a render os primeiros resultados.

No mês de dezembro passado, foi realizado o desassoreamento de pequenos açudes e novos barreiros para garantir mais oferta de água, já no início do período invernoso, quando estas comunidades registrassem índices pluviométricos.

“Esses reservatórios começaram a receber as primeiras a água das primeiras chuvas, garantindo a produção no campo, principalmente na agricultura familiar”, disse o prefeito Marcos José de Araújo.

Jair Sampaio
Chuvas » Frei Martinho/PB » Notícias

ALEGRIA NO SERTÃO: Chuva de 140 milímetros foi registrada no município de Frei Martinho/PB

                                              Frei Martinho – Reprodução (WhatsApp)

Por volta das 17h00 terça-feira (16), na cidade de Frei Martinho, Seridó paraibano, foi registrada uma boa chuva de 140 mm, com duração de 01 hora e meia.

Segundo informações, a chuva derrubou o muro de uma Escola Estadual e um PSF ficou totalmente inundado. Na zona rural vários barreiros e açudes chegaram a sangrar.

Para um município onde sua precipitação média anual gira em torno de 400 mm, foi um verdadeiro dilúvio, que certamente ficará registrado na história.

Em outros municípios da região também foram registradas chuvas, porém em menor quantidade, como foi o caso de Picuí.

Vale lembrar, que o período chuvoso do Curimataú e Seridó paraibano acontece tradicionalmente entre os meses de Março a Junho.

Chuvas » Natureza » Seridó

ESPERANÇA: Clima muda e chuva começa chegar ao Seridó

Domingo, 10, a tarde. (Foto: Fean Souza)

Os seridoenses voltaram a creditar que 2018 venha acompanhado de muita chuva. É que desde a última sexta-feira (08) precipitações pluviométricas de quase 70 milímetros vem sendo registradas em algumas regiões do Seridó. No município de Lagoa Nova, mais precisamente no Sítio Canta Galo choveu 69 milímetros na última sexta. Em outras comunidades e zona urbana da Capital Serrana também foram registradas chuvas que variaram entre 30 e 60 milímetros.

No município de São Vicente a chuva veio acompanhada de fortes ventos. Nas comunidades Umarizeiro e Baixa do Sítio – ainda na Serra de Santana, a ventania derrubou árvores e arrancou telhados.

Neste domingo (10) o céu ficou nublado, renovando assim a esperança do sertanejo.

Do Blog: Que 2018 venha com muitas chuvas e que nossos reservatórios (Armando Ribeiro, Gargalheiras, Itans, Dourado…) voltem a transbordar.

Sítio Umarizeiro – Lagoa Nova. (Foto: Vitória Medeiros)

Árvores foram arrancadas pela forte ventania no município de São Vicente. (Imagem: Blog São Vicente)

Telhados foram destruídos pela forte ventania na Serra de Santana. (Imagem: Blog São Vicente)

 

Chuvas » Currais Novos

Tarde de chuva em Currais Novos


A tarde desta segunda-feira (05) iniciou com uma leve chuva na Princesa do Seridó. A chuva começou por volta das 14:50 e continua molhando a cidade.

Currais Novos permanece sendo abastecida pelo Açude Dourado, reservatório que ainda não recebeu água este ano e, segundo a CAERN, só abastecerá o município por mais dois meses, caso não receba mais água.

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!