Arquivos:

Chuva

Armando Ribeiro continua recebendo água; Barragem ainda precisa aumentar 14 metros para atingir sangria


O nível da lâmina de água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves aumentou de ontem para hoje, 23 de abril, vinte e um centímetros.

No período de 12 de fevereiro, data em que foi registrado o menor nível de 2018, até hoje, a elevação acumulada no nível da barragem foi de 6,49 metros.

Faltam 14,05 metros para a barragem atingir a cota de sangria.

Abastecimento » Chuva » Currais Novos

Barragem Armando Ribeiro sai do volume morto e já acumula 20% de sua capacidade hídrica

Barragem Armando Ribeiro. (Foto: Tribuna do Norte)

Uma excelente notícia para os 35  municípios que dependem do abastecimento pela Barragem Armando Ribeiro, incluindo Currais Novos. É que com as últimas chuvas caídas na região o reservatório saiu do seu volume morto e já acumula 20% de sua capacidade hídrica.

A Armando Ribeiro, que tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos, tinha entrado no volume morto em janeiro, chegando ao seu menor acúmulo desde que foi construída em 1980.

A previsão é que seu volume de água continue aumentando nos próximos dias. O Rio Piranhas, que deságua na Barragem, permanece com uma grande cheia.

O abastecimento de Currais Novos depende, exclusivamente, das águas da Barragem, advindas através da Adutora de Engate Rápido.

Chuva » Currais Novos

Açude Dourado é o único grande reservatório do Seridó que continua totalmente seco

Apesar das chuvas caídas na região nos últimos dias, fazendo com que vários reservatórios recebessem boa quantidade de água, o Açude Dourado de Currais Novos permanece na mesma, sem receber uma gota do líquido precioso. Dos monitorados pelo Governo do Estado ele é o único reservatório que está completamente seco.

Mas a esperança é que nos próximos dias o Dourado “ressuscite”, haja vista que alguns reservatórios localizados nas cabeceiras já acumularam uma boa quantidade de água.

Principal açude do município, com capacidade de armazenamento de 10 milhões de metros cúbicos de água, não abastece a cidade desde outubro do ano passado. Currais Novos vem sendo precariamente abastecida pela Adutora de Engate Rápido, que traz água da Armando Ribeiro.

Abastecimento » Cerro Corá » Chuva

VÍDEO: Em Cerro Corá, Açude do Pinga recebe grande quantidade de água e volta a abastecer o município

Açude do Pinga, em Cerro Corá, após as últimas chuvas caídas no município em abril

Na região serrana a município de Cerro Corá vem sendo o mais agraciado com as chuvas. Açude do Pinga, principal reservatório do município, que estava totalmente seco, já atingiu sua lâmina d’água em 9,25 metros, faltando cerca de 4,75 para sua sangria. Como a previsão é para mais chuva nos próximos dias, a população espera que ainda esta semana o reservatório transborde. O acúmulo de chuvas deste ano já ultrapassou os 600 milímetros e chove no município, sem parar, desde a noite de ontem (16).

Cerro Corá vinha sofrendo com a falta de água nas torneiras desde outubro do ano passado. Esta semana a Caern voltou a reabastecer a cidade.

Chuva

Caminhão que transportava animais é levado pelas águas de rio em Santana do Matos

Uma caminhonete F4000, com carroceria boiadeira, foi parcialmente “engolida” pela enchente do Rio Tostado, na zona rural de Santana do Matos. O incidente aconteceu na tarde do último domingo (15). A água acumulada pela chuva dos últimos dias elevou o nível do rio e encobriu quase todo o veiculo. Os animais (caprinos) que estavam no veiculo foram levado pela correnteza.

Chuva

Rio Piranhas de ‘barreira a barreira’; barragem Armando Ribeiro recebendo grande volume de água

A Barragem Armando Ribeiro vem recebendo um grande volume de água com as chuvas que caíram nos últimos dias. O Rio Piranhas aumentou sua cheia e a Armando Ribeiro vem aumentando seu nível de água. Até às 7h da manhã de hoje (16) o reservatório tinha aumentado sua lâmina em 2,91 metros. Contudo, para que a Barragem chegue a transbordar, ainda faltam 17,63 metros até atingir sua lâmina de sangria.

O maior reservatório do RN ainda está com 15% de sua capacidade hídrica. A Barragem é responsável pelo abastecimento de pelo menos 40 cidades, além de ser utilizada para projetos de irrigação de fruticultura numa área aproximada de 30 mil hectares no Vale do Assu.

Chuva » Jardim de Piranhas

Chuva em Jardim de Piranhas foi de 90 mm neste domingo

Rio Piranhas, em Jardim de Piranhas

A chuva no município de Jardim de Piranhas na noite deste domingo (15) foi de 90 mm, para a alegria da população que chegou em muitos momentos a passar pelo sistema de rodízio com a escassez da água do rio Piranhas.

No município vários açudes e barragens já estão transbordando. Já o rio Piranhas, que faz o abastecimento de Jardim e das cidades de Timbaúba dos Batistas, São Fernando e Caicó, através do sistema da adutora Manoel Torres de Araújo, está de barreira a barreira.

Wilana Dantas
Chuva » Pernambuco

Correnteza arrasta carro e quatro pessoas da mesma família morrem afogadas no PE

Quatro pessoas da mesma família morreram afogadas na noite do sábado (14) na zona rural de Jataúba, Agreste de Pernambuco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam em um carro, que foi arrastado pela correnteza.

Ainda segundo os bombeiros, entre as vítimas está Ana Clara Silva, de sete meses. O pai e a mãe da bebê, Anderson Antônio dos Santos, de 23 anos, e Clévia Maria da Silva, de 19, também morreram. A quarta vítima foi a avó da criança, Marlene Maria dos Santos, de 49 anos.

As vítimas eram da mesma família

Cerro Corá » Chuva » Natureza

BONITO DE SE VER: vídeo mostra mais um espetáculo da natureza no Seridó; uma bela cachoeira em Cerro Corá

Cachoeira da Tapuía, em Cerro Corá. (Imagem: Carol Guimarães)

E quando achamos que já fomos surpreendidos demais com tantas imagens de belezas naturais em nosso abençoado Seridó, vem à internauta cerro-coraense, Carol Guimarães, e nos envia um belo registro de uma das belezas naturais de Cerro Corá, a Cachoeira do Tapuía.

O vídeo foi feito hoje pela manhã e mostra o quanto o município de Cerro Corá é belo. Além da Cachoeira, outros pontos encantam os turistas que visitam a região.

Chuva » Jardim do Seridó » Natureza

PERFEIÇÃO: vídeo mostra o espetáculo da sangria da Barragem Pedra Lavrada, em Jardim do Seridó

Imagem aérea da Barragem Pedra Lavrada, em Jardim do Seridó. (Foto: Ivelito Cabral)

Imagens aéreas produzidas neste domingo (15), pelo acariense Ivelito Cabral, mostram a sangria da Barragem Pedra Lavrada, em Jardim do Seridó.

A Barragem, que é composta pelo Rio Seridó e pela Ponte de Zé de Bastos, construída em 1922, está sendo um dos principais pontos turísticos nos últimos dias na região.

O reservatório, que começou transbordar no último dia 07, deságua na Barragem das Traíras, que fornece água para os municípios de Jardim do Seridó e São José do Seridó. Ambus ainda estão sofrendo com a falta de abastecimento de água.

Últimos Eventos

Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
07/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!